Home / Plantas / Qual o Maior Produtor de Bambu do Brasil? Onde Fica?

Qual o Maior Produtor de Bambu do Brasil? Onde Fica?

O bambu é uma planta que vem ganhando cada vez mais visibilidade ao redor de todo o mundo, e isso se explica principalmente porque ele possui um crescimento bem acelerado e, consequentemente, isso serve como uma forma de atrair mais pessoas querendo cultivar essa espécie.

Dessa forma, estudar um pouco mais sobre a planta antes de decidir cultivar é uma excelente maneira de aumentar a sua produção e entender mais sobre a espécie, já que dessa forma qualquer problema que aparecer eventualmente vai facilitar muito a sua vida de maneira geral.

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais produzem bambu no mundo, mas mesmo assim toda essa produtividade não é suficiente para atender a todas as demandas de outros países que importam os produtos e até mesmo dos próprios consumidores brasileiros, e é por isso que devemos estudar mais sobre os principais produtores que temos aqui em nosso país.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre os produtores de bambu que temos aqui no Brasil. Assim, continue lendo o artigo até o final para saber mais sobre o principal produtor brasileiro, onde ele fica e muito mais informações!

Bambu no Brasil
Bambu no Brasil

O cultivo do bambu

Antes de mais nada, é essencial que a gente entenda por que o bambu é tão cobiçado em nosso país, principalmente porque as demandas por essa planta vêm crescendo muito com o passar do tempo, e isso é bem autoexplicativo.

Basicamente, é possível afirmarmos que muitos fatores fazem com que o bambu seja muito cobiçado, e é por isso que listar isso é bem mais simples.

Em primeiro lugar, a grande capacidade de adaptação da planta faz com que ela seja uma excelente escolha na hora de decidir qual espécie cultivar, principalmente porque em alguns locais o ambiente tende a ser mais inóspito, o que explica o funcionamento de todo o cultivo.

Em segundo lugar, o bambu é uma planta que cresce muito rápido como já dissemos anteriormente, e por esse motivo pode chegar a crescer até 1 metro em uma única noite, o que também é um grande atrativo para os principais produtores que temos em nosso país.

Em terceiro lugar, plantar bambu não é tão difícil assim, e isso chama a atenção principalmente das pessoas que ainda não possuem tanta experiência com o cultivo de espécies.

Portanto, esses são apenas alguns dos motivos que fazem do bambu uma opção tão famosa na hora de escolher uma planta para se cultivar.

Qual o maior produtor de bambu do Brasil?

Como muitas pessoas possuem interesse em cultivar essa planta é claro que a concorrência se torna bem grande, mesmo que não pareça aos olhos de quem não estuda tanto sobre o assunto.

Vendo por esse lado, devemos perceber que na grande realidade não existe um único produtor grande de bambu em nosso país, mas sim diversos médios e pequenos produtores que estão localizados em um estado específico, e por isso fazem dele uma grande referência com relação ao cultivo de bambu no mundo.

Assim, é importante ter em mente que esse mercado realmente possui uma concorrência muito grande e o monopólio da produção ainda não existe, mas a tendência é que com o passar do tempo algum produtor crie técnicas de produção mais avançadas e, consequentemente, acabe se destacando dos demais.

Portanto, vamos ver agora qual é esse estado que vem se tornando tão famoso com o passar do tempo e atualmente é considerado uma referência mundial quando o assunto é produção de bambu mesmo que, mais uma vez, possamos dizer que toda essa produção ainda não é o suficiente para as demandas brasileiras e também estrangeiras.

Qual o estado que mais produz bambu?

Na hora de se perguntar qual é o estado do Brasil que tem a maior produção de bambu você deve parar para pensar qual é o estado que possui as melhores condições para que essa planta se desenvolva da maneira correta; ou seja, qual é o estado que possui o melhor solo, o melhor clima etc, tudo para que a planta consiga se desenvolver.

Podemos dizer que no caso o estado é mais conhecido como MS, ou seja, Mato Grosso do Sul, e lá estão os maiores produtores de bambu não apenas do Brasil, mas sim do mundo, principalmente porque essa é uma planta muito encontrada aqui no Brasil e outros países de clima tropical.

Assim, se você está pensando em cultivar bambu fora do MS provavelmente a concorrência será menor, mas a qualidade do seu bambu também pode não ser a mesma, já que tudo dependerá da forma como você faz esse cultivo e também de muitos outros fatores naturais do espaço.

Logo, é sempre bom parar para analisar um pouco mais esses produtores e entender o que eles estão fazendo de tão bom que vem melhorando a qualidade dos seus bambus e também atraindo pessoas ao redor de todo o mundo.

Curiosidades sobre o bambu

Agora que já vimos todas as informações mais interessantes sobre os produtores de bambu chegou a hora de aprender um pouco mais sobre o bambu em si por meio de curiosidades que com certeza te ajudarão a entender bastante como essa planta funciona!

  • O bambu é uma planta que possui caule tipo colmo, o que significa basicamente que o seu caule é dividido em diversos segmentos diferentes, assim como o da cana de açúcar e do milho;
  • O bambu pode crescer até 1 metro de altura em uma única noite, mas a verdade é que a sua altura máxima é de 25 metros de altura;
  • O bambu é o principal alimento do panda principalmente porque ele existe em grande abundância na Ásia;
  • Apesar de ser o principal alimento desse animal, ele vem causando diversos problemas de saúde nos pandas por ser pobre em nutrientes e também por quase não ter calorias.

Portanto, essas são curiosidades sobre o bambu que você muito provavelmente ainda não conhecia.

Gostou do artigo e quer aprender ainda mais sobre os bambus? Leia também: Quais as Características do Caule do Bambu?

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *