Home / Plantas / Averrhoa Carambola: Nome Científico e Características

Averrhoa Carambola: Nome Científico e Características

Existem certas árvores que qualquer brasileiro são capazes de identificar quais são. Isso porque muitos de nós quando crianças vivíamos roubando frutas de pés no meio da rua e de casas dos vizinhos. Quem cresceu em sítios e fazendas, aí que realmente vivia se balançando nos galhos das mais diversas árvores. Uma das que quando davam frutos, era a felicidade de todo mundo, era o pé de carambola.

Conhecida por ser um árvore bastante frutífera, quando ela entrava no período, era suco, doce e tudo de carambola. Sua árvore, para quem tinha pé, é reconhecível de longe devido suas características. E é sobre essa árvore, conhecida também como Averrhoa carambola, que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre seu nome científico e características. Continue lendo para saber mais!

Nome Científico

O nome científico de um ser vivo, se trata de uma forma em que os cientistas encontraram para classificar e organizar cada um deles. Seu nome é normalmente composto por duas palavras, sendo a primeira relacionada a seu genêro, e a segunda para sua espécie. Averrhoa carambola, é exatamente o nome científico da caramboleira.

Sua classificação científica, representa todos os grupos em que ela está inserido. Cada classificação vai diminuindo a quantidade de espécies presentes, deixando somente as que possuem características em comum. Na Averrhoa carambola, a sua classificação é essa:

  • Reino: Plantae (plantas)
  • Filo: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Oxalidales
  • Família Oxalidaceae
  • Gênero: Averrhoa
  • Espécie: Averrhoa carambola

Características da Averrhoa Carambola

A árvore Averrhoa carambola, é popularmente conhecida como caramboleira, camerunga e alguns outros nomes mais regionais. Ela está presente principalmente em climas equatoriais, tropicais ou subtropicais. Sua origem, entretanto, vem da Índia, Indonésia e da Malásia. Além de sua característica frutífera, ela é uma árvore de uso ornamental.

A carambola não é um fruto que tem muito cultivo comercial, por isso, é mais comum encontra-la em quintais, sítios e outros locais semelhantes. Algo mais familiar. Seu tamanho varia de 6 a 9 metros de altura, sendo considerada uma árvore de pequeno a médio porte. Seu ciclo de vida é perene, ou seja, as folhas imparipinadas de cor verde brilhante, não caem em nenhum momento do ano.

Além das folhas, elas possuem pequenas flores de cor rosa claro. Delas, se formam os frutos conhecidos como carambola. A primeira frutificação ocorre em torno de 4 a 5 anos após seu plantio. Ela é na primavera e no verão. Em cada frutificação, elas dão em média de 200 frutos. Quem não tiver opção de planta-la no chão, pode utilizar de vasos grandes que sejam capazes de aguentar o crescimento da planta. O local deve ser meia-sombra ou no sol pleno, e o solo deve estar enriquecido da forma correta com matéria orgânica. Sua multiplicação ocorre somente por sementes. Se bem cuidada, pode viver por até setenta anos, tendo uma boa durabilidade.

Quando decidir cultivar essa planta, tenha consciência que para um bom cultivo, a temperatura deve estar em torno de 25 graus Celsius. Elas não conseguem sobreviver a geadas. A quantidade de chuvas também é importante, sendo necessário ao menos 1000 mm anuais, mantendo a umidade em torno de 80%, além de uma boa quantidade de sol, como falamos anteriormente. Em relação ao solo, o melhor é o do tipo areno-argiloso, com uma boa profundidade. O pH do solo deve estar entre 6 e 6,5, ou seja, ácido, mas bem próximo do neutro.

Características do Fruto Carambola

Na Averrhoa carambola, ou caramboleira, nós encontramos o que a deixa tão popular. Seu fruto: a carambola. Ela é muito conhecida, principalmente pelas pessoas do interior. E o seu gosto e formato chamam a atenção de todos. Quando olhada por fora tem o aspecto vistoso, e de um formato oblonga, parecendo uma estrela. Quando cortada, parece uma estrela, e possui cinco gomos. Sua pele é fina, quando ainda não está madura, possui uma coloração verde e quando está madura, de coloração amarela. Ao chegar na coloração amarela, sabemos que está perfeita para o consumo.

Seu sabor tem um gosto agridoce, meio azedinha, mas uma delícia. Quanto mais madura, menos azeda ela fica. No Brasil é consumida in natura ou em geleias, sucos e conservas. Já na Índia e na China, o consumo dela em maioria é em sobremesas e até nas saladas. Não somente seu gosto é uma delícia, mas é uma fruta cheia de benefícios. Ela é rica em sais minerais, vitaminas como a A, C e várias do complexo B. Também é considerada uma fruta febrífuga, ou seja, combate a febra. Para saber mais dos benefícios da carambola, você pode ler aqui: Carambola: Benefícios e Malefícios

Entretanto, ela possui um problema, que tem relação com pessoas portadoras de insuficiência renal. Isso porque ela possui uma toxina chamada caramboxina, que nas pessoas saudáveis, os nossos rins são capazes de eliminar. Porém, quem tem insuficiência não, deixando-a acumulada no nosso sangue. Essa toxina age diretamente no sistema nervoso central, podendo causar desde um leve soluço até a morte. Se você é diabético, é interessante consultar o médico antes de ingerir a fruta, pois você pode sofrer de insuficiência renal e não ter a miníma ideia. Nesse post explicamos um pouco mais sobre esse malefício da carambola: Toxina da Carambola Mito, Intoxicação e Nefrotóxica

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre Averrhoa carambola e suas características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre a carambola e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Alecrim do Campo: Caracteristicas, Beneficios, Cultivo e Fotos

Os alimentos, ao longo dos anos, e provavelmente, desde o início da história humana, são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *