Home / Plantas / Flor de Nectarina: Características, Nome Científico e Fotos

Flor de Nectarina: Características, Nome Científico e Fotos

Alguma vez você já viu a flor da nectarina? Suas pétalas aromáticas de coloração rosa são belíssimas e chamam atenção de qualquer pessoa.

Se você nunca viu, fique tranquilo, pois aqui vamos lhe mostrar fotos e apresentar as principais características das flores e da árvore da nectarina em geral. 

Continue acompanhando o artigo para entender tudo sobre a nectarina e ficar por dentro de todos os benefícios que ela pode proporcionar ao seu organismo!

Conheça a Flor de Nectarina

A nectarina é o fruto do nectarineiro, árvore que dá origem aos deliciosos frutos e as belas flores aromáticas. 

Ela é muito semelhante ao pêssego e pode facilmente ser confundida com ele, porém, a principal diferença está na casca. 

O pêssego possui “pelos” em toda a casca, já a nectarina é lisa. Um fator que confunde muitas pessoas é a coloração e essas são praticamente iguais

Tanto a nectarina como o pêssego possuem coloração amarela, vermelho e laranja, na casca e no interior possuem a polpa amarela com um caroço central, este que é a semente da árvore e responsável pela disseminação da espécie. 

Ambos estão dentro do gênero Prunus, onde também estão as ameixas, damascos, cerejas, amêndoas e todos estão presentes na familia Rosaceae. 

Uma ampla família de flores, caracterizada por possuir mais 4.800 espécies de plantas, tanto frutíferas, quanto ornamentais, como as roseiras e os espinheiros.

Gênero Prunus
Gênero Prunus

A nectarina é conhecida cientificamente como Prunus Persica var. Nucipersica e é oriunda da China. 

É uma planta que se adapta muito bem em regiões com climas mais frios e temperados, que não possuem um sol constante. 

Sendo assim, aqui no Brasil ela teve ótima adaptabilidade nas regiões Sul e Sudeste, sendo cultivado nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A flor de nectarina chama muita atenção de todos, pois ela possui um cheiro muito bom, além de suas pétalas rosadas ou brancas.

Outro detalhe importante, é que as flores são hermafroditas e desta maneira, não necessitam da polinização, pois se auto fecundam, já que possuem tanto o gameta masculino, quanto o feminino. 

Confira abaixo mais características da nectarina e nunca mais confunda-a com o pêssego! 

Características Da Nectarina

Resultado Do Enxerto Do Pêssego Com Ameixa

Poucos sabem, mas a nectarina é resultado de um enxerto do pessegueiro com a ameixeira, ou seja, ela é uma variação do pé de pêssego e de ameixa.

Devido a isso, muitas características são semelhantes, o que mais distingue ambos são os “pelos” presentes na casca do pêssego e ausente na nectarina. Além, é claro, do sabor e das propriedades.

Ameixa, Pêssego e Nectarina
Ameixa, Pêssego e Nectarina

Fruta Saborosa

A nectarina é uma fruta muito suculenta e saborosa, com sabor um tanto adocicado, ela traz diferentes sensações quando ingerida. 

 Se você nunca comeu uma nectarina, recomendamos fortemente que experimente essa deliciosa fruta. 

Além de ser mais saborosa que o pêssego, ela possui mais nutrientes, minerais e vitaminas, ou seja, é capaz de proporcionar mais benefícios ao organismo.

Comendo Nectarina
Comendo Nectarina

Espécies Diferentes

A nectarina apresenta dois grupos distintos. Existem as que possuem polpa amarela e também as de polpa branca.

Elas podem tanto ser mais adocicada, como mais amarga. Tudo varia de acordo com a espécie.

Algumas espécies de polpa adocicada são: Josefina, Precoce de Itupeva, Somel, Centenária, entre outras. 

Já espécies como Rubro Sol, Rosalina, Sunlite e Colombina possuem sabor mais amargo e polpa amarela. 

Principais Produtores Mundiais

Produção de Nectarina
Produção de Nectarina

A fruta tem sua origem na China, assim como o pessegueiro, porém, devido aos seus benefícios e seu delicioso sabor, além de sua incrível adaptabilidade aos climas mais temperados e frios, ela foi disseminada pelo mundo inteiro. 

Hoje ela é cultivado em praticamente todos os continentes, menos em algumas regiões que apresentam calor e sol intenso.

Entre os principais produtores mundiais estão: Argentina, Chile, China, Itália, Espanha e Estados Unidos. 

Eles exportam a fruta para diferentes regiões do globo. Aqui no brasil, os principais produtores são o Sul e o Sudeste, já que são as únicas regiões com clima favoráveis para o plantio da árvore. 

Conheça a seguir os principais benefícios da nectarina e entenda porque ela é tão cultivada e consumida no mundo todo! 

Benefícios da Nectarina

Benefícios da Nectarina
Benefícios da Nectarina

Antioxidantes

A nectarina deve ser consumida pois nela estão grandes quantidades de vitaminas, minerais e substâncias poderosas que combatem diversos antioxidantes e radicais livre que atuam no organismo e podem causar diferentes doenças.

Nela estão presentes a Vitamina A, conhecida também como betacaroteno, além de outros carotenóides, outro destaque da planta é a grande quantidade de Vitamina C (o dobro do pêssego). 

Facilita a Digestão

A nectarina ainda possui uma grande quantidade de fibras em sua polpa e é excelente para regular o organismo e facilitar a digestão.

Mulher Segurando uma Nectarina
Mulher Segurando uma Nectarina

Além disso, a pectina presente em sua composição, quando misturada com água, é capaz de formar um “gel” que facilita muito a digestão de alimentos. 

Vale lembrar que as principais propriedades da nectarina estão na casca, e não na polpa, então pode comer com casca e tudo, basta lavar bem com água corrente e saborear.

Aumenta a Imunidade

Como toda fruta que possui vitamina C, a nectarina é capaz de aumentar a imunidade do nosso organismo e deixá-lo livre de doenças. 

Porém, a grande vantagem da nectarina é que ela possui muita Vitamina C, mais do que outras frutas e assim, ela pode ser consumida mais vezes para aumentar a imunidade.

Cuida dos olhos

A luteína, uma substancia presente na composição da fruta é responsável por cuidar da saúde dos olhos. 

Ela é capaz de proteger a retina e aumentar a proteção contra decorrentes estresses oriundos de oxidativos. Outro fator importante é o combate da cataratas, já que a luteína também protege a visão dessa doença. 

Fotos Da Flor De Nectarina

Confira fotos exclusivas da flor de nectarina e veja como elas são belas e por isso, capazes de chamar a atenção de qualquer um. 

Vale lembrar que o odor que ela soltam é muito apreciado também! As pétalas rosadas e brancas variam de acordo com a espécie. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais! 

 

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *