Home / Plantas / Curiosidades do Alecrim e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Curiosidades do Alecrim e Fatos Interessantes Sobre a Planta

O alecrim é uma dessas plantas que surpreende. As curiosas vantagens e desvantagens do alecrim vem alimentando intensas pesquisas pelos cientistas. Por isso, vamos ver o que torna esta planta tão única:

O Alecrim Na História

O alecrim se originou na Inglaterra pelos romanos no 8 º século, principalmente no sul. Carlos Magno ordenou que a planta fosse cultivada em jardins na Espanha a partir do 10 º século. Foi introduzido no novo mundo pelos primeiros imigrantes. Nas áreas do norte, deve ser protegido durante os meses de inverno.

A história do alecrim é frequentemente associada à Virgem Maria. De fato, diz-se que suas flores receberam sua cor azul clara quando a Santíssima Virgem colocou o xale em um arbusto de alecrim depois de lavá-lo. Foi então considerada uma planta da sorte que também tinha o dom de curar.

Em casamentos, costuma-se trazer alguns ramos de alecrim aos recém-casados para lhes dar sorte. Durante o período medieval, os moradores locais colocaram galhos de alecrim no chão para combater doenças como a “peste negra”. Por causa do perfume que emana da planta, foi usado como incenso.

Características do Alecrim

Alecrim é um arbusto perene que pode atingir uma altura de 2 m. A planta dá flores azuis pálidas, levemente lilás ou rosadas e folhas de couro. Todas as variedades têm folhas que se parecem com agulhas de pinheiro. Os últimos são verdes, brilhantes no topo e mais claros, cinza-esverdeados abaixo.

Em países com clima ameno, você verá arbustos de alecrim usados como planta de fronteira. E conforme a planta amadurece, as hastes se tornam lenhosas. O alecrim gosta do sol, o solo é pobre e seco, mas bem drenado. Ele não gosta de áreas do jardim que estão molhadas. Você pode cultivá-lo a partir de partes enraizadas da planta ou de cortes existentes.

Seu perfume aromático bastante poderoso e seu óleo essencial, cujo cheiro é próximo à cânfora, ganharam sua notoriedade. Muitos especialistas associam o seu cheiro a agulhas de pinheiro, ligeiramente resinosas com uma nota ligeiramente adocicada. Na boca, dizem que tem um sabor ousado.

O alecrim não é muito resistente no inverno e é por isso que no norte dos Estados Unidos e na Europa, é melhor cultivá-lo em vasos. Assim, no verão, você pode facilmente apanhá-lo e depois trazê-lo de volta no inverno. Requer apenas muita água, responde bem à cultura de recipientes e tolera as condições de crescimento em ambientes fechados.

Benefícios Para a Saúde Do Alecrim

Surpreendeu a muitos pesquisadores o potencial de benefício a saúde vindo do alecrim. Suas propriedades medicinais o faz encabeçar a lista de ervas importantes, em especial ao neutralizar espasmos. O alecrim age maravilhosamente bem em problemas com enxaqueca, distonia vegetativa vascular, aterosclerose, doenças do aparelho urinário, doenças do fígado e da vesícula biliar, efeitos colaterais de AVC, peristaltismo alterado…

E tudo o que se precisa precaver ao utilizá-lo limita-se a dosagem adequada para cada caso. Isso porque, do mesmo modo que pode beneficiar, com uma dosagem inadequada pode inverter o efeito negativamente. Por exemplo, seu uso em hipotensão é vantajoso, mas o excesso pode desenvolver pressão alta muito rapidamente.

Experimente adicionar umas gotas do óleo de alecrim ao seu banho. Isso contribuirá para relaxar os músculos, a acalmar. Nada melhor antes de dormir! Outra sugestão pode ser o uso de uma loção baseada no alecrim após o chuveiro, por todo o corpo, que irá conferir um efeito de relaxamento semelhante, além de ser bom também para o rejuvenescimento da pele.

Estudos recentes revelaram que o alecrim contém antioxidantes. Isso significa que ele pode ser usado como um remédio contra os sinais externos do envelhecimento, preservando juventude, beleza e frescor por um longo tempo.

O alecrim é considerado um imunoestimulante já há muito tempo. Já há século que antepassados utilizavam o alecrim, como diziam, “para fortalecer o corpo e a mente”. E hoje em dia, com um declínio de qualidade de vida praticamente trazendo de volta problemas de saúde antes erradicados, esse efeito preventivo do alecrim é certamente muito bem vindo.

Outro uso antigo feito por antepassados para o alecrim, como diziam, “era pra lhes desenvolver inteligência”. E as pesquisas científicas tem atestado que, de fato, o alecrim estimula nosso cérebro, ativando a circulação e memorando assim a funções cognitivas e a memória.

Pessoas que sofrem de amigdalite, asma, bronquite, laringite, pneumonia e outras infecções ou problemas nas vias respiratórias também podem ser beneficiadas significativamente com o uso do alecrim em doses recomendadas. Outro benefício do alecrim que também já era a ele atribuído pelos mais antigos envolve a nosso aparência. Como já diziam, alecrim “é bom pra pele”, eficácia confirmada mais tarde por testes em laboratório na confecção de óleos extraídos da planta.

Naturalmente, é sempre válido frisar que todos os comprovados efeitos benéficos só serão realmente percebidos por aquelas pessoas que fizerem uso através de tratamentos com acompanhamento especializado e não com o uso caseiro indiscriminado. Consulte seu médico sempre pra melhor orientação!

Cuidados com Contra Indicações

Apesar de todas as qualidades excepcionais do alecrim, também tem propriedades negativas. O fato é que um enorme conteúdo nas folhas de óleo essencial pode ter efeitos prejudiciais em certos grupos de pessoas, como:

A pele sensível pode causar queimaduras graves, pois a concentração biológica do óleo de alecrim é muito alta. Em indivíduos hipertensos, a pressão pode aumentar acentuada e gravemente.

As mamães com expectativa quanto as vantagens do alecrim em geral devem recusar o uso da planta. Porque a erva melhora o tônus geral do corpo, incluindo o tônus do útero. De forma que pode ser responsável por muitos abortos espontâneos.

É fortemente desencorajado usar alecrim em todos os tipos de epilepsia. Essas ervas podem desencadear convulsões ou ataques. A maioria dos médicos recomenda fortemente aguardar alecrim para o tratamento e nutrição das crianças. Pelo menos até os 5 anos. Afinal, existem outras receitas na medicina tradicional.

E mais pessoas com um distúrbio do ritmo cardíaco devem prestar atenção ao uso deste remédio medicinal. Porque tem a capacidade de aumentar significativamente a contração do músculo cardíaco, o que pode ser extremamente perigoso.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Um comentário

  1. Olá pessoal, eu sou julia Brandon, de Montreal Canadá. Meu apreço vai para Deus Todo-Poderoso por usar UDO para me curar. Tive uma vergonha na minha zona privada e meu marido me deixou após uma série de tratamento e não houve cura, eu visitei Incontáveis ​​hospitais só para obter a cura, mas eu não conseguia encontrar a cura, eu disse a minha mãe e meu amigo jane sobre isso, então jane disse que eu deveria tentar ervas remédios, eu fui no google e vi tantos testemunhos de médicos à base de plantas, Eu não poderia sequer saber o médico para entrar em contato, mas meu amigo disse que eu deveria escrever para este chamado UDO, eu escrevi para ele e disse-lhe o meu problema, ele disse que pode curar as verrugas dentro de um período de 21 dias, explicou mais sobre o tratamento para mim, mandei-lhe algum dinheiro para preparar o medicamento e enviá-lo para mim, depois de 3 dias, ele preparou o remédio e enviou para mim via FEDEX junto com as prescrições, eu tomei o remédio nem mesmo a 15 dias as verrugas já estavam desaparecendo do meu corpo, continuei tomando o remédio antes dos últimos dias de t O tratamento das verrugas já havia sido limpo. Era tão fácil e simples que eu nunca soube que poderia haver uma solução rápida para as verrugas que me deixavam louca. Estou tão feliz e feliz de novo, que seja glória para DEUS e também para DR UDO.se você tem doença ou doenças semelhantes, por favor, não perca seu tempo indo para o hospital, basta visitar DR UDO através de seu endereço de e-mail ou whatsapp ele pode curar você.Email …. [email protected]
    Número do Whatsapp …. + 2348051075165. Ele tem curas para tantas doenças e enfermidades que tantas pessoas não conhecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *