Home / Plantas / Cores da Flor Gardênia: Branca, Azul, Rosa, Vermelha e Amarela

Cores da Flor Gardênia: Branca, Azul, Rosa, Vermelha e Amarela

A flora que temos no mundo possui uma grande variedade de espécies de plantas, e é exatamente por isso que podemos considerar tão interessante estudar um pouco mais sobre essas espécies, principalmente quando o assunto principal são as flores.

As flores muitas vezes não são tão estudadas pelas pessoas, já que a primeira vista elas podem parecer todas iguais ou até mesmo sem grande importância quando analisamos o Ecossistema como um todo; porém, a grande verdade é que essas fores são sim muito diferentes umas das outras.

Por esse motivo, devemos estudar as espécies de maneira mais detalhada para que seja possível entender exatamente como elas funcionam e, principalmente, quais são as suas características gerais quando paramos para analisar de maneira mais detalhada.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre a gardênia. Continue lendo o texto para entender um pouco mais o que significa cada uma das cores dessa flor!

Gardênia Branca

Gardênia Branca
Gardênia Branca

A gardênia branca é uma das variações mais tradicionais da espécie, e é exatamente por isso que ela é tão estimada pelas pessoas que gostam dessa flor, sendo considerada praticamente uma marca registrada quando o assunto é gardênia.

É interessante notarmos que a cor branca da gardênia possui um significado muito bonito: paz e prosperidade, que é até mesmo um significado parecido com aquele atribuído às rosas, por exemplo.

Por esse motivo, essa flor pode ser considerada muito boa para a ornamentação de ambientes como batizados e casamentos, justamente porque passa uma maior noção de paz onde está, deixando todos com uma sensação de maior leveza.

Além disso, é interessante notarmos que essa espécie é originária da China e por isso pode não ser tão simples de ser cultivada em algumas regiões do Brasil.

Portanto, essas são algumas características interessantes da gardênia que podemos levar em consideração.

Gardênia Vermelha

Gardênia Vermelha
Gardênia Vermelha

A gardênia vermelha pode ser de duas maneiras na maioria das vezes: toda vermelha ou então branca e vermelha ao mesmo tempo, sendo que nesse caso ela geralmente foi modificada geneticamente para ficar dessa maneira considerada mais bonita por muitas pessoas.

Quanto ao significado da gardênia vermelha, podemos dizer que nos simbolismos ela representa paixões secretas e muito amor, assim, é uma flor romântica que com certeza pode encantar as pessoas que gostam de tons fortes.

Isso porque os tons das pétalas da gardênia vermelha são bem abertos e chamativos, fazendo com que essa flor seja excelente para ambientes mais sensuais e até mesmo para a decoração de casas que querem ter bastante estilo.

Portanto, essa variação da gardênia vermelha pode ser comparada até mesmo com a rosa vermelha, justamente porque ela remete aos mesmos simbolismos e ao mesmo tempo é uma flor muito romântica.

Gardênia Amarela

Gardênia Amarela
Gardênia Amarela

Com a chegada do verão os tons de amarelo estão cada vez mais em alta, e por isso é interessante encontrar algumas espécies de flores que podem possuir esse tom, principalmente na hora de decorar ambientes que precisam estar de acordo com a estação, como por exemplo casamentos temáticos.

Nesse contexto, a gardênia amarela pode ser uma excelente escolha para quem está em busca de algo diferente e ao mesmo tempo muito bonito para as mais diversas finalidades.

É interessante notarmos que as pétalas da gardênia amarela são um pouco mais arredondadas do que aquelas de outras espécies, e por isso essa flor pode encantar pessoas que querem diferentes variações dessa plana que já é tão conhecida.

Além disso, podemos dizer que o significado dessa flor remete basicamente à riqueza, já que os tons de amarelo (mais uma vez, assim como nas rosas) podem lembrar ouro.

Gardênia Rosa

Gardênia Rosa
Gardênia Rosa

Os tons de rosa estão cada vez mais em alta nos mais diversos campos da vida, e é claro que na botânica isso não seria diferente, principalmente porque temos diversas espécies de plantas com tons de rosa que estão dando o que falar, e a gardênia rosa é justamente uma dessas espécies.

A gardênia rosa é bem parecida com as outras variações que demonstramos, porém os seus tons de rosa são bem mais suaves do que os tons de outras cores em outras variedades de plantas.

Dessa maneira, assim como a variedade branca, essa pode ser uma excelente opção para quem está procurando decorações mais delicadas e com um toque de feminilidade.

Quanto ao significado, essa cor pode demonstrar paz assim como a gardênia de tom branco, principalmente porque a gardênia rosa também tem um fundo branco.

Portanto, essa variedade de gardênia rosa tem a tendência de se tornar cada vez mais conhecida entre as plantas, o que faz com que ela seja também uma boa opção de cultivo.

Gardênia Azul

Gardênia Azul
Gardênia Azul

As flores azuis não são tão comuns assim quando paramos para pensar em todas as variedades de cor, e é exatamente por isso que a gardênia azul é uma das variedades de gardênia que possuem maior destaque.

Seus tons de pétala encantam qualquer pessoa que gosta da cor azul, e ao mesmo tempo ela pode ser considerada muito delicada justamente por conta dos formatos que a planta assume.

Dessa maneira, a gardênia azul é utilizada para ornamentação de ambientes muito estilosos em que essa planta pode se encaixar perfeitamente, principalmente aqueles com tons escuros de decoração.

Portanto, essa é outra excelente variedade que pode ser levada em consideração por quem está procurando diferentes tons de planta e quer sair da mesmice de utilização das rosas tingidas de azul.

Portanto, esses são os tons de gardênia mais famosos e que, consequentemente, ganham maior destaque quando paramos para analisar a espécie.

Cada uma possui o seu próprio significado, o que é ainda mais interessante para quem gosta de plantas justamente pelo simbolismo delas e quer ter um jardim bem colorido.

Logo, escolha o tom de gardênia que você mais gosta e coloque a mão na massa para começar seu cultivo o mais rápido possivel mesmo!

Quer aprender diversas outras informações sobre outros seres vivos? Confira aqui mesmo no Mundo Ecologia: O Polvo é Perigoso Para o Ser Humano? Ele Ataca o Homem?

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *