Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Alisso: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Alisso: Características, Nome Científico e Fotos

A doce flor de alisso é nativa dos países do Mediterrâneo, embora seja bastante comum no sul e nordeste da Irlanda. É uma planta anual, o que significa que completa seu ciclo de vida em um ano.

Características

Como a margarida à beira-mar, a doce alisso cresce muito bem em jardins ornamentais. Gosta de solo seco e pode lidar muito bem com calor e seca. É uma planta muito resistente, e pode crescer mesmo na camada mais fina do solo em rocha nua.  As folhas do alisso doce são de cor verde-acinzentada, pontudas e levemente peludas. As folhas dos frutos têm 3-5 mm de largura e até 4 mm de comprimento.

Alisso cresce 3-9 polegadas de altura com uma propagação mais larga. Os cotilédones são arredondados e verdes brilhantes, enquanto as primeiras folhas verdadeiras são mais longas e mais estreitas. Os montes que se espalham têm caules bem ramificados, cobertos com pequenas folhas lineares. As folhas alternadas, verde-cinza, são ovais para lanceoladas, sem recortes. Por ser de raiz rasa, baixa e espalhada, proporciona uma boa cobertura vegetal ou cobertura sazonal do solo.

As plantas podem se reproduzir novamente, mas provavelmente reverterão para os tipos de flores brancas em plantas menos compactas do que voltando semelhantes à cultivar plantada.

De junho a setembro, belos e delicados grupos de pequenas flores brancas florescem no doce alisso. Essas flores liberam um perfume forte e doce. As flores são pequenas e em forma de cruz, dispostas em racemos redondos e de cor branca, roxa e rosa. O denso aglomerado de pequenas flores brota do galho. As flores têm quatro pétalas redondas de cor branca, violeta, vermelha ou rosa. Além de quatro sépalas, os seis estames de flores doces de alisso têm anteras amarelas. Áreas livres de geada são ideais para as flores e podem crescer o ano todo em clima favorável.

As flores das espécies são tipicamente brancas, mas ocasionalmente ocorrem em rosa ou lavanda. Os criadores de plantas selecionaram e aprimoraram essas cores raras para desenvolver algumas das muitas cultivares. As cultivares brancas tendem a ser mais robustas e vigorosas, e geralmente mais perfumadas.

As flores são seguidas por sementes redondas planas. O caule da flor se alonga à medida que as sementes amadurecem. A silícula (uma fruta seca semelhante a vagem, uma versão encurtada (menos alongada) de um silique; também às vezes escrita como silícula ou silícula) contém duas sementes ovais amareladas a marrons, uma em cada metade separada por uma casca branca de papel.

As abelhas amam o perfume da doce alisso e enxameiam as flores assim que elas se abrem. Eles gostam do néctar doce enquanto ajudam a planta a polinizar!

Nome Científico

Tão doce quanto o nome, o alisso doce ou Lobularia maritima é uma planta rústica. Pode crescer facilmente e pode ser propagado através de sementes ou mudas em si. Lobularia é uma palavra grega, que se refere ao seu fruto, e aproximadamente traduz-se em vagem pequena. Esta planta perene tem vida curta e pode crescer até 30 cm de altura.

Lobularia Maritima no Caixote de Madeira
Lobularia Maritima no Caixote de Madeira

As minúsculas flores de alisso doce emitem um aroma doce. Algumas pessoas acham sua fragrância semelhante ao mel. Seu perfume fraco e sutil é inebriante e faz você se apaixonar por ele. Para pessoas que não gostam de ser bombardeadas com aromas avassaladores, é a opção perfeita!

Cuidados com a Planta

No entanto, não se deixe enganar por sua natureza delicada e delicada, pois pode suportar tanto a negligência quanto os cuidados com a mesma empatia. O alisso doce é o super-herói de plantas anuais com propriedades de resistência ao calor e à seca incomparáveis.  Membro da família da mostarda, esta planta se sai bem em climas mais amenos e é capaz de se auto-semear. A estação de floração da planta é geralmente de junho a outubro. A re-floração pode ser forçada cortando as flores murchas. Sombra parcial e pleno sol é preferida pela planta para jardinagem. No entanto, se você estiver olhando flores frescas de alisso, mantenha-as afastadas do calor e da luz solar! Estes são ideais para jardinagem em contêineres, bordas, em cestos suspensos e para plantadores.

Flor Alisso no Vaso
Flor Alisso no Vaso

Não fertilize muito, como solo muito fértil promoverá mais crescimento foliar do que flores. Se as plantas estiverem muito úmidas ou lotadas, o crescimento denso pode levar à podridão.

Para Que Serve?

Lobularia maritima é um nativo perene anual de formação de esteira ou de curta duração no Mediterrâneo, Ilhas Canárias e Açores, onde cresce ao longo da costa em áreas rochosas e ensolaradas. Supostamente, as flores e folhas são comestíveis e podem ser adicionadas às saladas, e a planta foi usada medicinalmente no passado, mas as pessoas com pele sensível podem desenvolver uma erupção cutânea ao manusear a planta, portanto é melhor não ingeri-la. Esta planta herbácea da família da mostarda (Brassicaeae) é comumente usada como planta de cama chamada alisso ou sweet alyssum e está amplamente disponível em embalagens de mercado em viveiros e centros de jardinagem na primavera. O nome comum refere-se ao gênero em que foi classificado anteriormente.

Cultivares de Alisso

Existem inúmeras cultivares, com novas sendo desenvolvidas o tempo todo, incluindo:

  • A série ‘Afrodite’ inclui cores únicas (damasco, salmão, limão e vermelho, além de mais roxo e branco padrão) nas plantas que florescem cedo;
  • ‘Clear Crystals’ é uma série com flores perfumadas extra grandes em lavanda, roxo e branco;
  • ‘Easter Bonnet’ é um tipo de floração precoce, com flores em tons pastel de branco, violeta, rosa e lavanda;
  • ‘New Carpet of Snow’ é uma forma curta e compacta de flor branca;
  • ‘Pastel Carpet’ é uma série que oferece uma mistura de rosa, lavanda e cremes;
  • ‘Rosie O’Day’ foi uma vencedora americana com flores cor de rosa;
  • ‘Royal Carpet’ tem flores violetas que desbotam para lavanda, criando uma aparência bicolor;
  • ‘Pano de neve’ ou ‘Tapete de neve’ é uma variedade de herança com flores brancas;
  • ‘Cristais de neve’ é uma variedade vigorosa e abundante, com flores brancas grandes e claras;
  • Snow Princess é um híbrido estéril da Proven Winners que deve ser tolerante ao calor.

 

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *