Home / Natureza / O que é uma Atividade Agrícola?

O que é uma Atividade Agrícola?

Existem muitas respostas sobre o que é agricultura, até porque sua história  começou há mais de 10.000 anos atrás.

Existe hoje  interesse aparentemente alto em esclarecer o termo, este interesse se justifica em vista de sua ampla cobertura, sua aplicação variada como ciência, prática, negócio e para outros fins, incluindo questões legais, e com novas tecnologias e serviços especializados. campos adicionados continuamente ao seu nicho.

Agricultura

Agricultura é descrito como uma arte e uma ciência (precisa de habilidade e se baseia em fatos cientificamente verificados) e, portanto, inclui disciplinas especializadas; as palavras “crescer” e “elevar” são descritivas da empresa, atividade ou prática. Possui duas divisões principais: produção vegetal ou agrícola e produção animal ou pecuária; e seu objetivo final é a produção de alimentos, outras necessidades humanas, como roupas, medicamentos, ferramentas, exibição artística, habitação e alimentação para animais, ou para ganho ou lucro econômico.

Toda definição combina duas cláusulas introdutórias descritivas:  “a arte e ciência do cultivo de plantas e outras culturas” e  “a arte e ciência da criação de animais”. A cláusula de propósito “para alimentos, outras necessidades humanas ou ganho econômico” se aplica a ambas as divisões da agricultura.

Definições de Agricultura

Admite-se que nenhuma definição pode ser exigente para todos os fins.  Essa elucidação  é especialmente conveniente para a agricultura, onde sua cobertura é limitada à produção agrícola (agronomia e horticultura) e à pecuária, mesmo sabendo que algumas definições incluem pesca, silvicultura e outras atividades. Além disso, a ciência da agricultura é dinâmica.

Agricultura é o crescimento de plantas e animais para as necessidades humanas ;

Agricultura também é o esforço deliberado para modificar uma parte da superfície da Terra através do cultivo de colheitas e da criação de animais para sustento ou ganho econômico.

Atividade Agrícola

As atividades agrícolas inclui todos os ramos e, entre outras coisas, inclui o cultivo e o preparo do solo, a produção leiteira, a produção, o cultivo e a colheita de quaisquer produtos agrícolas e hortícolas, a criação de animais ou aves e quaisquer práticas realizadas por um fazendeiro em uma fazenda como um incidente ou em conjunto com essas operações agrícolas,  incluindo a fabricação ou processamento de açúcar, coco, tabaco, abacaxi ou outros produtos agrícolas.

Agricultura, Empresa Agrícola ou Atividade Agrícola significa o cultivo do solo, plantio de culturas, cultivo de árvores frutíferas, incluindo a colheita desses produtos agrícolas e outras atividades e práticas agrícolas realizadas por um agricultor em conjunto com essas operações agrícolas, por pessoas naturais ou jurídicas.

Atividade Agrícola
Atividade Agrícola

Objetivo da Agricultura

A agricultura é praticada com o objetivo de produzir alimentos e outras necessidades humanas, como roupas, abrigo, medicamentos, armas, ferramentas, ornamentos e muitos outros por tempo indeterminado, incluindo ração animal. Também é praticado como um negócio para ganho econômico.

A agricultura envolve a criação de plantas e animais e o cultivo da terra para oferecer fibras, alimentos e medicamentos. Também fornece outros produtos necessários para melhoria e sustento da vida. Durante a civilização humana sedentária, a agricultura era um aspecto crítico do desenvolvimento. Espécies domesticadas de plantas e animais foram criadas para excedentes alimentares para sustentar as pessoas que vivem nas cidades.

Foto de Três Agricultores
Foto de Três Agricultores

O Progresso da Agricultura

A ciência agrícola é o estudo da agricultura, um campo cuja história remonta a milhares de anos. As pessoas começaram a plantar grãos cerca de 11.500 anos atrás, antes de serem domesticadas. Por outro lado, grãos silvestres foram colhidos há mais de 105.000 anos atrás. No entanto, ovelhas, porcos e gado foram domesticados pela primeira vez há mais de 10.000 anos atrás.

As culturas têm origem em cerca de 11 regiões em todo o mundo. No século anterior, a monocultura em larga escala impulsionou o crescimento da agricultura industrial e, portanto, seu domínio da produção agrícola. No entanto, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo confiam na agricultura de subsistência para sua sustentação.

Desenvolvimentos tecnológicos, melhoramento de plantas, agronomia moderna e agroquímicos, como fertilizantes e pesticidas, estimularam a produção agrícola. No entanto, eles também levaram a danos ambientais e ecológicos generalizados.

Efeitos Adversos da Atividade Agrícola

Da mesma forma, práticas de criação de animais e criação seletiva aumentaram a produção de carne. Por outro lado, aumentam as preocupações com danos ambientais e bem-estar animal. Eles levaram ao desmatamento, aquecimento global, crescimento hormonal de carne produzida industrialmente, esgotamento de aquíferos e resistência a antibióticos. Embora os organismos geneticamente modificados (OGM) sejam proibidos em muitos países, seu uso é generalizado.

Agricultura Animal
Agricultura Animal

Combustíveis, alimentos, matérias-primas como borracha e fibras são os principais grupos de produtos agrícolas. As classes de alimentos incluem vegetais, óleos, fungos, grãos ou cereais, frutas, ovos, carne e leite. O campo agrícola emprega mais de um terço do número total de trabalhadores em todo o mundo após o setor de serviços. No entanto, o número de trabalhadores no setor agrícola dos países desenvolvidos diminuiu nos últimos séculos.

Embora a agricultura não seja uniforme em todo o mundo, é a atividade mais difundida. É classificado com base no tipo de cultura que está sendo cultivada, escala de cultivo, intensidade, nível de mecanização, combinações de animais e como a produção agrícola é distribuída.

O Que É Uma Atividade Agrícola?

Embora os tipos de atividades agrícolas existentes tenham sido classificados com base em elaboradas técnicas agrícolas de classificação, ela não é permanente. O padrão agrícola em todo o mundo mudou e continua a mudar devido ao aumento do desenvolvimento da tecnologia agrícola e às demandas em constante mudança do mercado.

O aumento da demanda por frutas e vegetais em todo o mundo, à medida que as populações adotam estilos de vida saudáveis, levou à modificação de como a terra é usada em todo o mundo. Com esses fatores, as atividades agrícolas se tornam cada vez mais dinâmicas.

Durante a segunda metade do século XX, o que é conhecido hoje como agricultura moderna teve muito sucesso em atender a uma demanda crescente por alimentos pela população mundial. O rendimento das culturas primárias, como arroz e trigo, aumentou dramaticamente, o preço dos alimentos diminuiu, a taxa de aumento do rendimento das culturas geralmente acompanhou o crescimento da população, e o número de pessoas que passam fome constantemente foi ligeiramente reduzido. Esse aumento na produção de alimentos deve-se principalmente a avanços científicos e novas tecnologias, incluindo o desenvolvimento de novas variedades de culturas, o uso de pesticidas e fertilizantes e a construção de grandes sistemas de irrigação.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *