Home / Animais / Tucuxi, Boto-Preto ou Pirajaguara: Características e Fotos

Tucuxi, Boto-Preto ou Pirajaguara: Características e Fotos

Boto preto ou também popularmente conhecido como boto cinza e tem como nome científico Sotalia guianensis. Temos também o Tucuxi que tem como nome científico Sotalia Fluviatilis. Eles são tipos de golfinhos e são classificados pelos pesquisadores como dessa forma: Fazem parte do Reino de Animalia, Filo: Chordata, Classe Mammalia, estão na ordem das Cetaceas, na Família das Delphinidae, são do Gênero Sotalia. Estudiosos das duas espécies afirmam que o boto cinza tem características mais marinhas, enquanto o Tucuxi tem características mais para rios.

Características do Boto Cinza, Boto Preto, Tucuxi ou Pirajaguara

Boto Cinza ou Boto Preto

O golfinho dos mares, o famoso Sotalia está em vários lugares como na América Central, localizado na região norte de Honduras chega ao Sul do nosso país por SC. No Brasil ele é conhecido por diversos nomes, dependendo da região que se encontra por aqui, Boto preto ou simplesmente boto para os mais íntimos. Mas seu nome não é a toa, vieram de sua coloração mais cinza, embora alguns tenham algumas marcas mais rosadas pelo extensão do seu corpo.

Esses golfinhos foram estudados por especialistas para se entender quando é que eles atingiam a maturidade sexual e poderiam então estar aptos a reprodução, depois de muitos estudos que avaliaram a evolução das glândulas do animal que são responsáveis pelo sistema endócrino que atuam produzindo hormônios sexuais foi concluído que o golfinho macho alcançam essa função quando atingem 1,40m já as fêmeas um pouco menores com apenas 1,35m mais ou menos.

Filhotes

Os lindos filhotes de boto cinza já vem ao mundo com algo em torno de 105cm de muita fofura, embora depois de muito estudo em outras regiões puderam observar que pode haver algumas variações nesse tamanho. Um bom exemplo são os filhotes nascidos no litoral do estado de São Paulo e também do Paraná que possuem uma média que não passa dos 90cm por exemplo.

Tem filhotinho nascendo por aí o ano inteiro, especialmente o boto cinza, mas é notório que o maior número de nascimentos ocorre na primavera e no verão em especial em algumas regiões. Os golfinhos são mamíferos que são assim alimentados por um período aproximado de 9 meses. Depois desse período eles passam a se alimentar de outras alimentos como crustáceos, moluscos marinhos e alguns tipos de peixes.

Filhote de Boto Cinza
Filhote de Boto Cinza

Eles adoram conviver socialmente e são muitas vezes vistos juntos, se juntam para caçar alimentos , se protegem. Alguns estudiosos afirmam inclusive que existem alguns animais responsáveis por assegurar os filhotes quando seus pais precisam sair em busca de comida. Estão constantemente em movimento e podem ser vistos abanando a cauda e dando saltos por aí. Com uma inteligência acima de média são bastante espertos para saber que basta algumas gracinhas para que os humanos que lhe concedam comida.

Tucuxi ou Pirajaguara

Golfinhos do rio, esses são o Tucuxi também conhecidos como Pirajaguara. Eles estão presentes nos rio da nossa querida Bacia Amazônica aqui no Brasil, o nome Tucuxi foi um apelido carinhoso dado pelos ribeirinhos que moram por ali.

Eles são bem maiores que os que citamos acima no texto, o Tucuxi pode alcançar 1,52m no total de comprimento, e pode chegar aos 55Kg de massa corpórea. Os Pirajaguara são muitos, para você ter uma ideia de quantidade foi realizado um estudo que constatou que existem cerca de 1.1 boto por km na distância entre Manaus e o município de Tefé no rio solimões que fica no interior do estado do Amazonas. Eles estão por toda parte, não fazem distinção de rios não.

Filhotes

A mamãe Tucuxi carrega seu filhote na barriga por 11 meses. 

A alimentação desse golfinho é na maior parte de peixes, cerca de 11 famílias, é muita coisa não é mesmo?

Eles são um pouco preguiçosos, e não gostam muito de sair nadando por ai. Estão sempre por perto e não se distanciam dali por mais de 5Km. Se quiser ver um Tucuxi precisa ser pela manhã quando estão mais ativos, ao final da tarde também é possível que estejam mais em movimento. Talvez por isso vivam tanto, cerca de 35 anos.

Filhotes de Tucuxi Junto Com a Mãe
Filhotes de Tucuxi Junto Com a Mãe

Tucuxi e Boto São Iguais?

Embora em nossa ignorância olhando dizemos que tudo é igual, os estudiosos são firmes em dizer que não são a mesma coisa. Eles explicam que eles vêm de famílias diferentes o que os torna bastante distintos. O boto vem da Platanistideos, enquanto o Tucuxi vem dos Definideos, embora eles coexistem nas regiões fluviais da Amazônia possuem muitas diferenças como:

Tamanho

 Aqui já é possível notar grande diferenças entre as duas espécies, o boto é grande e visivelmente maior que o Tucuxi. O boto quando adulto pode atingir 3m de comprimento e chegar a pesar 160kg, já o Tucuxi quando adulto 1,5m no máximo e 40Kg.

No caso da fêmeas há uma curiosidade bem interessante, no caso dos botos fêmeas são geralmente bem menores que o boto macho. Já no caso do Tucuxi, a fêmea consegue ser bem maior que o Tucuxi macho.

Diferença Entre o Tucuxi e Boto
Diferença Entre o Tucuxi e Boto

Formato

Já começa que o boto não possuir a barbatana dorsal que o Tucuxi possui, ele tem o corpo abaulado e mais arqueado no formato de uma banana. O formato do corpo do Tucuxi parece um torpedo.

Sons

Possuem sons discretamente diferentes, pois a diferença está na frequência emitida. Agora saiba que o Tucuxi é muito mais fofoqueiro que os botos e causam muito mais.

Habitat

Os Tucuxis vivem tranquilamente em ambientes marítimos, quase todo mundo já observou um golfinho no mar.Já os botos são mais fluviais com uma única exceção para uma espécie que está presente na costa do Brasil, Argentina e Uruguai.

O boto já está presente só no nosso país a algo em torno de quinze milhões de anos, quando surgiu na Amazônia. Já o Tucuxi veio bem depois. Por este motivo o boto tem vantagem na Amazônia, que precisa de muito mais manobras para desviar de arbustos, capim e galhos e necessidade de mobilidade no corpo.

Mas seja qual for, o importante é que são todos lindos não é mesmo?

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *