Home / Animais / Quando os Gatos Começaram a Ser Domesticados?

Quando os Gatos Começaram a Ser Domesticados?

Os gatos são animais domésticos inteligentes, estratégicos e muito carinhosos. É claro, como qualquer outro animal, ele também já foi selvagem, como ainda existem muitos que são. 

Mas como são seres muito gentis, carinhosos e possuem determinadas funções em ambientes compartilhados com humanos, como por exemplo caçar ratos e outros animais se adaptaram e conquistaram o coração das pessoas. 

Veja a seguir quando os gatos começaram a ser domesticados, como foram e o que precisam fazer para conquistar o coração dos humanos!

Gatos Domésticos Desde Quando?

Há inúmeros registros sobre a criação de gatos desde as primeiras habitações humanas. Quando o seu humano passou do nomadismo para a vida sedentário, inúmeros animais, se aproximaram das casas humanas devido ao grande acúmulo de comida. Como é o caso de gatos, cachorros, que passaram então a ser acolhidos pelos humanos. E desta maneira, compartilham o mesmo ambiente até hoje. 

Os animais se aproximavam sobretudo pela comida, e os humanos notaram que eles poderiam ser úteis de alguma forma, caçando, alarmando os decorrentes perigos.

E os humanos, ao notarem que esses animais poderiam ser úteis de alguma maneira, deixou que ficassem, com o passar dos anos, algo que era apenas uma troca de favores cresceu e tornou-se amizade, carinho, atenção e dedicação em cuidar um do outro. 

É importante destacar que isso ocorreu há milhares de anos, desde as primeiras habitações humanas. 

Porém, os felinos habitam o Planeta Terra há muito tempo, registros afirmam que mais de 10 milhões de anos. É claro, não necessariamente gatos, e sim felinos, de diferentes tamanhos e espécies. 

Uma vasta quantidade de felinos pode ser encontrado, desde os gigantes leões, os guepardos, tigres, onças, até os pequenos e ligeiros gatos selvagens, que posteriormente, viriam s e tornar gatos domésticos. 

Os registros afirmam que os primeiros gatos selvagens são oriundos da África, tendo passagem pelo Irã e Paquistão e devido a grande infestação de ratos que acontecia na Europa, eles foram introduzidos nos navios por contrabando e domesticados no velho continente. 

Mas não foram os europeus os primeiros a domesticar os gatos, foi outro povo e civilização, qual foi? Veja a seguir! 

Qual Foi O Primeiro Povo a Domesticar Os Gatos?

O primeiro povo a domesticar os gatos foi a civilização egípcia, há cerca de 4.500 a.C. Como os felinos selvagens eram em grande número na região, os egípcios passaram a admirá-los e utilizá-los para diferentes finalidades. 

Os gatos eram tão apreciados para os egípcios que diversas leis foram construídas para proteger os felinos. De modo que quem matasse, ou ferisse um gato poderia ter sérias consequências, como por exemplo a própria morte. 

Eles não deixavam os felinos saem do território e eram considerados animais de grande valor para eles, além da sua beleza, eles admiravam a inteligência e perspicácia do animal. 

Desta maneira, eram “endeusados” pelo povo egípcio, de modo que eram bem tratados, bem alimentados, tinham lugar para dormir e descansar.

Quando os Gatos Eram Deuses
Quando os Gatos Eram Deuses

Porém, com as navegações, explorações, guerras e conquistas, diferentes povos invadiram e conquistaram o antigo Egito, e desta maneira, os gatos, que eram considerados valiosos, foram levados para outros cantos do mundo, como a Europa. 

A principal utilidade dos gatos para os europeus era acabar com as decorrentes infestações de ratos que acontecia no velho continente. Isso porque os níveis de higiene, tanto pessoal como comunitária, eram baixíssimas, aumentando demasiadamente o número de ratos. 

Desta maneira, os gatos foram introduzidos em busca de capturá-los e primeiramente foram introduzidos no Mediterrâneo por navios. Eles eram levados nas embarcações e quando chegavam no local destino se reproduzem em larga escala, assim foram disseminados para o mundo inteiro. 

E provavelmente o primeiro povo a transportar os gatos até o mediterrâneo foram os fenícios. Vale lembrar que essas são especulações e não há um registro certo de qual foi o primeiro povo a domesticar esses incríveis felinos, porém, tudo indica que foram os egípcios. 

A Europa Contra Os Gatos

Por um determinado período os gatos foram sim domesticados e muito utilizados para caçar os ratos no velho continente, rapidamente ele se espalhou pela Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, Rússia, até chegar na Índia, China, Japão.

Porém, em determinado época na Europa, mais precisamente na Idade Média, na Era Cristã, os gatos começaram a ser caçados. 

Mas por quê? Bom, simplesmente porque eles eram acusados de serem maus. De possui espírito ruim, acusados de bruxaria. 

Isso mesmo, os gatos eram caçados junto com as pessoas acusadas de bruxaria. Um grande equívoco e preconceito, tendo em vista que quem era acusado de bruxa eram pessoas que nada mais sabiam manipular ervas e curar doenças através de plantas.

Gato Preto
Gato Preto

A Igreja ia contra e passou a caçar tais pessoas, essa fase da Europa ficou famosa como “a Caça às Bruxas”. 

As pessoas eram acusadas de irem contra a Igreja e eram queimadas vivas em fogueiras, e junto com elas, muitos gatos acabam sendo queimados. 

Mas felizmente isso foi por um determinado período, e logo os gatos e as pessoas voltaram a ser tratados como devem, com respeito, carinho e dignidade. 

Gatos Pelo Mundo

Os gatos chegaram na America do Norte por volta do século XVIII e rapidamente espalharam-se por todo o continente americano, até chegar na América do Sul e no Brasil. 

Eles conquistaram o amor e o carinho dos humanos devido ao seu comportamento. Os gatos adoram carinho, são animais extremamente inteligentes, com grande impulsão e rapidez. 

Um século depois de ser introduzido na América, os gatos chegaram à Austrália, e desta maneira, passaram a estar presentes no mundo inteiro, em todos os continentes, menos na Antártida, é claro. 

As diferentes mutações genéticas deram origem as mais diversas raças de gatos. Existem muitas hoje em dia. Eles se adaptaram com muita facilidade perto dos humanos e junto com os cachorros, são os animais que mais estão presentes nas residências do mundo todo. 

Os gatos, assim como todo ser vivo, merecem atenção, respeito e muito carinho, bons tratos, água, um lugar para dormir e uma boa comida. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *