Home / Plantas / Como Usar a Babosa Como Remédio: 10 Formas de Utilizar

Como Usar a Babosa Como Remédio: 10 Formas de Utilizar

Babosa

Aloe Vera, conhecida popularmente como “Babosa”, leva esse nome pela sua característica gelatinosa, parecendo mesmo uma “baba”. É utilizada desde muitos anos atrás pelos seus benefícios estéticos e também fitoterápicos, voltou ao conhecimento do público atualmente devido a recentes estudos e descobertas de seus benefícios, como benefícios anti-histamínicos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Quando falamos em estética, a babosa é muito usada em tratamentos para os cabelos e para tratamento de doenças e problemas na pele, como auxílio na cicatrização de feridas. Muitos      cremes, tanto naturais como industrializados, utilizam babosa em seus ingredientes devido a sua popularidade de hidratar quase todos os tipos de pele e cabelos, para cabelos principalmente, babosa muitas vezes é utilizada pura em uma espécie de banho de creme capilar.

Além das funções mais conhecidas que são as funções de hidratação e cicatrização, a babosa ainda tem dentro de si muitas vitaminas como vitamina A, C, diversos tipos de vitamina B, e mais de vinte e três minerais.

Apesar de só conhecermos as qualidades referente a Aloe Vera, a babosa deve ser manuseada com muito cuidado, pois suas folhas podem ser tóxicas, podendo ser fatal para humanos, seu uso deve ser somente externo. Para seu consumo em segurança e com isso, poder ingerir muitas de suas propriedades, esse processo deve ser feito em farmácias de manipulação ou em produtos já fabricados e prontos que tenham a babosa em sua composição ou comprar seu suco feito por profissionais especializados em seu processo para consumo.

Lista de Doenças que a Babosa pode ser Usada como Remédio

Babosa é reconhecida pelos egípcios há mais de seis mil anos como a planta que deixa humanos imortais, não à toa, pois é grande a listagem de doenças que podem ser curadas ou aliviadas junto a outros tratamentos, graças as qualidades encontradas na babosa.

Preparando a Babosa como Remédios
Preparando a Babosa como Remédios

Leia abaixo algumas delas:

  • Acne;
  • Queimadura;
  • Queda de Cabelo;
  • Seborreia;
  • Gripes e Resfriados;
  • Estrias e Celulites;
  • Febre;
  • Prisão de Ventre;
  • Má Digestão;
  • Colesterol;
  • Aumento do Apetite Sexual.

Dez Maneiras de Utilizar a Babosa como Remédio

Usando a Babosa como Remédio
Usando a Babosa como Remédio
  1. Para seborreia: Misture a gelatina encontrada dentro da folha de babosa junto com o condicionador de sua preferência, se achar necessário pode potencializar sua mistura com azeite e óleo de coco, molhe o cabelo, e passe sobre a raiz dos cabelos, enxágue e seque.
  2. Para queimaduras: Faça um suco com a folha da babosa, e distribua em formas de gelo, e aplique após congelado sobre o local queimado como meio de aliviar o ardor e hidratar a pele durante o processo.
  3. Para acne e manchas no rosto: Bata a gelatina que se encontra dentro das folhas da babosa em um liquidificador ou mixer, e depois reserve em uma vasilha. Corte pequenos buracos em uma folha de papel toalha de acordo que esses buracos fiquem na região de seus olhos e boca. Molhe o papel com muito cuidado nessa gelatina batida, e retire o excesso com muito cuidado para não rasgar. Pressione a folha úmida sobre o rosto e deixe agir por quinze minutos. Repita periodicamente para melhores resultados.
  4. Como creme clareador de pele: Utilize a gelatina de dentro das folhas da babosa diretamente nas áreas a serem clareadas como axilas, joelhos, cintura, etc e deixe agir por alguns minutos. Esse modo também serve como creme depilatório já que a baba ajuda a lâmina a deslizar pela pele sem agredi-la além de hidrata-la durante o processo.
  5. Como peeling facial para peles sensíveis: Abra a folha da babosa, e passe a folha junto com um pouco de baba a um pouco de farinha de trigo, e aplique sobre o rosto esfoliando. Lave em água fria para fechar os poros e repita uma vez por semana.
  6. Para pele ressecada: Corte as folhas da babosa em pequenos pedaços e amasse. Após esse processo adicione um pouco de mel e misture até que os dois ingredientes estejam bem unidos. Aplique sobre a área ressacada e deixe agir por alguns minutos, enxague e seque. Pode ser usado dia sim, dia não para melhores resultados.
  7. Para ajudar a secar espinhas e cravos: Aplique o gel de babosa junto a um pouco de creme dental, e aplique sobre a espinha inflamada. Esse processo irá ajudá-la a secar, trazendo resultados até mesmo de um dia para o outro.
  8. Para estrias e celulites: Tire a gelatina de dentro da folha da babosa, e aplique nos locais afetados. Deixe agir por alguns minutos e retire no banho. Esse processo pode ser feito diariamente para melhores resultados.
  9. Como suco detox: Se preparado corretamente, a babosa é um excelente antioxidante para o organismo, podendo ser utilizada como suco. Bata a folha tomando os devidos cuidados, ou conforme um especialista ensinar e tome seu suco. A quantidade máxima é de um copo por dia.
  10. Como compressa para diminuir a febre: Bata a babosa junto a um pouco de água e leve por alguns minutos para geladeira (meia hora é suficiente). Molhe uma fralda limpa, retire o excesso de líquido e coloque sobre a testa do doente. Esse método ajuda a baixar a temperatura corporal em crises de febre devido a presença de vírus ou outros fatores.

Curiosidades Sobre a Babosa

Embora seja muito usada muitas vezes de forma medicinal ou na área estética, a babosa também um poderoso estimulante sexual, podendo ser utilizada como suco ou como óleo de massagem para esse fim.

Também ajuda na imunidade prevenindo outras doenças e reforçando a saúde do corpo, se tomada diariamente mesmo sem nenhum problema pré-existente.

É a planta que foi usada como medicamentos mais antiga, inclusive pelos judeus e egípcios, que costumavam enrolar os mortos com lençol molhado em uma espécie de suco de babosa para a diminuir a putrefação, junto a essa mistura ia também extrato de mirra, para diminuir o mau cheiro que era produzido pelos corpos. Alguns dizem que o corpo de Jesus Cristo foi embalsamado dessa forma.

Sua fama também foi grande na época que Cleópatra usava a babosa na pele e era considerada um grande ícone de beleza, sendo esse método reproduzido por outras mulheres como meio de alcançar a mesma beleza de Cleópatra.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *