Home / Plantas / O Que Fazer Para a Berinjela Não Ficar Escura?

O Que Fazer Para a Berinjela Não Ficar Escura?

A berinjela pertence à família solanáceas, na qual também estão inclusos os pimentões, as batatas e os tomates. Possui muitas vitaminas e sais minerais. Ela é muito conhecida por ajudar no controle do colesterol alto, além de atuar na prevenção de câncer, do diabetes, ajudar a emagrecer e melhorar as funções intestinais também. Sem contar que também faz parte da culinária brasileira. E fica uma delícia de todas as formas que é preparada.

No post de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre esse legume, seus principais benefícios para a nossa saúde, o que fazer para a berinjela não ficar escura e muito mais. Continue lendo…

O Que Fazer Para a Berinjela não Ficar Escura?

Vamos começar respondendo essa dúvida que é bem comum. Após descascar e picar a berinjela, é fácil perceber que ela escurece rapidamente quando entra em contato com o ar.

Para evitar que isso aconteça, é preciso deixá-la de molho até o momento do preparo em uma vasilha com água. Se for cozinhar no vapor, o ideal é salpicar o sal antes do cozimento.

Caso vá preparar a berinjela com a casca, ela deve ser mergulhada em um recipiente contendo água, sal e vinagre enquanto não estiver sendo preparada. Isso evita que elas escureçam. É importante usar uma faca inoxidável também.

Berinjela Escura

Benefícios da Berinjela

Além de ser um alimento muito saboroso, a berinjela também oferece uma série de benefícios para a nossa saúde. Abaixo, listamos alguns dos principais. Confira!

  • Reduz o colesterol: as fibras solúveis presentes na berinjela ajudam a retardar a absorção de colesterol. Essas fibras passam por um processo de fermentação, que resulta na produção de ácidos graxos, diminuindo o colesterol ruim.
  • É boa para a saúde da pele: por conter vitamina C em sua composição, a berinjela também é boa para a pele, deixando-a com um aspecto mais macio, saudável e hidratada. Há também outros antioxidantes na berinjela, e todos desempenham um papel muito importante, pois combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce da pele e do corpo em geral.
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino: o gel que as fibras formam ajuda no trânsito do bolo fecal, fazendo com que o intestino funcione melhor. Além do mais, as fibras também passam por uma fermentação, que pode tanto ser parcial quanto total, no intestino grosso. Essa fermentação é provocada por bactérias benignas, estimulando a flora intestinal e contribuindo para que o intestino apresente uma atividade mais saudável.
  • Combate o diabetes: a berinjela é rica em fibras solúveis. Por isso, o seu consumo apresenta bons resultados no que diz respeito à diminuição da hiperglicemia pós-prandial, a taxa secretória de insulina e tolerância do organismo à glicose. Isso acontece devido ao fato de as fibras solúveis diminuírem a absorção de glicose no momento da digestão, e fazendo com que se forme uma espécie de gel, capaz de envolver o bolo alimentar.
  • Ajuda a melhorar o humor: a berinjela também possui vitamina B6, que ajuda no humor, previne a ansiedade e a depressão.
  • Melhora a imunidade: quando as bactérias do intestino são estimuladas, a defesa do corpo também melhora. Além do mais, os ácidos que surgem por causa da digestão das fibras também dificultam para que as bactérias ruins presentes no intestino sejam transportadas pela corrente sanguínea, impedindo que elas infectem o corpo.
  • Contribui para o emagrecimento: mais um dos benefícios das fibras solúveis da berinjela. Elas aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo sinta menos fome e, consequentemente, consuma menos calorias desnecessárias. A berinjela é uma ótima opção para compor o cardápio de pessoas que querem perder peso. Além de também ser um alimento muito pobre em calorias.

Além do mais, como ela exerce uma influência positiva na diminuição dos picos glicêmicos, isso acaba influenciando na liberação de insulina, que sofre uma redução.

  • Ajuda a fortalecer os ossos: a berinjela é fonte de muitos minerais importantes, como o zinco, cálcio, potássio e ferro, que agem promovendo mais saúde para os ossos, dentes e músculos.
  • Tem ação antioxidante: o que faz a casca da berinjela ter uma tonalidade roxa são os flavonoides contidos nesse legume, que recebem o nome de antocianinas, que ajudam a preservar o nosso organismo contra câncer, infecções virais, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Isso se deve aos antioxidantes, que atuam protegendo o DNA das células e evitando inflamações.

Os antioxidantes também previnem o envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres. De acordo com alguns estudos, se a farinha de berinjela for produzida com a casca do legume, ela é capaz de preservar os seus nutrientes.

  • Contribui para o bom funcionamento do cérebro: como a berinjela é fonte de vitaminas do complexo B, que possuem ação antioxidante, também combate os radicais livres, melhorando a saúde do cérebro, a memória e a concentração.
  • Ajuda a prevenir a anemia: pois a berinjela é fonte de ácido fólico, que atua estimulando a produção de células e na prevenção da anemia.

A Água de Berinjela Emagrece Mesmo? Descubra Aqui

A berinjela é muito conhecida como um legume que contribui para o emagrecimento, para a redução do colesterol, para o tratamento do diabetes e muito mais… Devido à sua fama, muitas pessoas costumam consumir a água da berinjela para emagrecer. Mas, será que realmente funciona?

O fato é que não existem, até o momento, estudos científicos que comprovem que a água de berinjela realmente emagreça. Sendo assim, a melhor opção é consumir o legume nas refeições mesmo.

Água de Berinjela

Ao acrescentar a berinjela na alimentação, ela só trará benefícios. Pode ser consumida de várias formas diferentes, como refogada, cozida, em forma de suco, frita ou grelhada.

Curiosidades Sobre a Berinjela

A berinjela não deve ser consumida crua, pois ela contém uma boa quantidade de solanina, que consiste em uma substância capaz de causar distúrbios intestinais sérios. Assim que passa pelo processo de cozimento, o risco desaparece.

Quem tem gastrite não deve consumir berinjela frita, pois pode causar irritação no estômago.

A berinjela é fonte de muitos nutrientes importantes para o nosso organismo, como as vitaminas A, C e do complexo B, proteínas, e sais minerais, como potássio, cálcio e ferro, por exemplo.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *