Home / Plantas / Como Plantar Gardênia no Vaso em Apartamento?

Como Plantar Gardênia no Vaso em Apartamento?

As flores possuem todo um cheiro especial, que faz com que esse item da natureza seja não apenas visto de forma diferente, mas também sentido com muito mais intensidade a cada novo momento em que está em contato com as pessoas.

Dessa forma, as plantas e flores podem ser usadas para perfumar a casa e demais ambientes de forma natural, sem a necessidade de comprar aromatizantes artificiais ou qualquer outro produto desse tipo – além disso, esses produtos artificiais são todos embasados no perfume das flores, então naturalmente é muito melhor ter acesso às flores do que aos aromatizantes.

Uso das Flores

De qualquer maneira, é muito importante que as flores recebam os cuidados necessários para que o seu perfume possa ser sentido de forma forte e clara, fazendo com que os visitantes rapidamente se sintam mais livres e relaxados ao entrar em contato com o agradável odor natural das flores.

Ademais, além do fator de beleza, as flores também são importantes pela forma como podem ser usadas para a ornamentação de ambientes, fazendo com que qualquer local se torne ainda mais belo. Assim, é muito importante que as flores sejam usadas da forma correta quando objetivo é fazer uso desse item natural para a ornamentação.

Gardênia no Vaso

Logo, para aprender a cuidar de flores e plantas da forma correta, além de realizar corretamente a colocação e disposição das flores no ambiente, é possível encontrar diversos cursos e ensinamentos gratuitos em toda a internet, fazendo com que se torne mais fácil lidar com as flores.

Portanto, para quem deseja fazer uso das flores para o paisagismo, é interessante estar em contato mais frequente com os termos da área, sendo capaz de entender o que é ponto focal, por exemplo uma parte tão essencial do trabalho de dispor as flores de forma a tornar o ambiente mais bonito.

Conheça a Gardênia

Existem, é claro, flores que podem servir tanto para a ornamentação pura e simples como também para funcionar como aromatizantes. Esse é o caso da Gardênia, uma flor muito bela e muito popular em todo o Brasil, que exige certos cuidados especiais para não se tornar um problema em casa.

Nesse caso, há muitas formas de fazer o cultivo da Gardênia, que pode ser cultivada em vasos ou também de forma mais aberta, em jardins mais amplos. De toda forma, o certo é que a Gardênia é uma flor de destaque merece ser tratada como tal por você, fazendo com que a flor seja colocada em destaque. Janelas, varandas e até mesmo os locais de entrada e saída da casa são bons locais para colocar a Gardênia quando em vaso, já que assim será possível ver com mais facilidade a planta.

Além disso, contudo, a Gardênia também pode ser plantada em ambientes de jardim aberto, fazendo com que a flor se torne ainda mais ampla e tenha ainda mais destaque na ornamentação da casa. Seja qual for a forma escolhida, o importante mesmo é que os cuidados com a Gardênia sejam feitos da forma correta e, assim, a planta receba as quantidades adequadas de sol e água por dia.

Plantio da Gardênia em Vaso

A Gardênia pode ser plantada em vasos, mas também pode ser cultivada em jardins, de forma mais livre. Contudo, muitas pessoas vivem em apartamentos e não têm a chance de ter um jardim grandioso de destaque em casa. Nesses casos, a única possibilidade é plantar a Gardênia em um vaso, mas fique tranquilo e mantenha a calma, pois é bastante acessível fazer isso e, a seguir, será possível entender melhor como realizar o plantio e, mais tarde, o cultivo da Gardênia em vasos.

Antes de tudo, escolha um vaso que seja maior que a Gardênia. Isso porque a planta não pode ser cultivada de forma abrupta, de qualquer maneira em vasos pequenos que não dão a chance de a flor respirar.

Logo, escolha vasos grandes. Preencha o vaso com terra, material orgânico de qualidade areia e um pouco de pedras no fundo, pois tudo isso fará com que o solo seja forte, adubado, drenado e possa oferecer o melhor para a Gardênia.

Garanta, também, que o vaso tenha pequenos furos para a drenagem, pois isso tornará a Gardênia ainda mais bela, já que a flor não consegue suportar muito tempo quando encharcada, tendo muitas vezes o seu caule apodrecendo. Lembre-se, também, de sempre irrigar a Gardênia e manter a flor com pelo menos algumas horas diárias de sol, ainda que o seu apartamento não receba muitas horas diárias de sol.

Cerca de 3 ou 4 horas de exposição já bastam para que a Gardênia se desenvolva de forma correta. Temperaturas abaixo de 15 graus Celsius são ruins para a Gardênia, então evite esse tipo de temperatura mais baixa e, nesses casos, coloque a flor para dentro do apartamento.

Cultivo da Gardênia

A Gardênia não possui regras muito complexas para o seu cultivo, sendo uma flor de cultivo relativamente simples. Assim, para o correto e pleno desenvolvimento da Gardênia é muito importante que a planta receba as doses adequadas de água, podendo ser irrigada até duas vezes ao dia, com um intervalo de tempo considerável entre esses momentos.

Além disso, a Gardênia ainda deve receber, no mínimo, de 3 a 4 horas de energia solar todos os dias, o que ajuda a flor a realizar as sínteses necessárias para a sua vida. Ademais, a Gardênia ainda deve ser mantida do lado de fora da casa ou do apartamento, exceto quando a temperatura estiver muito abaixo dos 15 graus Celsius, o que começa a se tornar um problema grave para a flor.

Nesses casos, é possível colocar a planta em área mais aquecida da casa se ela estiver plantada em vaso. Se estiver no jardim, não haverá muito o que fazer.

Fora isso, a Gardênia recebe muito bem a matéria orgânica e, dessa maneira, é importante que a planta possa ser adubada com relativa frequência no ano. A Gardênia não sabe lidar muito bem com o excesso de água, o que torna ainda mais necessário que o normal ter uma boa drenagem.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *