Home / Plantas / Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo da família aster que fornece florescimento contínuo para canteiros, jardins ou recipientes do final da primavera ao frio. Apresenta flores fofas (basicamente ásteres com flores radiais ausentes) em cachos achatados a ligeiramente arredondados no topo de plantas compactas e montadas, geralmente variando de 4 a 18 cm de altura. No entanto, para que servem e quais os benefícios da planta ao meio ambiente?

O que é o Agerato?

O agerato (ageratum houstonianum) é uma planta herbácea nativa de uma região que se estende do leste de Belize, no mar do Caribe, ao sul do México, na costa do Pacífico, até a Guatemala. Você certamente atravessou algumas vezes, porque é um grande maciço público acostumado. Muito ramificadas e cobertas de pelos, as muitas hastes da árvore se levantam e se espalham.

As folhas são felpudas, serrilhadas e ovais. Às vezes cortada no coração em sua base, sua cor é verde, mais ou menos escura. De abril até o início do outono, as flores florescem; Cabeças de flores azuis, brancas ou malvas formam cachos de pompons, obscurecendo quase completamente a folhagem.

O conjunto forma um tufo compacto e amplo que decora muito bem os maciços. As variedades anãs (com cerca de 20 cm de altura) são mais valorizadas em vasos, mas também na decoração da calçada.

Cultura e Função do Agerato

Facilmente cultivado em solos médios, úmidos e bem drenados em pleno sol. Prefere solos ricos com boa drenagem e umidade consistente durante toda a estação de crescimento. As plantas tendem a murchar rapidamente se o solo secar. Tolera sombra clara e prefere alguma sombra clara da tarde em climas quentes de verão.

Em climas onde o oídio é um problema, evite a rega e o local em áreas com boa circulação de ar. Ageratos são facilmente cultivados a partir de sementes. As sementes podem ser iniciadas em ambientes fechados no final do inverno e transplantadas para o exterior após a ameaça de geada.

As sementes também podem ser semeadas diretamente no jardim após a última data de geada, no entanto, a estação de floração será mais curta (no final do verão até a geada). As sementes são pequenas e difíceis de trabalhar, principalmente para plantações diretas ao ar livre. Para jardineiros que não desejam usar sementes, plantas vivas estão disponíveis em muitos viveiros em pacotes de células/seis pacotes e apartamentos.

Agerato Características

Espace as variedades mais altas com 12 ”de distância e as variedades mais curtas de 6” de distância. As flores gastas cairão no chão à medida que desaparecem para serem substituídas por novas flores durante a estação de crescimento. A retirada imediata das flores desbotadas não é necessária, mas mantém um plantio organizado e tende a promover uma melhor flor ininterrupta.

As plantas podem não florescer em alguns climas quentes do verão, mas geralmente o fazem em ambientes mais frios. A primeira geada do outono matará a maioria, senão todas as plantas, quando elas poderão ser removidas do jardim. A retirada imediata das flores desbotadas não é necessária, mas mantém um plantio organizado e tende a promover uma melhor flor ininterrupta.

As plantas podem não florescer em alguns climas quentes do verão, mas geralmente o fazem em ambientes mais frios. A primeira geada do outono matará a maioria, senão todas as plantas, quando elas poderão ser removidas do jardim. A retirada imediata das flores desbotadas não é necessária, mas mantém um plantio organizado e tende a promover uma melhor flor ininterrupta.

Ageratum é uma perene pouco rústico (que dificilmente suporta as geadas). Assim, é anual que você o cultivará fora. Uma vez que esse fato é adquirido, o cultivo da planta apresenta pouca dificuldade. Plante durante os meses de março e abril, aqueça (18 ° C) e transplante as plantas, se necessário, enquanto aguarda o plantio. Isso é feito em maio, quando qualquer risco de geada é descartado, espaçando as plantas de 25 a 30 cm (15 a 25 cm para variedades de anões).

Quais Benefícios que o Agerato Trás?

Estamos falando de dois tipos de agerato. O ageratum houstonianum e o ageratum conyzoides. Nesse caso, falaremos mais do segundo.

A planta tem sido usada na medicina popular tradicional na África e na América do Sul para tratar uma variedade de doenças. Um costume comum é tratar queimaduras e feridas. Estudos de laboratório verificaram a atividade antibacteriana dos extratos de ageratum conyzoides contra os patógenos humanos Staphylococcus aureus, pseudomonas aeruginosa e escherichia coli.

Estudos foram realizados sobre a eficácia desta planta no tratamento de doenças sistêmicas humanas; no entanto, as plantas contêm alcaloides tóxicos à pirrizidina que podem causar danos no fígado em humanos.

A amplitude dos metabólitos secundários encontrados nesta planta faz com que ela afete várias outras espécies, invertebradas e botânicas. Ageratum conyzoides produz o composto ageratochromene, que inibe o crescimento de insetos, interferindo no hormônio de crescimento juvenil.

As folhas desta espécie de ageratum foram usadas como repelentes de traças, e demonstrou-se que extratos das folhas interferem no desenvolvimento de vários tipos de insetos, incluindo a mosca doméstica, um tipo de mariposa e vários tipos de mosquitos. É considerado um candidato promissor para o desenvolvimento de inseticidas naturais.

Outra classe de invertebrados afetados por esse agerato é o nematoide. Nesse caso, descobriu-se que Ageratum houstonianum suprimia o crescimento de nematoides apenas usando as plantas como cobertura morta. A pesquisa foi inspirada no conhecimento de que as espécies de Crotalaria foram usadas para inibir nemátodos devido à sua produção de alcaloides de pirrolizidina. A produção desses compostos tóxicos é uma característica comum do agerato.

Ageratum conyzoides é uma das três espécies de plantas listadas como as ervas daninhas economicamente mais destrutivas do mundo. É capaz de invadir campos cultivados e é extremamente difícil de erradicar. Parte do motivo é que ela se espalha por estolões e possui sementes geradas pelo vento, mas o principal fator é que a planta é alelopática.

Produz produtos químicos que inibem o crescimento de plantas ao seu redor, incluindo culturas. Uma estratégia de controle de plantas daninhas é identificar os produtos químicos responsáveis  por esse efeito e incorporá-los aos herbicidas. Outra é utilizar a planta como cobertura morta, ou mesmo como contra-colheita, para ajudar a controlar outras ervas daninhas. Tais abordagens se encaixam perfeitamente em programas agrícolas sustentáveis. Por exemplo, Ageratum conyzoidesfoi cultivada no chão de pomares de citros no sul da China por um longo período. Ele apaga outras ervas daninhas e inibe o crescimento de fungos patogênicos. Inesperadamente, também houve um aumento nos ácaros predadores quando o ageratum foi plantado. Esses ácaros causam uma diminuição nos níveis de ácaros cítricos parasitas nos pomares. Verificou-se que este efeito se deve a substâncias químicas voláteis liberadas pelo óleo essencial de Ageratum conyzoides.

Já quanto aos benefícios da ageratum houstonianum, ela tolera temperaturas entre -5 e -10 ° c, cresce bem em solo de jardim comum e requer uma posição protegida em pleno sol. Muitas vezes cultivada como ornamental, a planta escapou do cultivo e se naturalizou em muitas áreas.

As flores são muito atraentes para as borboletas; a remoção de flores mortas prolongará a estação de floração. O suco da planta é usado externamente para tratar cortes e feridas.

A planta produz um inseticida. A semente geralmente germina em 1 a 3 semanas a 20 ° c. Quando grandes o suficiente para manejar, pique as mudas e plante-as quando grandes o suficiente.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *