Home / Plantas / Como Hidratar Funghi em Vinho Branco

Como Hidratar Funghi em Vinho Branco

Com fama de planta terapêutica, principalmente para os povos Egípcio e Chinês, já é fato que os cogumelos, em suas mais de 30 variedades, possuem efeitos benéficos à saúde. Com alto teor proteico, pouquíssima gordura e uma infinidade de boas vitaminas, eles são uma ótima opção para uma alimentação saudável e saborosa. Bem sabemos o quanto buscamos encontrar em um único alimento, sabor e saúde.

Os benefícios ao corpo são inúmeros, desde o sistema imunológico até o estímulo da memória. Também fortalece a musculatura. Alguns estudos dizem até que pode prevenir o câncer. Dito então o quanto o consumo dessa especiaria pode mudar, e muito, nossas vidas, trouxemos aqui dicas muito importantes de como adquiri-lo e consumi-lo com ainda mais sabor.

De gosto delicioso e intenso, amadeirado, e textura macia, os cogumelos são daqueles alimentos que nos permitem torná-los ainda mais saborosos. Uma das formas de faze-lo é hidratado no vinho branco. Isso mesmo. Já imaginaram a soma de dois sabores tão fortes e sensíveis ao paladar? Aqui elencaremos, passo a passo, desde da escolha, da compra, da conservação, tudo que precisa ser feito para que esse processo simples, mas que requer cuidados, seja um verdadeiro sucesso.

Escolha e Compra

Antes da preparação, é preciso muito cuidado na compra dos cogumelos. De uns tempos pra cá, eles se tornaram algo muito comum em supermercados, local onde é possível encontra-los em uma certa variedade e – sabendo escolher – com boa qualidade.

Entretanto, locais mais indicados são aqueles que o vendam à granel. Até mesmo pensando em um consumo mais sustentável, sem a utilização de tantas embalagens de plástico ou isopor.

Para quem mora em São Paulo, um lugar muito indicado é a Zona Cerealista. E, indubitavelmente, o bairro da Liberdade. Lá encontramos sempre uma variedade gigantesca de especiarias frescas. Em feiras livres também há sempre um leque de opções. Mas em empórios da sua cidade também é possível encontrar.

Funghi Cru
Funghi Cru

Lembrado que a escolha cuidadosa, determinará em grande parte o sabor do seu prato. Principalmente a atenção ao prazo de validade e consumo. Para os cogumelos frescos consumo deve ocorrer de 10 a 15 dias após a colheita. Mais uma dica é evitar os que tiverem a aparência pegajosa. Procure sempre os de coloração próxima ao das imagens.

Agora, que tal partirmos para os preparativos dessa delícia?

Higienização

Há muitas teorias sobre como higienizar os funghi. Muitos apreciadores, especialistas e chefes de cozinha, dizem que não é preciso fazer exatamente nada. Segundo as respectivas opiniões, lavá-los em água corrente afetaria diretamente o sabor. Que o fato de deixa-lo in natura, de um jeito íntegro, promoverá pratos ainda mais saborosos.

Mas nem todos se sentem à vontade consumindo algo originado tão direto da terra assim. Muitos precisam que os alimentos sejam submetidos a um mínimo ritual de limpeza.

Para atender cada necessidade, listaremos aqui algumas formas. Sempre procurando trazer as menos nocivas:

Você pode lava-los em água corrente. Mas isso poderá deixa-los amolecidos e úmidos demais depois de refogados.

Você também pode deixa-los de molho, por 30 minutos, em água gelada.

Entretanto, o jeito mais indicado e indolor de higienizá-lo, é com um pano de prato limpo e levemente umedecido. Como fazer? Passe o pano de prato por todo o cogumelo. Com delicadeza, dando ênfase no interior dele, onde o caule encontra a parte de cima. Uma escovinha pequena pode auxiliar. E, dessa forma, remova a terra que pode envolver os cogumelos.

Com todos higienizados a sua escolha, podemos partir para a segunda etapa, que é a escolha do vinho.

Essa fase é bem simples, mas também determinará diretamente o sabor de suas receitas. Basta que você escolha um vinho branco, de sua preferência e que não tenha um alto teor alcoólico, para que seja utilizado na hidratação.

Formas de Hidratação do Funghi

 Como em sua higienização, a hidratação não precisa ser realizada de uma única maneira. As mais comuns são: água e vinho. Abaixo, temos as implicações de cada uma.

Em água: Ao optar por hidratar os cogumelos com água, vale lembrar que ele é uma pequena esponja, e deixa-lo submerso em água poderá prejudicar seu gosto e textura, tornando-o muito amolecido após o preparo.

No Vinho Branco: Sem dúvida, com vinho branco o resultado será sempre bem diferente. É a hidratação mais indicada para todo e qualquer tipo de funghi. Por ser a mais indicada, é dela que falaremos com mais detalhes. É ela que vamos agora aprender.

Hidratação do Funghi em Vinho Banco

 Tal como a higienização, a hidratação em vinho branco possuí dois caminhos mais utilizados. Aquele que requer mais tempo e o outro que se encaixa em quem prefere otimizar as horas. Para quem quer preparar receitas com mais sabor, em tempo curto: hidratação com o vinho pré-aquecido. É bem mais rápida, entretanto o resultado, apesar de semelhante e bom, não será exatamente o mesmo.

Como fazer? Aqueça o líquido e, antes que levante fervura, o despeje nos cogumelos. Deixe agir por cerca de vinte minutos. Lembrando sempre que os cogumelos possuem texturas e sabor muito único e peculiares, e que são sensíveis demais, ou seja, os procedimentos acelerados poderão alterar seu prato.

Para aqueles que fazem questão de curtir o preparo: hidratação com vinho em temperatura ambiente. Apesar de mais demorado, é mais eficaz. Coloque os cogumelos em um recipiente, preferencialmente de vidro ou cerâmica. Derrame delicadamente o vinho, até que todos os cogumelos estejam submersos.

Para que a hidratação tenha todo seu efeito atingido, o tempo de “molho” dos cogumelos deve ser de aproximadamente quatro horas. Leva-se tempo, mas o resultado fará cada espera valer a pena. Não existe melhor forma de hidratação.  Sem contar que o vinho usado, além do sabor rico em nutrientes, poderá muito bem ser reutilizado em outras receitas, como molhos, por exemplo. Poderá inclusive ser congelado.

Após hidratados, esprema-os bem, com as mãos mesmo. Nesse momento vocês perceberão que a quantidade de cogumelos praticamente triplicou, pois a hidratação faz render muito mais. Com seu funghi hidratado, basta incluí-lo numa infinidade de receitas incríveis.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *