Home / Plantas / Como Fazer Uma Muda de Rosa do Deserto?

Como Fazer Uma Muda de Rosa do Deserto?

Resistência ao estresse hídrico é uma característica da rosa do deserto e de suas estimadas flores de beleza, o que lhe conferiu grande relevância no mercado ornamental. No entanto, a produção e germinação das rosas do deserto é dificultada pela possível esterilidade de suas flores masculinas e femininas e por problemas freqüentes na polinização, de modo que a cultura de tecidos é uma alternativa promissora para a propagação dessas plantas.

Rosas do Deserto Dentro do Vaso
Rosas do Deserto Dentro do Vaso

O Cultivo das Rosas do Deserto

O sol pleno ou o máximo que você puder gerenciar é o melhor para esta planta. Crescerá mesmo à sombra parcial, mas tem uma tendência a ficar mais pernuda e a não florescer tanto. Esta planta é um cultivador lento e precisa do calor para sobreviver. Estas plantas podem ser usadas como uma planta de contêiner para ser movida para dentro durante o tempo frio. Não importa onde você mora, coloque-o em um local protegido, longe do vento forte. Se as hastes ficarem danificadas pelo frio, corte-as para que o processo de apodrecimento não se espalhe para o restante da planta.

Mais Informações

A rosa do deserto geralmente deixa cair as folhas no inverno, mas pode continuar a produzir algumas flores, se o tempo estiver um pouco ameno.

Rosa do Deserto Lilás
Rosa do Deserto Lilás
  • O corte é opcional – embora uma leve poda de mola ou um beliscar das pontas do caule ajudem a criar mais galhos e um efeito mais completo. Muitas dessas plantas têm uma forma maravilhosa sem a ajuda de seus proprietários.
  • A irrigação regular é ideal, desde que haja tempo suficiente entre as regas para o solo secar. Sem irrigação disponível, regue durante períodos secos.

  • Adubar na primavera, verão e outono com um bom fertilizante granular.
  • Você pode suplementar a alimentação com uma aplicação de fertilizante líquido, se desejar, para promover uma flor mais pesada.

Como Fazer Uma Muda de Rosa do Deserto?

Muda de Rosa do Deserto Cor de Rosa
Muda de Rosa do Deserto Cor de Rosa
  • As sementes da Adenium obesum requerem um meio de drenagem rápida para permitir que germinem sem se amortecer. Escolha um recipiente com orifícios de drenagem e encha-o até 3/4 de polegada de sua borda com uma mistura de 1 parte de mistura de semeadura combinada com 2 partes de areia grossa ou perlita. Como alternativa, você pode usar 1 parte de solo para vasos de cactos e 1 parte de perlita.

  • Depois de imergir as sementes em água morna por duas a quatro horas, semeie-as horizontalmente a 8 a 10 cm. de distância em cima da mistura e enterre-as sob uma fina camada – não mais que 1/4 de polegada – dessa mistura. Coloque o recipiente em uma panela com cerca de 2,5 cm de água, à qual foi adicionado um microrganismo fungicida na proporção de 1/2 colher de chá de pó para cada 1 litro de água. Retire o recipiente da panela depois de retirar a umidade suficiente para que a superfície da mistura esteja úmida. Não são necessárias alterações no solo. O solo arenoso é bom desde que a área tenha boa drenagem.
Mudas de Rosa do Deserto em Vaso
Mudas de Rosa do Deserto em Vaso
  • Depois de cobrir o recipiente com filme plástico, coloque-o em um tapete térmico para mudas, que aumenta a temperatura do solo. Se você posicionar o tapete e a panela sob uma luz de crescimento e manter a mistura levemente úmida, as sementes deverão germinar dentro de sete a 21 dias. Reaplique o fungicida da mesma maneira uma vez a cada duas semanas durante um mês ou mais depois de plantar as sementes, para ajudar a evitar o amortecimento das mudas.

  • Adubar as mudas uma vez a cada duas semanas , usando metade da quantidade recomendada para plantas de interior. Para um fertilizante solúvel em água padrão, como 20-20-20, misture 1/2 colher de chá de cristais em 1 galão de água. Para uma variedade orgânica de peixes e algas, como 3-3-2, combine 1 colher de sopa da solução com cada 1 litro de água.
Rosa do Deserto Florida
Rosa do Deserto Florida
  • Quando as mudas tiverem seis folhas verdadeiras, além do par inferior de sementes, transplante-as em vasos individuais . Use vasos com orifícios de drenagem. Encha esses vasos com uma mistura de 1 parte de terra para vasos de cactos e 1 parte de perlita, pedra-pomes ou cascalho fino.

Como Transplantar Mudas de Rosa do Deserto

Mantenha as plantas sob as luzes de cultivo até que todo o perigo de geada tenha passado na primavera, após o qual você pode movê-las para o exterior, iniciando-as na sombra e expondo-as gradualmente a mais sol. Isso evita queimar as folhas. Na maioria dos climas, as rosas do deserto devem receber o máximo de sol possível . Em áreas especialmente desérticas, mire apenas no sol filtrado ou no sol da manhã.

Ao plantar as mudas no solo, coloque-as a meio metro de distância em solo bem drenado ou em um canteiro elevado preenchido com uma combinação de 1 parte de solo superficial e 3 partes de areia. Da primavera ao verão, regue as plantas no solo ou em vasos quando o solo estiver seco cerca de 1 a 2 polegadas abaixo da superfície.

Se estiver usando o fertilizante padrão 20-20-20, aumente sua metade para metade das plantas externas, em 1 1/2 colheres de chá de cristais para cada 1 litro de água a cada duas semanas. Suba a variedade orgânica 3-3-2 para 3 colheres de sopa de solução em 1 galão de água nos mesmos intervalos.

Produção de Rosas do Deserto

Ao adquirir sementes de Adenium obesum, lembre-se de que elas são colhidas de cultivares híbridas que foram polinizadas cruzadamente. Isso significa que as flores produzidas pelas mudas não serão idênticas às da planta mãe.

Diversas Cores de Rosa do Deserto
Diversas Cores de Rosa do Deserto

Sua planta de rosa do deserto também não será a mesma que a propagada comercialmente. A maioria deles foi enxertada em estoques radiculares vigorosos. Isso lhes permite florescer mais cedo e em alturas mais curtas do que as mudas. As mudas geralmente não florescem até os 6 meses a 2 anos de idade.

Do lado positivo, as mudas são menos propensos a serem afetados por vírus e geralmente produzem um caudex acima do solo – caule basal -, enquanto o caudex das plantas enxertadas geralmente permanece fora da vista abaixo do solo. Além disso, suas mudas serão únicas.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *