Home / Plantas / Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de fazer uso desses itens da natureza em distintas parte do planeta Terra. Dessa forma, as plantas podem servir para inúmeros objetivos, sendo alguns muito comuns para os brasileiros e outros já menos naturais para quem vive no Brasil. Uma fora muito comum de fazer uso das plantas e das flores se dá, por exemplo, na produção de belos jardins.

Assim, o paisagismo se tornou muito comum e muito popular no Brasil ao longo dos anos, fazendo até mesmo com que as pessoas deixassem de produzir o próprio ambiente de jardim para contratar profissionais dedicados exclusivamente a esse tipo de serviço. Logo, os jardins se tornaram rapidamente um ponto de extremo interesse em todo lar, seja grande ou pequeno e das mais variadas classes sociais.

Pois, diferentemente de alguns outros itens para a casa, os jardins podem ser feitos sem o investimento de altas quantias de dinheiro. Dessa maneira, é possível alcançar belos ambientes naturais em casa sem necessariamente gastar muito.

Uso das Plantas Para a Saúde

Porém, há ainda outras formas de uso para as plantas. Além da questão da beleza, que sempre esteve presente na relação entre as pessoas e as flores ou plantas, esses itens da natureza ainda podem servir para usos mais objetivos e menos atrelados às questões de beleza. Dessa maneira, é muito comum que as plantas sejam usadas para o tratamento de inúmeros problemas de saúde, incluindo problemas físicos.

Assim, as plantas são a base para quase todos os comprimidos que as pessoas ingerem diariamente, por mais que haja o posterior tratamento químico, que dá a aparência diferenciada a esse tipo de remédio. De qualquer forma, as plantas fazem parte da vida de todas as pessoas em forma de remédio. Além do uso em comprimidos, por exemplo, existem muitos óleos naturais que ajudam a curar muitos problemas de saúde, conhecidos como óleos essenciais.

Hibisco por Estaquia

O que esse tipo de óleo faz, em resumo, é reunir os componentes médicos da planta e fazer com que as pessoas possam se tratar de problemas de saúde com as mesmas propriedades existentes nas plantas medicinas, mas sem precisar fazer uso de remédios tratados quimicamente. Assim, os óleos essenciais são naturais.

Conheça o Hibisco

Uma das plantas mais conhecidas no tratamento de problemas de saúde, portanto, é o hibisco, que pode servir para o tratamento de muitos problemas relacionados ao organismo humano e, ademais, ainda é capaz de ajudar no emagrecimento.

Dessa maneira, o hibisco ajuda diretamente o corpo a retirar o excesso de gordura, fazendo com que essa gordura presente no corpo seja queimada pelo organismo em forma de energia. Além disso, o hibisco ainda é importante para controlar o colesterol, já que a planta consegue manter os níveis de colesterol em ordem, além de fornecer o chamado “colesterol bom”.

O hibisco, ademais, possui ainda forte função antioxidante e consegue fazer com que as células do corpo humano fiquem mais fortes e sejam mais resistentes de uma forma geral, algo muito importante para qualquer pessoa. Ademais, pela questão de fortalecer as células, o hibisco possui ação contra o câncer de estômago quando ingerido em forma de chá.

Porém, para ter acesso frequente ao hibisco é necessário ter a planta em casa. Uma das formas de fazer isso, portanto, é a partir do plantio do hibisco. Esse plantio, em geral, costuma se dar a partir da muda do hibisco, sendo muito comum ser realizado pelo método de estacas ou estaquia. O método é bastante interessante e fácil de reproduzir, sendo indicado para quem possui espaço no jardim e deseja ter o hibisco mais perto.

Veja abaixo mais informações sobre o hibisco, entendendo melhor como a planta pode ser reproduzida e diferentes jardins a partir do método de estacas.

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

O método de reprodução de plantas por estaquia é muito fácil e prático, sendo uma forma de reprodução assexuada da planta.

De forma bastante resumida, o que se faz nesse método é fazer com que a planta seja replantada em outro local, fazendo uso de uma muda já existente. Isso é o que muitas pessoas fazem quando pedem mudas para algum amigo ou vizinho, por exemplo. Dessa forma, parte da planta pode ser colocada em um novo jardim, fazendo brotar novas plantas naquele local.

Para fazer o processo de estaquia com o hibisco, há alguns passos simples. Em primeiro lugar, é importante que se use uma tesoura especializada para retirar os ramos de hibisco que se deseja. Evite retirar muitos ramos de um único caule, pois isso pode afetar a planta original de forma negativa.

Em seguida, retire as folhas desse ramo, deixando apenas algumas duas ou três folhas na parte de cima. Lembre-se de fazer um corte diagonal na parte de baixo da planta, a parte que ficará no solo. Isso ajuda a planta a crescer e a criar raízes sólidas.

Compre hormônio de enraizamento e mergulhe essa parte cortada do ramo no hormônio, pois isso fará com que a planta esteja mais apta a crescer e a pegar no seu jardim. Já em solo fértil e com areia e pedra para a drenagem, coloque o ramo de hibisco, de forma que mais de metade do ramo esteja fora da terra. Coloque a planta sob luz solar indireta, se possível abaixo de uma árvore ou planta maior. Pronto, o seu hibisco estará pronto para crescer e se desenvolver.

Benefícios do Hibisco

Além de ajudar no emagrecimento e de ter forte poder antioxidante, que fortalece as células do corpo, o hibisco ainda é conhecido por ter outros benefícios muito importantes para o corpo humano.

O hibisco pode, por exemplo, ser um aliado muito forte na luta contra a pressão arterial alta, já que a planta consegue controlar os níveis de pressão do corpo. Ademais, o hibisco ainda melhora a saúde do fígado, algo especialmente importante para pessoas que não seguem uma boa dieta e não consomem todas as proteínas necessárias para o corpo humano viver bem.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *