Home / Plantas / Como e Quando Podar Glicínia? Passo a Passo de Como Fazer

Como e Quando Podar Glicínia? Passo a Passo de Como Fazer

As flores são fundamentais para o ciclo da natureza, já que a partir das flores é possível que uma série de outras reações aconteçam em todo o ambiente natural. Dessa maneira, as flores são usadas com diversos objetivos pelo homem, que há muito tempo aprendeu que esse item natural pode ser muito importante para a sua vida.

Dessa maneira, há muitos animais que chegam a comer flores como forma de alimento frequente, embora isso não seja tão comum em todo o mundo com os humanos. Entre esses animais que comem flores de forma frequente, tendo o item como mais um alimento da dieta, estão muitos dos primatas, sendo alguns muito semelhantes em estrutura física às pessoas.

De toda forma, ainda que nem todos os países sejam adeptos do consumo de flores por parte das pessoas, há ainda aqueles lugares em que comer flores é bastante normal e a ação acontece com naturalidade.

Por outro lado, outro uso das flores pode ser visto para a fabricação de itens de perfumaria ou de itens relacionados ao mercado de cosméticos. Dessa maneira, muitos cosméticos têm como base natural diversas flores, que ajudam a dar um aroma mais fresco aos produtos e, ademais, ainda ajudam com o poder que possuem.

Isso porque, por mais que muitas pessoas apenas vejam as plantas como boas e sólidas para a produção de medicamentos, as flores também são muito importantes para produzir alguns remédios e alguns outros itens relacionados, não sendo responsáveis apenas pelo aromatizante natural dos produtos.

De qualquer maneira, as flores costumam ter odor muito bom e, assim, muitas vezes acabam por serem as responsáveis por dar um cheiro mais agradável a muitos produtos, sendo também responsáveis pelo cheiro de diversos perfumes muito famosos e conhecidos em todo o planeta Terra.

Conheça a Flor Glicínia

Ademais, por fim, as flores ainda são importantes pela questão da beleza e do seu uso na ornamentação de jardins e demais espaços.

Esse é um uso muito frequente dado à flor glicínia, já que a planta trepadeira costuma encaixar muito bem em qualquer ambiente e, assim, se destacar pela sua cor forte, com um tom violeta muito marcante e que chama a atenção de quem passa pelo local.

Dessa maneira, a flor glicínia é muito usada por profissionais e amadores que pretendem tornar o jardim mais bonito e mais arejado, além de mais colorido. A flor glicínia pode ser usada, também, em cercas e demais divisórias, já que a planta, sendo do tipo trepadeira, consegue grudar praticamente em qualquer lugar e, dessa maneira, faz da divisória um local mais bonito de se ver. A flor glicínia ainda pode ser usada junto de muros, por exemplos.

Flor Glicínia no Jardim
Flor Glicínia no Jardim

Veja abaixo mais detalhes a respeito da flor glicínia, entendendo como é feita a poda da planta e, ademais, como cuidar bem da flor.

Como e Quando Podar a Glicínia?

A flor glicínia pode e deve ser podada com relativa frequência, o que em geral significa podar a planta uma vez por ano. Assim, há épocas mais propícias para executar a poda da flor glicínia, com estações que recebem melhor a poda da planta. Esse é o caso do inverno e do verão, as duas estações mais indicadas para a poda da flor. Isso acontece porque não se pode podar a flor glicínia na primavera, justamente quando a flor está mais bonita e mais florida.

Ademais, também não é muito recomendado plantar a flor glicínia no outono, quando a planta está começando a perder as flores. Logo, o mais recomendado é que tudo seja realizado ou no inverno ou no verão, sendo mais comum que as pessoas façam a poda da flor glicínia nos meses de verão, já no fim do ano.

A poda serve apenas para fazer com que a flor glicínia não se desenvolva além do desejado, deixando pontas visíveis ou qualquer outro tipo de defeito que possa ser visto por quem chega ao jardim ou simplesmente dá uma olhada nas suas plantas.

Assim, o recomendado é que a poda da flor glicínia seja realizada sempre com os equipamentos e materiais especializados, sem fazer uso de itens adaptados e que não são originais da jardinagem. Isso porque essas adaptações podem ser um grande problema mais tarde, prejudicando a planta e até mesmo fazendo com que a pessoa se machuque.

Mais Dicas de Como Podar a Glicínia

Podar a Glicínia
Podar a Glicínia

Existem mais algumas dicas de poda da flor glicínia que podem ser muito úteis para você no momento de realizar o processo na planta. Você, de início, deve sempre cortar aqueles ramos da flor glicínia que se destacam mais e fogem à média das outras, já que esse tipo de ramo causa um desequilíbrio no visual e torna e flor glicínia menos perfeita aos olhos de quem vê. Dessa maneira, mantenha a atenção aos ramos mais longos.

Além disso, é importante também que você não corte muito perto da base da flor, o que pode causar problemas de crescimento no futuro. Ademais, também é importante que as folhas mortas e os ramos podres sejam retirados, pois eles apenas fazem com que a flor se desenvolva de forma mais lenta, já que estão parando outras flores e impedindo o desenvolvimento dessas.

Fora isso tudo, a flor glicínia deixa resíduos após a poda que podem ser usados como cobertura vegetal para solos e até mesmo como complemento vegetal aos adubos, podendo ser novamente usados.

O Motivo de Podar a Glicínia

Quase todas as plantas devem ser podadas em algum momento do ano, mas muitas vezes não se sabe o porquê dessa ação.

No caso da flor glicínia, a poda deve acontecer para controlar o crescimento da planta ou simplesmente para evitar que pedaços podres da planta possam impedir o crescimento de novos ramos e novas flores. Dessa maneira, há essas duas possibilidades e, para casos distintos, usa-se métodos de poda diferentes.

É importante ter tudo isso em mente, já que, se você possui uma flor glicínia, em algum momento terá de fazer a poda dela para evitar problemas. Faça com atenção e da melhor forma que conseguir.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *