Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

O universo das plantas e flores pode ser muito diversificado, já que todos os detalhes criam interferência em relação ao modo como as plantas se reproduzem. Assim, o clima local, o tipo de solo, a forma como a planta é podada, a rega e muitas outras questões podem fazer com que um exemplar vegetal tenha mais ou menos tempo de vida. Ademais, é bastante comum que algumas plantas apenas se desenvolvam em certo local do planeta.

Para a alegria de muitos, contudo, esse não é o caso da sálvia ananás. Planta típica do México e da Guatemala, a sálvia ananás se espalhou por grande parte da América do Sul e, assim, atingiu muito países por todo o continente. Isso porque essa planta possui muitas utilidades interessantes, podendo ser usada, por exemplo, para fins medicinais bastante interessantes.

Além disso, a sálvia ananás pode ter as suas folhas e flores comidas pelas pessoas, já que a planta é comestível e não causa nenhum dano. Porém, é necessário ter alguns detalhe em mente no momento de realizar o cultivo da sálvia ananás, já que essa é uma parte fundamental para o desenvolvimento de todas as plantas. Portanto, veja abaixo como fazer esse cultivo da forma correta.

Conheça a Sálvia Ananás

A sálvia ananás é uma planta que possui raízes muito grandes, se expandindo bastante no interior da terra, o que faz com que essa planta seja bastante forte e capaz de absorver muitos nutrientes.

A sálvia ananás, além disso, pode chegar aos 1,2 ou 1,5 metro, a depender de onde será planta e da forma como será cultivada. Em todo caso, é possível perceber que o tamanho não será um problema, já que essa planta medicinal está muito longe de ser gigantesca. As flores não são um grande destaque da sálvia ananás, por mais que essa planta goste de climas quentes, o que costuma ajudar no desenvolvimento das flores.

Flor Sálvia Ananás

As flores da sálvia ananás, de qualquer maneira, costumam aparecer mais ao longo do verão, quando o sol é mais forte e a planta pode receber todos os nutrientes dos quais necessita para crescer de forma consistente. Essas flores são comestíveis, seja para as pessoas ou para outros animais. Ademais, as folhas da planta são comestíveis, sendo usadas para a produção do chá de sálvia ananás, muito eficiente para o combate a muitos problemas.

Cultivo da Sálvia Ananás, Como Poda e Irrigação

A sálvia ananás não requer grandes cuidados em relação ao seu cultivo, já que a planta possui certa autossuficiência. De qualquer maneira, é importante saber como realizar os procedimentos básicos do dia a dia com essa cultura. No caso, a sálvia ananás gosta de solos úmidos, o que é uma boa notícia. Assim, por mais que você tenha de molhar a planta continuamente, ao menos saberá que as chances de enfrentar problemas relacionados a fungos é muito menor.

O mais adequado é que a sálvia ananás seja regada de 3 a 4 vezes por semana. Já quanto às podas, a planta pode ser podada uma vez ao ano, logo após a sua fase de floração. Dessa maneira, quando as flores estiverem começando a cair, fique atento, pois já estará no momento de realizar a poda.

Nessa poda, retire folhas e flores mortas, para que a planta possa perder tudo aquilo que já não oferece nutrientes. A sálvia ananás ainda deve ser exposta ao sol, já que gosta da luz solar e, quando colocada à meia sombra, não se desenvolve tão bem. Logo, o sol é um aliado e você deve ter noção disso no momento de posicionar a sua sálvia ananás.

Formas de Uso Para a Sálvia Ananás

A sálvia ananás é uma planta medicinal e, como tal, é mais usada para a produção de chás medicinais. O chá dessa planta costuma ser muito eficiente, sendo capaz de fazer com que o corpo humano ganhe força na defesa do organismo, por exemplo. Porém, esse não é o foco principal do chá de sálvia ananás, que é mais direcionado para o controle da ansiedade e para reduzir a pressão arterial.

Assim, o controle da ansiedade acontece pelo fato de a sálvia ananás possui propriedades de calmante em sua composição, oferecendo tranquilidade a quem ingere a planta. Por isso, também é comum que a sálvia ananás seja usada para facilitar o sono de quem possui problemas para dormir. Ademais, a sálvia ananás reduz a pressão arterial por agir contra as gorduras acumuladas no corpo, tratando de acelerar a queima dessas gorduras.

Outra maneira de usar a sálvia ananás é contra a depressão, um problema cada vez mais comum em todo o mundo. As flores e folhas da sálvia ananás ainda são comestíveis, sendo que algumas pessoas usam as suas flores para dar um toque diferenciado aos pratos.

Faça Mudas de Sálvia Ananás

A sálvia ananás pode ser reproduzida a partir de mais de uma forma, mas, em linhas gerais, é natural que a planta tenha as mudas por estaquia como forma principal de reprodução. Assim, fazer as mudas da sálvia ananás não é diferente de produzir mudas de outras plantas, já que, de qualquer maneira, os passos são bastante semelhantes.

Para tal, basta pegar um galho saudável de um exemplar também saudável de sálvia ananás. O galho deve ter cerca de 10 centímetros de comprimento. Retire as folhas ou flores que existam no galho, deixando-o limpo. Corte a ponta que será colocada na terra na diagonal, de forma a facilitar o plantio, pois assim é mais fácil que a muda dê certo.

Muda de Sálvia Ananás

Depois de colocar o galho na terra, trate de regar de maneira contínua, um pouco todos os dias. Quando novas folhas começarem e surgir, você saberá que fez tudo da forma correta e, assim, terá em sua casa um belo exemplar da sálvia ananás. Depois dessa fase, basta que mantenha a rotina de cultivo já explicada, além de realizar as podas nos momentos adequados do ano. Assim, a sua versão da sálvia ananás se manterá sempre bela e muito forte, fatores fundamentais quando se trata de plantas.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *