Home / Plantas / Como Cuidar da Dama da Noite, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Dama da Noite, Fazer Mudas e Podar

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a dama da noite, esta flor tão curiosa e cheia de curiosidades. Já fizemos um post sobre ela aqui contando sobre todos os mistérios que cercam essa flor noturna que transmite sua beleza por apenas algumas horas, com um delicioso perfume especial.

Como Cuidar da Dama da Noite, Fazer Mudas e Podar

Agora viemos dar algumas dicas sobre os cuidados com essa planta, como cultivar essa espécie é muito mais.

Luz

Para começar vamos falar da iluminação necessária para a dama da noite. Saiba que esse é um ponto muito necessário no cultivo da dama da noite. Essa é uma planta originalmente de clima tropical, por este motivo ela demanda mais iluminação do que outras espécies. Então verifique se na sua casa vai ser possível oferecer bastante luminoso para sua planta, pois ela vai precisar receber essa luz no mínimo de 10 horas diariamente.

Ela não precisa receber sol diretamente sobre si, mas uma iluminação direta precisa estar presente.  A luminosidade é diferente do sol batendo direto, que inclusive pode queimar a sua planta. Calculamos que a temperatura esperada para essa espécie gire em torno de 18 a 26ºC.

Solo

Dama da Noite
Dama da Noite

Para preparar o solo ideal para essa planta você pode utilizar areia úmida ou também geomantas. Ela precisa de um solo bem drenado, o solo deve ser leve. Mas caso você não queira plantar no chão, mas sim em vasos, lembre-se que eles precisam ter alguns furos no fundo para drenar todo excesso de água.

Recomendamos que prepare bem o fundo do vaso para ter uma drenagem eficiente, coloque no fundo do vaso escolhido um pedaço de geomanta, logo em seguida adicione areia umedecida. Depois dessas camadas pode adicionar o substrato escolhido.

Cultive em Vasos Altos

Essa dica é bastante interessante e útil, pois essa planta naturalmente cresce sentido ao chão. Seus ramos na natureza crescem assim em lugares altos, estando em vasos no alto poderem crescer livremente.

Por isso escolha vasos que possam ser pendurados no teto, nas paredes e em muros, para que fiquem bem seguras. Recriando um ambiente natural você contribui para o seu bom desenvolvimento, além disso a decoração do ambiente vai ser incrível. Só lembre-se de escolher um local bem iluminado.

Adubação para Dama da Noite

Vamos dar algumas dicas de adubo para sua planta. Esse é um passo muito importante no crescimento da sua dama da noite, assim ela pode florescer lindamente quando esperado, o ideal é utilizar NPK já que ele é bem rico em fósforo.

Esse fertilizando pode ainda ser alternado com outros de sua escolha, mas utilize o NPK quando estiver perto dela florescer. Outra opção são as misturas prontas utilizadas em cactos, que podem ser misturadas com alguns substratos feitos de matéria orgânica. Não se esqueça que a dama da noite não precisa ser frequentemente adubada, apenas 1 vez no mês é o que basta. Tudo o que é demais não é bom, por isso cuide para não matar a sua planta tentando ajudar.

Dama da Noite e Sol

Essa flor, apesar de noturna, precisa de bastante sol para crescer saudável, mais precisamente da luz solar e não de sol direto. Por isso nunca plante uma dama da noite em ambientes internos, pois ela nunca terá iluminação suficiente para estar sempre vistosa e bonita. Isso não quer dizer que ela vai morrer, mas ela não vai se desenvolver como deveria e vai ficar com um aspecto ruim, talvez nem vai florescer ou dar frutos. Importante dizer que a luz direto sob uma planta aberta pode fazer com que ela murche, isso não quer dizer que ela precise sair do sol, é apenas uma característica específica dessa planta noturna.

Fazer Muda de Dama da Noite

Saiba que essa planta pode se reproduzir a partir do plantio de sementes, mas dessa forma ela vai se desenvolver mais lentamente e com certa dificuldade, ela pode levar até 3 anos para frutificar. Assim, é notório que a melhor forma de reprodução dessa espécie é a partir de mudas. 

Outra opção é através da estaquia, e é muito fácil utilizar essa técnica. Corte cuidadosamente um ramo da planta, e faça o replantio na areia. Depois de um tempo quando ela estiver bem desenvolvida é só levar para um vaso, ou solo definitivamente.

Ciclo de Vida da Dama da Noite

Essa é uma planta de ciclo de vida longo, elas duram bastante e tem mais de um ciclo. Ela atinge seu ápice de frutificação aos três anos de vida. Eles param de serem produzidos no meio do ano, em junho. Já suas flores começam a aparecer no verão, elas estão mais bonitas entre os meses de janeiro e fevereiro, mas podem acontecer de surgirem em novembro.

Dicas de Poda

Não se esqueça de podar a sua planta, pois assim ela vai crescer melhor e ficar mais bonita. Além de ter mais flores e frutos.

É bom que a poda seja regular, basta podar os ramos das laterais. Isso vai deixá-la mais forte, e ainda mais bonita e graciosa. Sem desperdício, os ramos retirados podem servir para propagação por estaquia.

Flores Dama da Noite

Saiba que existem algumas espécies dessa planta, assim você pode pesquisar e descobrir qual melhor se adapta a sua rotina. Se seguir as nossas dicas vai ter uma planta muito mais florida, cheia de frutos e mais bela.

A espécie de hoje foi a Hylocereus undatus, que não é somente uma planta bonita e cheia de flores, mas que produz frutos, nesse caso a Pitaya. Caso você não saiba, essa planta faz parte do grupo dos cactos, por isso a falta de água não será um problema. Se tratando de uma flor muito bacana para iniciantes, já que tem baixa manutenção e complexidade.

Veja também

Glória da Manhã

Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre plantas, e a estrela do dia é a Glória – da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.