Home / Plantas / Qual a Importância da Fotossíntese Para as Plantas?

Qual a Importância da Fotossíntese Para as Plantas?

Temos no planeta os organismo heterotróficos e os organismos autotróficos. Esses seres vivem em conjunto no ambiente, sempre interagindo das mais diversas maneiras, sendo que os organismos heterotróficos se alimentam também dos autotróficos.

Isso porque os seres autótrofos ou autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento, enquanto os seres heterótrofos ou heterotróficos não produzem os próprios alimentos, e por isso precisam sair em busca dele grande parte das vezes.

Dessa forma, podemos perceber que com certeza os organismos autótrofos possuem alguma maneira de obter sua fonte de alimento, já que se eles não obtiverem esse alimento, eles morrerão. Porém, como será que esse processo funciona?

Basicamente, podemos dizer que esse processo é conhecido como fotossíntese e ele é extremamente importante também para os seres humanos, já que ele é o que nos permite respirar um ar mais puro em O2.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira bem específica sobre o processo da fotossíntese. Continue lendo o artigo até o fim para saber o que é a fotossíntese, como ela ocorre, por que ela é importante e muitas outras informações!

O Que É a Fotossíntese?

Antes de mais nada, devemos entender exatamente o que é a fotossíntese para que só assim seja possível estudar esse processo de maneira mais detalhada, já que o termo não é de forma alguma auto explicativo.

Basicamente, podemos dizer que a fotossíntese é a forma que grande parte dos seres autótrofos possuem de conseguir energia para sobreviver, ou seja, de conseguir alimento que os dê energia o suficiente para desenvolver suas atividades fisiológicas.

Dessa maneira, é possível afirmar antes de mais nada que a fotossíntese só é feita por seres autótrofos, já que os heterótrofos não precisam e nem possuem as estruturas necessárias para realizar esse processo que pode ser considerado bem complexo.

Além de tudo isso, é importante você também saber que esse processo é importante para que o nosso ar fique puro, já que se não fosse por ele muito provavelmente a terra seria muito mais rica em CO2, e é exatamente por isso que a presença de árvores nas cidades é algo tão importante.

Portanto, agora que você já entendeu um pouco mais do que é a fotossíntese, vamos continuar lendo o artigo para entender exatamente como é que todo esse processo realmente acontece nesses seres!

Como Ela Ocorre?

Basicamente, podemos dizer que a fotossíntese é um processo em que a luz do sol é absorvida pela planta e então transformada em energia química para a planta.

Em primeiro lugar, a planta tende a absorver a água presente no solo e levar para a folha por meio do caule; após isso, a planta também captura o CO2 presente em nosso planeta.

Em segundo lugar, esse CO2 capturado e a água se unem e então a planta absorve a luz solar, fazendo todo o processo no interior da planta.

Por fim, quando a luz solar se acaba começa a fase escura da fotossíntese e após ela a planta libera O2 para a natureza.

Ilustração da Fotossíntese
Ilustração da Fotossíntese

Assim, podemos dizer que a fotossíntese possui uma fase conhecida como “clara” e uma outra fase conhecida como “escura”, já que a primeira necessita da luz do sol enquanto a segunda não necessita.

Portanto, agora você já entende mais sobre como todo esse processo funciona e provavelmente também já conseguiu entender o porquê de todo esse processo ser tão importante, não é mesmo? Mesmo assim, vamos ler um pouco mais sobre a importância que a fotossíntese possui para as plantas de uma maneira um pouco mais específica.

Qual É a Importância Da Fotossíntese Para as Plantas

Como dissemos anteriormente, os seres heterótrofos conseguem obter alimento de maneira externa enquanto os seres autótrofos necessitam de uma forma de obter o próprio alimento, ou seja, produzir a própria energia para sobreviver.

Dessa forma, a fotossíntese é o processo utilizado pelas plantas (ou seres clorofilados) para obter energia, já que no meio de todo esse processo elas conseguem obter ATP que é justamente a energia utilizada pelas espécies.

Assim, a fotossíntese é importante porque ela é justamente o que dá energia a esses seres que precisam produzir a própria energia, ela é literalmente a forma com que eles sobrevivem no mundo, e é por isso que esse processo é mais do que essencial para a continuação da vida em nosso planeta.

Além da importância que ela possui para as plantas, podemos dizer também que a fotossíntese é muito importante para que os seres humanos consigam respirar o O2 puro que temos na Terra, já que ele só existe por conta das plantas, e é por isso que locais com muitas plantas possuem um ar melhor.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a fotossíntese, vamos ler algumas curiosidades interessantes sobre todo esse processo que você provavelmente ainda não sabe.

Curiosidades Sobre a Fotossíntese

Aprender através de curiosidades é uma excelente maneira de entender um assunto de maneira profunda e simples, já que assim não precisamos ler textos muito complexos para entender tudo. Assim, vamos listar agora algumas curiosidades interessantes.

  • A fotossíntese é a base das cadeias alimentares que temos no mundo, já que sem ela as plantas não existiriam e muito menos o oxigênio;
  • A luz vermelha do Sol é a fonte de energia das plantas no processo de fotossíntese;
  • A clorofila é muito importante nesse processo e ela basicamente diz respeito ao que dá coloração verde nas plantas, e é por isso que plantas com doenças na coloração às vezes não fazem fotossíntese;
  • A fotossíntese inclui em seu processo o ciclo do carbono;
  • Os seres que fazem fotossíntese são chamados de “fotossintetizantes”, já que nem todos os autótrofos fazem esse processo, como por exemplo as bactérias.

Portanto, essas são curiosidades essenciais para que você entenda ainda mais como funciona a vida em nosso planeta. Viu como é interessante estudar mais sobre esses assuntos de maneira mais simples?

Quer aprender ainda mais com o nosso site, mas não sabe o que ler? Então confira aqui: Bambu Múltiplas Folhas – Características, Como Cultivar e Fotos

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *