Home / Plantas / Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart Coville) é um planta muito utilizada para diversos fins. Por meio da sua madeira, por exemplo, é possível fazer objetos resistentes. Já da sua casca é retirada matéria prima para tintura vermelha para couro. Mas é na medicina popular que a planta é mais comumente utilizada e pode oferecer diversos benefícios para a saúde.

É também através da casca de barbatimão que é possível obter um chá poderoso que pode ser utilizado em diversas situações.

Componentes do Barbatimão

Especialmente na casca do barbatimão é possível encontrar uma substância chamada taninos. Ela é responsável pela defesa da planta contra ataques de microrganismos. Outra substância que também compõe a planta é um  poderoso antioxidante que vem sendo bastante usados na medicina.

Utilização Para Corrimento Vaginal

São por sua propriedades antifúngicas que o barbatimão pode ser utilizado em tratamentos contra o corrimento vaginal. Esse é um problema muito desagradável  e que atinge diversas mulheres,  sendo  geralmente  tratado com o uso de antibióticos e antifúngicos .

Uma forma natural de conter os efeitos do corrimento vaginal é a utilização do chá de barbatimão que tem efeito antifúngico e inibe a proliferação da Candida albicans, mais conhecida como candidíase.

Os taninos presentes no barbatimão possuem características antibacterianas que atingem a levedura, evitam o seu crescimento e eliminam as infecções. Assim, o barbatimão é um grande aliado da saúde da mulher. Aprenda a fazer e a utilizar o chá para corrimento vaginal:

Chá de Barbatimão

Você vai precisar:

  • 2 xícaras (chá) de casca de barbatimão
  • 2 litros de água
  • 1 colher (sopa) de suco de limão. Pode também ser substituído por vinagre.

Como Fazer?

Ferva a água com as cascas de barbatimão durante 15 minutos. Após a fervura deixe esfriar e em seguida coe. Coloque a colher de suco de limão (o de vinagre) e lave a região da vagina. O procedimento ser feito até 4 vezes por dia.

Outra forma bem eficaz para a utilização do chá de barbatimão e que também é comumente indicada  para corrimento vaginal são os banhos de assento. A ginecologia natural destaca que o banho de assento é uma técnica que ajuda a evitar infecções a auxilia na manutenção do pH vaginal.  Aprenda como fazer o banho de assento utilizando o barbatimão:

  • Prepare o chá com as cascas do barbatimão conforme já foi explicado anteriormente.
  • Use duas colheres de chá para cada litro de água e despeje o líquido ainda morno em uma bacia. Você deve se sentar no líquido e permitir o contato da região íntima com a solução.
  • Permaneça por cinco minutos ou espere o conteúdo esfriar. O banho de assento pode ser feito com bacias ou até mesmo banheiras.

Como Prevenir o Corrimento Vaginal

Além da utilização do chá do barbatimão, outros cuidados são muito importantes para evitar o corrimento vaginal. Veja algumas dicas:

  • Escolha sempre calcinhas de algodão;
  • Evite usar calças apertas e quentes;

  • Lave as mãos após usar o banheiro;
  • Após relação sexual sabe a região íntima, e
  • Em caso de insistência dos sintomas do corrimento vaginal um médico deve ser procurado para investigar a fundo a situação.

Outros Benefícios do Barbatimão

O barbatimão possui ainda diversas outras utilizações. Confira algumas delas:

Ação cicatrizante:  O barbatimão pode ser excelente na cicatrização de feridas. Isso acontece devido a sua ação anti-inflamatório que também diminui os sangramentos. Os taninos presentes na planta forma uma espécie de camada protetora que ajuda na reconstituição dos tecidos e evitando a proliferação de microrganismo que causam infecções. Para obter esse resultado, use as folhas do barbatimão em forma de compressas nas feridas e lesões.

Ajuda dentes e gengivas: o extrato de sua casca possui propriedade que evitam a cárie, gengivite e outras doenças bacterianas na boca. O ideal é utilizar a tintura obtida na casaca da planta.

Doença de Chagas: estudo indicam que a utilização do extrato do extrato alcoólico da casca do barbatimão age de forma efetiva sobre o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Com o uso da planta, foi constatada a diminuição do número de parasitas no sangue dos pacientes. Mais uma utilização benéfica do barbatimão.

Alivia sintomas da gastrite: Os mesmos extratos alcoólicos também ajudam na produção de ácido gástrico, principal causa da gastrite. Assim, o barbatimão pode ter uma ação positiva em gastrite, úlceras e demais inflamações da mucosa do intestino.

Dor de garganta:  O gargarejo com casaca de barbatimão pode produzir efeitos anti-sépticos e auxiliar no combate da dor de garganta.

Como Fazer Chá de Barbatimão

O chá para consumo pode ser feito de uma forma muito fácil. Siga os passos e aprenda como obter esse poderoso remédio natural.

Você vai precisar:

  • 2 colheres de sopa ( ou 20 gramas ) da casca de barbatimão seca e lavada;
  • 1 litro de água filtrada

Como fazer:

  • Leve ao fogo os ingredientes e deixe ferver por 10 minutos. Após desligar o fogo deixe esfriar e repousar com 5 minutos. Após coar o chá de barbatimão poderá ser consumido.
  • Para um adulto, a quantidade indicada de chá de barbatimão que deve ser ingerida diariamente é de três xicaras.

Lembre-se de é preciso cautela ao consumir o chá e de que ele não é recomendado para grávidas pois possui efeito abortivo. Além disso, a depender da quantidade de sementes do barbatimão presentes no chá ele pode causar um certo desconforto e irritação nas mucosas intestinais.

Outro cuidado que é preciso ter é que o excesso de consumo do barbatimão pode reduzir a absorção de ferro pelo corpo. Então, se você possui dificuldade de absorção ou deficiência férrica é aconselhável tomar cuidado com o consumo do chá.

E por aqui encerramos nosso artigo sobre os benefícios do barbatimão. Não deixe de acompanhar novos conteúdos sobre a planta.

 

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *