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Caju Benefícios e Malefícios

O cajueiro (nome científico Anarcadium orcidentali) é uma planta tipicamente brasileira, originária das áreas costeiras do Norte e Nordeste. Acredita-se que da Amazônia, muitas espécies de Anarcadium teriam se irradiado para o mundo. Os indígenas falantes de tupi já conheciam bastante a fruta e a empregavam como complemento em importantes refeições.

A palavra “caju” deriva do tupim “acaiu”, que significa “noz que se produz”. As primeiras descrições de cajueiro por parte dos portugueses colonizadores datam da metade do século XVI. Embarcando em naus portuguesas, a frutas chegou até Madagascar, Quênia, Angola e Moçambique, aonde se incorporou à economia local.

Atualmente, existem aproximadamente 20 variedades do caju, as quais são classificadas de acordo com parâmetros como o formato, a consistência da polpa, a cor e a sensação trazida ao paladar.

Mesmo com a relativa globalização da fruta, o Brasil ainda é considerado o principal produtor e exportador de castanha de caju, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

A castanha de caju, particularmente, possui um óleo no interior da casca, o qual é desprendido quando a castanha é assada. Tal óleo, a partir da 2ª guerra mundial, teria se transformado em um produto industrial de grande relevância.

Assim como o caju (considerado o pseudofruto do vegetal), a castanha (fruto verdadeiro) também possui importantes benefícios para a saúde.

Neste artigo, você conhecerá alguns benefícios e malefícios associados ao consumo de caju, assim como importantes características do pseudofruto.

Então venha conosco e boa leitura.

Caju Características Físicas

A porção do caju vendida como fruta na verdade é um pedúnculo floral, de sabor travoso e cores que podem variar entre o amarelo, vermelho ou ainda roxo-avermelhado. O fruto em si é a castanha.

Em relação ao cajueiro como um todo, este é uma árvore com 5 a 10 metros de altura, cujo tronco (geralmente tortuoso) possui entre 25 a 40 centímetros de diâmetro. A casca desse tronco costuma ser um pouco áspera e ‘rachada’, descamando com facilidade em placas de formato irregular.

O vegetal é considerado perenifólio, ou seja, não perde completamente as suas folhas durante o ano. A copa é baixa, arredondada e ampla.

O florescimento do cajueiro ocorre entre os meses de Junho a Setembro, e a sua frutificação entre Novembro a Janeiro.

Caju Informação Nutricional

1 unidade de caju de tamanho médio contém 37 calorias; 9,7 gramas de carboidratos; 0,2 gramas de proteínas; 0,1 gramas de gordura; e a incrível marca de 1,7 gramas de fibra. Também é possível encontrar vitaminas e minerais, a exemplo do Zinco e da vitamina C.

Castanha de Caju Informação Nutricional

A castanha de caju é mais calórica, no entanto, mais nutritiva que o próprio caju. A concentração de vitaminas e sais minerais também é mais citada dentro da literatura.

Cada 100 gramas de castanha de caju, contém 30,19 gramas de carboidrato; 3,3 gramas de fibra; 43,85 gramas de gordura; e 18,22 gramas de proteínas.

Em relação à concentração de vitaminas e sais minerais, nestas mesmas 100 gramas de castanha estão presentes 0,42 miligramas de Tiamina; 0,06 miligramas de Riboflavina; 1,06 miligramas de Niacina; 0,86 miligramas de Ácido Pantotênico; 0,42 miligramas de vitamina B6; 0,5 miligramas de vitamina C; 37 miligramas de Cálcio; 6,8 miligramas de Ferro; 292 miligramas de Magnésio; 593 miligramas de Fósforo; 660 miligramas de Potássio; e 5,78 miligramas de Zinco.

Caju Benefícios e Malefícios

O caju fortalece o sistema imunológico, os ossos e o sangue, principalmente em razão da vitamina C e do Zinco, os quais também são eficazes na cicatrização de feridas. A variedade de caju na cor amarela é a mais rica em vitamina C, possuindo até aproximadamente 220 miligramas de vitamina C por unidade.

Caju Benefícios
Caju Benefícios

O suco de caju melhora o nível energético do organismo, desempenho físico e atividade cardiovascular, fator que pode ser extremamente favorável para as práticas de atividade física, bem como de relações sexuais de qualidade.

Em relação ao consumo do suco para os praticantes de atividade física, é importante considerar que os aminoácidos de cadeia longa presentes no caju auxiliam na utilização da gordura como fonte de energia, contribuindo, inclusive, para a perda de peso.

A presença de flavonoides na fruta pode ser especialmente favorável como fator de prevenção ao câncer (especialmente o câncer de próstata).

A concentração de carboidratos do caju é inferior á concentração encontrada na castanha; logo, o consumo moderado de caju não oferece riscos aos portadores de diabetes.

O mineral Cobre encontrado no caju, em ação conjunto com os antioxidantes promove uma melhor saúde para pele e cabelos.

Em relação aos malefícios do caju, isoladamente sem considerar a castanha, eles são quase inexistentes. A única recomendação é que seu consumo seja estritamente moderado para as pessoas portadoras de gastrite, uma vez que, na qualidade de ‘fruta’ cítrica, ele pode causar irritações à mucosa gástrica.

Castanha de Caju Benefícios e Malefícios

Em razão da forte presença de antioxidantes, a castanha de caju é capaz de eliminar os radicais livres que causam danos ao organismo. Outros bebefícios incluem a diminuição dos níveis de colesterol ruim do sangue, maior transporte de nutrientes e oxigênio para as células, melhora da atividade do sistema imunológico e das funções neuromusculares.

O transporte de oxigênio para as células dos ossos particularmente é favorecido pela presença do mineral Cobre, o qual também contribui para a saúde dos vasos sanguíneos. O mineral Cálcio auxilia na manutenção da saúde de ossos e dentes, e é um excelente aliado no combate à osteoporose, além da melhora das funções neuromusculares (em conjunto com os minerais Magnésio e Potássio). A saúde dos ossos também é favorecida pela presença do mineral Fósforo.

Entre os malefícios relacionados ao consumo de castanha de caju, é importante ter a consciência de que a mesma deve ser consumida sempre torrada. Caso esteja crua, ela pode liberar uma substância tóxica denominada urushiol, a qual pode desencadear inflamações, urticárias e até mesmo a morte (quando ingerida em altas concentrações).

Outro item é que, apesar da castanha de caju ser uma forte aliada no combate ao colesterol, ela é incrivelmente calórica; dessa forma, seu alto consumo não é favorável para aqueles que desejam perder peso.

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Agora que você já conhece os benefícios e malefícios referentes ao consumo de caju, bem como de castanha; o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Conquiste sua vida. Caju: 5 benefícios dessa poderosa fruta para a saúde. Disponível em: < https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/caju-5-beneficios-dessa-poderosa-fruta-para-a-saude_a1917/1>;

Mundo Boa Forma. 10 Benefícios do Caju- Para Que Serve e Propriedades. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-caju-para-que-serve-e-propriedades/>;

Portal São Francisco. Caju. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/caju>;

Revista Shape. Castanha-de-caju – Benefícios e Malefícios, Valor Nutricional, Preço. Disponível em: < https://revistashape.com.br/castanha-de-caju-beneficios-e-maleficios/>.

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