Home / Plantas / Ameixa Coração de Boi: Benefícios, Características e Fotos

Ameixa Coração de Boi: Benefícios, Características e Fotos

As ameixas são frutas muito amadas por toda a população e consumidas principalmente durante as festas de fim de ano, mais especificamente no Natal e no Ano Novo, sendo por isso considerada uma fruta sazonal.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversas variedades de ameixa diferentes e por isso vale a pena conferir um pouco mais sobre cada uma delas, principalmente se a sua intenção é cultivar em casa a sua própria ameixa.

A ameixa coração de boi é uma variedade que vem ganhando cada vez mais visibilidade no mundo, principalmente porque ela tem características diferentes das outras espécies que estamos acostumados a ver, e por isso é uma fruta extremamente interessante.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a ameixa coração de boi. Continue lendo para saber quais são as características dessa variedade, quais são os benefícios que ela oferece para a saúde, aprender como cultivar essa ameixa em casa e também como aumentar a produtividade dos seus frutos.

Características Da Ameixa Coração De Boi

Como já dissemos anteriormente, essa é uma variedade de ameixa com características peculiares e interessantes, mas ao mesmo tempo ela possui o bom e velho sabor de ameixa que já conhecemos aqui no Brasil.

Essa é uma planta que possui o crescimento enxertado, o que significa que ela se baseia em outras plantas (mais especificamente na raiz) para conseguir crescer e se desenvolver da maneira correta. Além disso, a muda possui porte médio, não medindo mais do que 70 centímetros de altura.

Uma característica interessante dessa ameixa é que ela não é roxa assim como as ameixas comuns que conhecemos, mas na verdade a sua casca é verde claro, muito próxima do branco. Por esse motivo, muitas vezes ela pode ser visualmente confundida com um pêssego, que geralmente possui a casca da mesma cor.

Ameixa Coração De Boi
Ameixa Coração De Boi

Além de tudo isso, ela também pode ter coloração mais puxada para o rosto, e é por isso que essa ameixa é conhecida como coração de boi pela linguagem popular; é importante lembrarmos que a parte interna dessa variedade é mais puxada para o amarelo, no entanto.

Benefícios da Ameixa

Todos já sabemos que as frutas são extremamente importantes para nossa alimentação, principalmente por conta de todos os nutrientes e fibras. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que a ameixa também é uma fruta que oferece muitos benefícios ao nosso corpo, benefícios esses diferentes do que estamos acostumados, já que essa não é uma fruta corriqueira.

Vamos ver agora uma lista com alguns dos benefícios que essa fruta oferece ao nosso corpo.

Benefícios da Ameixa
Benefícios da Ameixa
  • Glicose

A glicose no sangue do ser humano deve sempre estar em níveis controlados, principalmente no caso de pessoas mais velhas. Para isso, é necessário que  esse nível seja controlado por meio da alimentação, e por isso saber quais alimentos consumir é algo extremamente útil.

Alimentos como a banana possuem alto índice glicêmico, o que significa que as moléculas de açúcar são quebradas de maneira rápida e ela não promove saciedade por muito tempo, o que faz com que o nível de açúcar no sangue aumente. No caso da ameixa, ela se trata de uma fruta com baixo índice glicêmico, o que significa que suas moléculas são quebradas de forma lenta e ela promove uma saciedade longa, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Medidor de Glicose
Medidor de Glicose
  • Antioxidantes

Os radicais livres são células que possuem ação maléfica no corpo humano e por isso, precisam de organismos para contê-las. Nesse caso, a amaixe é rica em antioxidantes que, ao combater os radicais livres, estarão combatendo o envelhecimento da pele e também muitos outros malefícios que os antioxidantes oferecem.

  • Fibras Insolúveis

O colesterol negativo (LDL) muito alto com certeza é um dos maiores problemas do século, isso porque ele faz mal para o coração e acaba trazendo muitos outros problemas de saúde. Porém, com certeza quem cuida da saúde e inclui a ameixa da dieta está mais protegido contra isso, já que a fruta é rica em fibras insolúveis que combatem a evolução do colesterol no corpo.

Portanto, com certeza vale a pena incluir a ameixa na sua dieta se você está buscando uma vida mais saudável e uma alimentação mais balanceada, já que ela oferece tantos benefícios para o nosso corpo.

Cuidados Com a Ameixa Coração De Boi

Pé de Ameixa Coração De Boi
Pé de Ameixa Coração De Boi

Cultivar uma planta pode ser muito simples ou muito difícil, tudo depende de quanto conhecimento você tem sobre ela. Por isso, vamos ver agora um pouco mais de informações sobre como você pode cultivar a ameixa coração de boi.

  • Época de plantio

A época de plantio da ameixa coração de boi pode variar, sendo que os melhores meses são entre junho e julho (no inverno) e dezembro e janeiro (no verão). Logo, nas estações de extremos é uma excelente época para se plantar essa variedade.

  • Poda

A poda dessa espécie deve ser feita com bastante frequência. Geralmente, ela deve ser realizada durante o inverno; porém, se o inverno estiver muito rigoroso a melhor opção é esperar um pouco mais e podar no começo de junho, um pouco antes de começar a esfriar.

Aumento Da Produtividade De Frutos

Muda de Ameixa Coração De Boi
Muda de Ameixa Coração De Boi

Muitas pessoas resolvem plantar ameixa em casa para consumo próprio, mas muitas pessoas também fazem isso com a intenção de comercializar, e é por isso que saber como aumentar a produtividade da sua plantação é essencial.

No caso da ameixa, uma excelente ideia para aumentar a produtividade de frutos é variar as espécies. Isso porque cada variedade possui uma época diferente para nascer, e com isso você pode plantar diversas espécies e terá ameixas nascendo durante todo o ano, o que é excelente para a produção.

Portanto, não foque em uma única espécie de ameixa, varie bastante a sua plantação para que você tenha frutos crescendo o ano inteiro sem maiores problemas, basta seguir as nossas dicas que tudo dará certo.

Quer saber um pouco mais sobre outras espécies de ameixa que você pode plantar? Sem problemas! Para isso, leia também em nosso site: Ameixa Japonesa Sanguínea-Benefícios, Características e Fotos

Veja também

Dália Peony-Florescido

Dálias Peony-Florescido: Características, Nome Científico E Fotos

As Dálias são flores surpreendentes, as inúmeras possibilidades de cores tamanhos e formatos são o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *