Home / Natureza / Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que existe uma flor feia? É difícil de acreditar não é verdade? Então fique com a gente até o final para descobrir se existe ou não.

Citando por exemplo as lindas orquídeas que são vistas como vibrantes, delicadas e vistosas, talvez exista uma espécie que pode te surpreender bastante.

Gastrodia Agnicellus

Gastrodia Agnicellus
Gastrodia Agnicellus

Esse é nome de uma orquídea conhecida como a orquídea mais feia do mundo, como pode? É isso mesmo que você leu, muito recentemente estudiosos do Royal Botanic Gardens, Kew nos presentearam com algumas novas plantas.

Essa planta está presente no Madagascar, ela não possui folhas, ela surge de dentro de um caule tuberculado e peludo, durante a maioria do tempo essa planta fica debaixo da terra e só surge novamente quando vai florescer.

Os cientistas descreveram essa nova espécie como não muito atrativa, se parecendo bastante com carne vermelha do lado de dentro e do lado de fora marrom.

Eles ainda explicam como essa planta foi descoberta, contam que na primeira vez encontraram a espécie dentro de uma cápsula de sementes e deixaram por lá. Depois de uns anos eles voltaram lá e resolveram procurar no mesmo local por essa espécie novamente e lá estava novamente a flor marrom, estava camuflada em meio as folhas secas do local. Por este motivo foi um pouco difícil de encontrar essa flor escondida, foi preciso tirar as folhas para encontrar essa espécie.

Curiosamente por conta de seu aspecto estranho e não muito agradável os pesquisadores julgaram que ela poderia ter um cheiro muito ruim semelhante a carne apodrecida, o que não seria tão estranho pois outras espécies de orquídeas que tem sua polinização feita por moscas, contrariando todas as expectativas os pesquisadores se depararam com uma aroma de rosas e meio cítrico.

O ciclo de vida desta orquídea é muito incrível, um caule peludo e diferente dentro do solo, não possuem folhas, a sua flor surge devagar sob sua folhagem.  Ela se abre bem pouco, o suficiente para ser fertilizada, a partir disso a semente gera frutos e a planta se levanta por algo em torno de 20 cm de altura, em seguida se abre e faz a distribuição das sementes. 

O Royal Botanic Gardens, Kew, já descobriram algo em torno de 156 fungos e plantas no mundo todo, as mesmas receberam um nome dado por eles. Como exemplos podemos citar um arbusto de aparência desagradavel no sul da Namíbia, já na Nova Guiné foi descoberto uma parte do mirtilo, além de uma nova espécie de hibisco na Austrália. Mas infelizmente o RGB já identificou que boa parte dessas descobertas já estão em ameaça de extinção por problemas com seus habitat.

Eles afirmam inclusive que pelo menos 40% das espécies de vegetação já se encontram ameaçadas, o que mais tem impactado nisso são os ataques às florestas que não param de crescer, as grandes emissões de gases tóxicos, além de problemas climáticos, sem contar o tráfico ilegal, pragas e fungos.

O ser humano possui um grande poder de distribuição, e isso vem só aumentando causando um grande estrago no planeta  tanto na fauna quanto na flora. São conhecidas 8 milhões de espécies de plantas, ao menos 1 milhão dessas se encontram ameaçadas de extinção por culpa do homem. Por esse motivo alguma ação precisa ser tomada para salvar o nosso planeta.

A Flor Mais Fedida Que Existe

Enquanto a flor mais feia do mundo tem um cheiro agradável, foi descoberta a flor mais fedida do mundo

Na cidade de Batatais muito curiosos foram visitar uma espécie de flor gigante bem fedida e ficaram espantados com o cheiro de carne podre.

Amorphophallus Titanum

Amorphophallus Titanum
Amorphophallus Titanum

Um planta nativa da ásia também conhecida popularmente como flor cadáver foi trazida por um engenheiro agrônomo da cidade de Batatais no interior de SP, mesmo sendo uma planta de clima diferente do Brasil ela cresceu depois de 10 anos sendo cultivada por ele. Importante dizer que o calor só faz piorar o mau cheiro.

Nesse caso não se trata de uma flor feia, mas seu cheiro espanta os curiosos que aparecem por lá para conhecê-la.

Como se trata de uma planta nativa da Ásia, em nosso país é considerada uma flor exótica, é uma espécie gigante com forte odor que só piora no calor, tornando quase impossível chegar perto.

O engenheiro conta que a planta foi um presente, presente de grego eu diria não é verdade?

Esse presente super diferente veio de um amigo americano, que trouxe para ele algumas sementes as quais ele logou plantou em cerca de 5 caixas de água em seu sítio no interior de SP, muito longe de seu habitat natural foi possível que brotasse, das 5 caixas 3 delas brotaram e 2 floresceram.

A flor cadáver é vista em florestas tropicais na Indonésia, local bastante úmido e com temperaturas sem muitas variações ao longo do ano. Ela é muito diferente pois é dona da maior inflorescência de todo reino vegetal, alcançando 3 m de altura e pesando 75 Kg. 

Surpreso com o presente o engenheiro conta que quando ganhou o presente resolveu plantar sem muitas esperanças de que desse certo. Ele não tinha muitas esperanças visto que o Brasil possui um clima completamente diferente de onde a planta é nativa. Dessa forma, sem querer descobriu que é uma planta que se adapta também ao Brasil, pois mesmo muito quente e com muitas variações conseguiu sobreviver.

Nas estações mais frias e mais secas do ano ela adormece. Em uma espécie de dormência suas folhas ficam secas e mantém seu bulbo embaixo da terra. Quando o clima fica novamente favorável ele brota de novo.

Mas quando ela começa a florescer também trás seu cheiro desagradável, quando o sol está muito quente não tem como ficar perto.

É um visual incrível apesar do cheiro ruim, por outro lado tanto o visual quanto o cheiro só duram por 3 dias, depois desse período ela se fecha e só voltará a reabrir 2 ou 3 anos depois.

O que você achou das curiosidades dessas flores tão diferenciadas? Conta tudo para gente aqui embaixo no comentários.

Veja também

Homem e Cavalo

O Que nos Diferencia dos Animais?

Muitas pessoas já podem ter se perguntado em algum momento da vida o que de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.