Qual e a Diferença entre Nicho Ecológico e Habitat?
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os termos nichos ecológicos e habitat, caso você goste de aprender mais sobre diversos assuntos vai gostar muito do post de hoje. Por isso fique com a gente até o final.
Nicho Ecológico
Vamos começar explicando sobre cada um deles, o primeiro termo que iremos conhecer é o nicho ecológico.
Então vamos lá, o nicho ecológico se trata de um grupo de critérios e regras que possibilita a vida de uma espécie no meio em que ela vive. Em resumo, estamos falando do papel que cada ser vivo tem no local em que ele vive.
Essa expressão foi utilizada pela primeira vez no ano de 1917, na verdade algumas expressões foram utilizadas para tratar do mesmo tema. Neste ano esse termo foi descrito como o ambiente em que um ser vivo de certa espécie consegue viver, considerando critérios importantes como a sua fisiologia, sua alimentação e como ela interage com todo o resto. Mais para frente entenderam que o termo se referia ao estilo de vida de um ser vivo em determinado local.
Depois de um tempo o significado do termo ainda passou por uma nova caracterização, foi no ano de 1957 que ele foi descrito como: Condições e recursos básicos de um ser vivo necessários para que ele consiga viver bem.
Sendo assim, além de um grupo de exigências, condições ideais e critérios que sejam favoráveis à vida de um organismo, o nicho ecológico também é responsável pelos impactos e pelo papel do indivíduo dentro do meio que ele se encontra.
Podemos definir também as condições necessárias, os recursos necessários e as interações entre os organismos vivos que garante que todos vivam bem naquele local.
Habitat
Agora vamos definir o habitat, esse que é um termo bem comum quando se trata de ecologia. Quando falamos em habitat estamos nos referindo ao local onde uma espécie vive e segue seu curso natural, em resumo quando usamos este termos estamos falando de um local que tenha tudo o que é necessário para que essa espécie possa nascer, se desenvolver, se alimentar e se reproduzir.
Cada uma das espécies vive em um habitat próprio para ela. Podemos citar como exemplo a onça pintada, o habitat desse animal se restringe a floresta amazônica, mata atlântica, pantanal e o cerrado. Isso ocorre pois é nesses locais que ela encontra as condições ideais de sobrevivência.
O ser humano é um ser tão incrível que é capaz de reproduzir o habitat de muitos animais para que vivam da melhor forma possível, dessa forma eles recriam ambientes bem parecidos com o qual o animal estava acostumado. Podemos dar como exemplo ambientes em zoológicos que abrigam uma série de espécies, e cada uma delas tem seu ambiente recriado o mais parecido possível com o que tinha na natureza.
Um problema comum encontrado na natureza é a destruição do habitat de muitas espécies. Isso acontece quando por alguma intervenção na natureza esse local perde as suas características, ou seja esse habitat foi destruído, essas mudanças podem ser tão destrutivas que acabam com todas as características necessárias para o desenvolvimento de determinada espécie. Na maior parte das vezes é a interferência do homem que causa esses estragos, destruição do ambiente para a construção de vida urbana, desmatamento desenfreado, queimadas criminosas e a pecuária são alguns exemplos de estragos que o homem pode causar na natureza. O impacto disso é a extinção total de diversas espécies existentes, por conta de ações humanas muitos animais desapareceram da terra.
Qual é a Diferença entre Nicho Ecológico e Habitat?
Então vamos lá tentar definir e resumir a diferença entre esses dois termos que apresentamos o significado de cada uma acima.
Então vamos lá, primeiro é do nosso conhecimento que cada organismo vivo está bem adaptado ao local em que está estabelecido. Vamos pensar em um exemplo prático, uma onça. Esse animal que vive nas florestas, nesse ambiente ele se alimenta de capivaras, veados, jacarés e tatus. As onças são animais perigosos e que atacam mesmo sozinhas, são violentas. Como esse animal está no topo da cadeia alimentar o seu maior rival é o ser humano.
Neste breve relato podemos perceber que ele fala sobre o nicho ecológico da onça e o seu habitat. Você conseguiu perceber? Vamos esmiuçar mais essas diferenças.
Quando falamos em habitat estamos nos referindo ao lugar que a espécie vive, ou seja o ambiente em que ela está estabelecida. No caso da onça, o seu habitat são as florestas amazônicas, uma floresta bem úmida e quente.
Já no momento no qual nos referimos ao nicho ecológico, nós estamos dizendo sobre o estilo de vida daquela espécie, como ela se relaciona com o local onde vive, o que ela come, como se reproduz, seus hábitos no dia a dia, quais são os seus predadores na natureza, o que ele precisa fazer para sobreviver ali, como ele preda outros animais e muito mais. Em resumo, o nicho ecológico tem a ver com o papel daquela espécie naquele local.
Quando falamos da onça, do que ela come e de como ela ataca ou é atacada, estamos nos referindo ao seu nicho ecológico.
Vamos tentar outros exemplos, o pinguim imperador. Esse animal costuma viver no gelo da Antártida e nas águas geladas ali em volta. O pinguim imperador se alimenta de peixes e crustáceos, e dos animais marinhos que vivem ali nas águas geladas. Por ali a fêmea bota apenas um ovo, e quem choca o ovo é o macho.
Com base nessas informações podem notar que o habitat do pinguim imperador são as áreas geladas da Antártida. Agora a respeito do seu nicho ecológico é seu estilo de vida, do que se alimenta e reprodução peculiar onde apenas coloca um ovo e quem choca é o macho.