Home / Natureza / Por que a Queima Acaba Prejudicando a Fertilidade do Solo?

Por que a Queima Acaba Prejudicando a Fertilidade do Solo?

O Brasil abriga os maiores biomas que existem no mundo, e consequentemente, essas imensas áreas florestais passam por processos catastróficos, tais como queimadas e devastações.

Quando se fala sobre queimadas, é importante ressaltar que elas podem ser de causa natural, quando o tempo está muito seco e o sol muito intenso, ou podem ocorrer devido às queimas produzidas por empresas ou pequenos produtores no intuito de criar monocultura (essa prática, muitas vezes, é realizada de forma ilegal), ou até mesmo podem ocorrer de forma não-intencional, que é quando uma pessoa provoca um incêndio jogando cigarro ou produtos inflamáveis na mata.

Quando a queima ocorre, ela prejudica muito a fertilidade do solo, pois o fogo irá consumir absolutamente todo o oxigênio existente, e transformará toda a matéria em cinzas e, por consequência, o solo estará impróprio para consumir tais nutrientes.

Para que um solo seja fértil, ele necessita dos nutrientes providenciado pelas próprias plantas, que irão entrar em processo de decomposição e alimentar o solo, tornando-o forte para agregar raízes e distribuir água e demais nutrientes às plantas, gerando assim um ciclo de vida.

Quando as queimadas ocorrem, esse ciclo é interrompido e, se a intenção for a de recuperar o solo, será necessário tomar sérias e longas medidas.

É Possível Recuperar a Fertilidade do Solo Queimado?

Como foi citado anteriormente, é muito plausível que queimadas sejam provocadas intencionalmente no intuito de “limpar” largas extensões de mata para que tal medida seja revertida em um solo para plantio e pastoreio.

Com isso em mente, os responsáveis pelas queimadas possuem a intenção de fazer com que aquele solo deixe de ser infértil, e por isso trabalham em sua recuperação.

No entanto, essa recuperação precisa de muita atenção, pois quanto mais tempo o solo fica sob o efeito da queimada, mais tempo ele irá levar para se recuperar, e se o solo não for trabalhado para deixar de ser infértil, ele estará alheio a nunca mais ser fértil, tornando-se, dessa forma, suscetível a erosões e ressecamento.

Para o solo se tornar fértil novamente, será necessário efetuar a limpeza dos detritos e cinzas, pois as mesmas entopem os canais de acesso entre solo e superfície, além de serem altamente contaminantes, tanto para o solo quanto para rios vizinhos.

Solo Queimado
Solo Queimado

Os primeiros passos para se recuperar um solo depois de queima é a irrigação e posteriores fórmulas químicas de adubagem para que essa recuperação ocorra de forma mais rápida, caso contrário, é possível trabalhar no solo com irrigação e adubação orgânica, porém, o tempo de regeneração será mais longo.

Entenda Como e Por Quê as Queimas Acontecem

A monocultura é um processo que vem crescendo cada vez mais no Brasil, especialmente com a fusão do Ministério da Agricultura com o Ministério do Meio Ambiente que ocorreu mediante decisões tomadas pelo último Presidente da República, onde a balança que gerava determinado equilíbrio entre preservação e consumo fora exonerada e apenas um lado dela dita qual o peso que deve ser proposto.

A prática da monocultura visa o avanço da economia do País em detrimento de sua área natural, onde partes da flora e da fauna são devastadas para que determinado espaço seja cultivado para plantio de uma única espécie de planta, como a soja, por exemplo.

Monocultura
Monocultura

Para que esse processo seja mais rápido e muito mais econômico, muitas empresas, microempreendedores, empresários e agricultores, ao invés de gastar dinheiro com o maquinário e funcionários ideais para realizar esse tipo de serviço, optam por queimar e recuperar as áreas.

O problema mora no fato de que as queimadas não conseguem ser controladas devidamente, e dessa forma, uma área muito maior do que a original é devastada, não obstante a crueldade com toda a vida animal existente em tais lugares.

O pior de tudo isso é que tanto a fauna quanto a flora, além de serem exterminadas, não podem servir nem como adubo para nutrir o solo em que existiam previamente.

Enfim, esse tipo de queimada é uma queimada sancionada e legítima, mas muitas vezes ocorrem de forma ilegal também, porém, não se pode deixar de citar que muitas queimadas podem ser de causa natural também.

Consequências das Queimas Para o Solo

Um solo queimado torna-se rígido e impróprio para consumo de nutrientes, não obstante o fato de não haver nutrientes para consumo.

Micro-organismos e micronutrientes são exterminados e não é possível fazer com que nada seja decomposto, e mesmo que sobre algum resquício de vegetação, o solo não conseguirá absorver, pois sua superfície está seca e intransponível.

O solo fica tão vulnerável que ele começa a se degradar devido à falta de umidade do ar, que fora consumida completamente pelo fogo e transformado em Co2, que é um gás prejudicial para a natureza, humanos e camada de ozônio, e assim o solo, se não for recuperado por instituições do governo ou ONGs ou até mesmo por moradores locais, pode se tornar desértico e dificilmente se tornará cultivável novamente.

Conclusão: Queima Prejudica a Fertilidade do Solo

A queima torna o solo altamente infértil, mas a recuperação é possível, principalmente se for feita de maneira rápida e sábia. Caso contrário, a primeira e maior consequência é a erosão desse solo devido à falta de água presente nele, pois as queimas evaporam toda a água presente sob a superfície da terra.

Outras consequências abundantes das queimas, é o fato de que elas exterminam os nutrientes e a biodiversidade das áreas, principalmente quando há presenças de espécies endêmicas, fazendo com que as mesmas se tornem extintas.

Solo Queimado e Infértil
Solo Queimado e Infértil

Quando se trata das queimas, muito se fala sobre as queimas controladas, proporcionadas por engenheiros agrônomos, onde o nível de queima é controlado e onde é possível fazer com que as próprias cinzas sirvam de nutrientes para o solo.

Esse tipo de queima existe, mas é praticada de forma irregular na maioria das vezes, porque tal prática é realizada por empresas de renome que não visam o lucro em primeiro lugar.

Por outro lado, agricultores e empresários que precisam de espaço, veem nas queimas a forma mais rápida e econômica de se poder plantar e conquistar território.

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *