Home / Natureza / Quais São os Tipos de Calcário e Para Que Serve Cada Um?

Quais São os Tipos de Calcário e Para Que Serve Cada Um?

O calcário pode ser considerado um tipo de rocha sedimentar de carbonato. Ele é frequentemente composto pelos fragmentos esqueléticos dos organismos marinhos, como: corais, foraminíferos e moluscos. Mas, se você acha que a definição é somente essa, está muito enganado! Existem vários tipos de calcário com várias formas de uso.

Os principais materiais que o compõem são a calcita e a aragonita. Eles são formas diferentes  cristalinas de carbonato de cálcio (CaCO 3). A rocha que está intimamente relacionada é a dolomita, que contém uma grande porcentagem de dolomita mineral, CaMg (CO 3 ) 2.

A dolomita, antigamente, era referida como calcário magnesiano. Entretanto, esse termo está agora reservado para dolomitas deficientes em magnésio ou calcários que são ricos no magnésio.

Se você está curioso para saber quais são os tipos de calcário, não deixe de ler o artigo todo! Confira as informações mais relevantes sobre o assunto.

Um Pouco Sobre o Calcário

Aproximadamente 10% de rochas sedimentares são pedras calcárias. A solubilidade do calcário na água e nas soluções ácidas fracas levam a paisagens cársticas. Assim, a água acaba corroendo o calcário em milhões de anos. Grande parte dos sistemas de cavernas é através de rochas calcárias.

O calcário tem vários usos, como:

  • Materiais de construção;
  • Componente básico do concreto, como o agregado para uma base usada em estradas;
  • Pigmento branco;
  • Ingredientes nos produtos, como tinta e creme dental;
  • Matéria-prima química se produzir cal;
  • Condicionador de solo;
  • Adição decorativa popular a jardins de rochas.

A História do Calcário

Os diversos tipos de calcário são comuns na arquitetura. Vários pontos de referência incluem a Grande Pirâmide e seu complexo associado à Gizé. Tantos edifícios foram, e continuam sendo, construídos partindo desse material.

Na ilha Malta, a variedade do calcário que se chama globigerina se mostrou, por anos, o único tipo de material para construção disponível. Ainda se usa com bastante frequência nos vários tipos de esculturas e edifícios.

Esculpidas com os tipos de calcário existem histórias sociais e políticas. Isso ajudou na comunicação das mensagens entre o rei e o povo. O calcário se mostra duradouro, bem como resistente à exposição. É o que dá a explicação para tantas ruínas sobrevivem. Entretanto, é bastante pesado, tornando-o inviável para os edifícios altos. É também relativamente caro para ser usado como material para construção.

Tipos de Calcário

A pedra calcária tinha grande popularidade no fim do século XIX e início do século XX. Trens, bancos, bem como outras estruturas dessa época eram normalmente preparadas com tal material. Os diversos tipos de calcário são utilizados como fachadas para alguns arranha-céus, com somente chapas finas de cobertura, ao invés vez dos blocos sólidos.

Outros Usos Para Calcário

  • É matéria-prima de fabricação de cal rápida (óxido de cálcio), cal cortada (hidróxido de cálcio), cimento e argamassa;
  • O calcário pulverizado se usa como condicionador para o solo no sentido de neutralizar os ácidos (a cal agrícola);
  • É triturado para uso agregado – a base sólida para diversas estradas e também para concreto asfáltico;
  • As formações geológicas do calcário são um dos mais eficientes reservatórios para petróleo;
  • Como reagente na dessulfuração dos gases da combustão, ele reage com dióxido de enxofre no controle para poluição;
  • A fabricação do vidro, nas várias circunstâncias, utiliza os tipos de calcário;
  • Ele é acrescentado à pasta de dente, papel, plástico, tinta, azulejos e muitos materiais, como o pigmento branco, assim como material de enchimento barato.

Alguns Tipos de Calcário

Marga

É quando tem um percentual de argila que fica entre os 35 e 50%. A marga é o carbonato de cálcio ou cal  rico em ou feldspato. Este contém variáveis quantidades de argilas e lodo.

O mineral carbonato dominante em grande parte das margas é a calcita, mas outros minerais carbonáticos, como aragonita, dolomita e siderita, podem estar presentes.

Marga era originalmente um termo antigo, pouco aplicado a uma diversidade de materiais, a maior parte dos quais ocorre como depósitos soltos e terrosos. Estes eram constituídos principalmente por uma mistura íntima de argila e carbonato de cálcio, formada em condições de água doce.

Caliche

Esse é um dos tipos de calcário mais rico no carbonato de cálcio. É formado nos ambientes semiáridos. Essa rocha sedimentar tem um estado natural endurecido de cimento do carbonato de cálcio que se liga a outras matérias, tais como:

  • Gravilha;
Gravilha
  • Areia;
Areia
  • Argila;
Argila
  • Iodo.
Iodo

O caliche geralmente é de cor clara, mas pode variar de branco a rosa claro a marrom avermelhado, dependendo das impurezas presentes. Geralmente ocorre na superfície ou perto da superfície, mas também pode ser encontrado em depósitos mais profundos no subsolo. As camadas variam de alguns centímetros a metros de espessura, e várias camadas podem existir em um único local.

Caliche

No norte do Chile e Peru, caliche também se refere a depósitos minerais que incluem sais de nitrato. Caliche pode se referir a vários depósitos argilosos. Além disso, tem sido usado para descrever algumas formas de quartzito, bauxita, caulinita, laterita, calcedônia e opala.

Tufo

É um calcário esponjoso que se encontra nas águas da fonte por conta da precipitação de carbonato de cálcio. Este é associado à matéria orgânica que resulta das decomposições dos vegetais.

O tufo é um dos tipos de calcário formado quando minerais carbonatos precipitam fora da temperatura ambiente da água. As fontes termais aquecidas geotérmicas às vezes produzem depósitos semelhantes (mas menos porosos) de carbonato, conhecidos como travertino. Fique atento, pois este não deve ser confundido com a fonte termal (termogênica). O tufo, que é calcário, não deve ser confundido com o tufo, uma rocha vulcânica porosa com uma etimologia semelhante.

Mais Alguns Tipos de Calcário

  • Conquífero – É formado por conta da acumulação das conchas e esqueletos;
Conquífero
  • Giz – É um calcário poroso com coloração branca, que se forma pela precipitação do carbonato de cálcio e microorganismos;
Giz
  • Dolomita – É um tipo de mineral com magnésio e carbonato de cálcio;
Dolomita
  • Recife – É um calcário com edificação, resultante da fixação do carbonato de cálcio pelos seres vivos, nomeados como coral.
Recife

Então, esses são os tipos de calcário. Agora que você já os conhece, saberá distinguir quando ver um.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *