Home / Natureza / Para Que Serve a Gema do Ovo? O Que Tem Nela?

Para Que Serve a Gema do Ovo? O Que Tem Nela?

O ovo é consumido pelos humanos há muitos anos, afinal, são importantes fontes de proteínas e excelentes para a saúde. Além disso, nutrem e alimentam. 

O ovo é constituído pela clara e pela gema. A clara do ovo é onde estão a maioria das proteínas, por isso muitas pessoas que estão fazendo academia, consomem apenas a clara e eliminam a gema. 

Porém, poucos sabem que as gemas são importantíssimas para a saúde, ela é rica em propriedades que auxiliam e beneficiam nosso organismo.

Foto de um Ovo Branco
Foto de um Ovo Branco

Veja a seguir o que tem na gema do ovo, do que ela é constituída e os principais benefícios que ela oferece para a saúde humana. 

O Que Tem Na Gema Do Ovo?

A gema do ovo apresenta uma série de vitaminas e propriedades que auxiliam a saúde, rica em colesterol, porém com importantes substâncias. Saiba quais são elas abaixo: 

Ferro

O ferro possui importantes funções no nosso organismo, como formação dos glóbulos sanguíneos, diminui dores e cólicas, além de evitar anemia.

Fósforo

O fósforo é muito Importante na formação óssea e dentária, contra diabetes e também auxilia no tratamento de pedras nos rins.

Vitamina B12

 Essa vitamina é essencial para nosso organismo, já que assim como o ferro, auxilia na formação de glóbulos vermelhos, e além disso, previne a perda de memória.

Gema Do Ovo
Gema Do Ovo

Vitamina A

A Vitamina A está presente em muitos alimentos e também é encontrada na gema do ovo. Ela é capaz de prevenir decorrentes dores corporais, doenças respiratórias, além de aumentar a imunidade, fortalecer a constituição dentária, unhas, fios de cabelo. 

Vitamina E

Contra câimbras, além de aumentar fertilidade, imunidade, aumenta a disposição, contra a fadiga e maior vitalidade. 

Tiamina

A Tiamina é encontrada na gema do ovo e oferece ao corpo humana benefícios como: diminuição de dores musculares, maior oxigenação no cérebro e melhor funcionamento do sistema nervoso. 

Riboflavina

Auxilia na produção de anticorpos, hemácias, desenvolvimento e reprodução das células. 

Biotina

Gema de Ovo na Colher de Pau
Gema de Ovo na Colher de Pau

A Biotina é outra substância importante que está presente na composição da gema do ovo, ela apresenta benefícios como: diminuição de dores musculares, cólicas , além de melhorar o funcionamento do metabolismo. 

DHA

O DHA é um importantíssimo ômega 3. O mesmo que está presente nos peixes, ele auxilia o melhor funcionamento das células e do sistema nervoso, aumentando a conexão entre eles. Em apenas uma gema de ovo são encontrados 18 mg de DHA. 

São muitas as propriedades presentes na gema do ovo, elas oferecem uma série de benefícios para o organismo humano e deve ser consumida sempre que possível! 

Veja a seguir para que serve a gema do ovo e seus principais benefícios para nossa saúde! 

Para Que Serve a Gema Do Ovo?

Todos que fazem academia, ou treinam algum esporte, corrida, caminhada, sabe da importância da clara do ovo, ela é a importante fonte de proteína, mas e quando falamos da gema? 

O problema é que muitos apenas consomem a clara e descartam as gemas, ignorando-as como se não fizessem bem algum. 

Poucos sabem, mas a gema também possui suas propriedades, e consumir um voo inteiro, sem descartar nada, é equivalente a 6 gramas de proteína, muito mais do que consumir apenas a clara, que equivale a 3,6 gramas. 

Veja abaixo por que é importante consumir a gema do ovo, para que ela serve e quais os benefícios que ela fornece ao nosso organismo: 

Auxilia O Sistema Imunológico

Por possuir uma grande quantidade carotenóides, a gema do ovo auxilia a imunidade do corpo humano, eles agem como antioxidantes e combatem diferentes bactérias e microorganismos. 

Essa substância, quando entra no nosso organismo é convertida em vitamina A e combate diferentes males como inflamações, câncer, problemas cardíacos, além de auxiliar o crescimento e a visão. 

Aumenta O Colesterol Bom

Colesterol
Colesterol

O colesterol bom é conhecido como HDL. Muitas pessoas tinham, e ainda tem, medo de consumir ovo devido a grande quantidade de colesterol, porém, cientistas já comprovaram que apenas ⅓ do colesterol é absorvido pelo nosso organismo. 

Desta Maneira, o consumo do ovo é vital para nossa saúde, O colesterol bom, o HDL, é responsável por proteger nosso coração. 

Fortalece Os Cabelos E Unhas

O fato de favorecer os cabelos, unhas, pelos, dentes e estrutura óssea se deve ao fato de ser constituída de biotina, ela evita a flacidez da pele, deixando jovial e mais bonita. 

A biotina é uma importante substância encontrada em diferentes alimentos e também na gema do ovo. 

Cresce os Músculos

como foi dito acima, muitas pessoas consomem apenas a clara do ovo, mas esquecem da gema. Isso se deve ao fato do alto teor de colesterol presente na gema. 

Porém, apenas na clara são encontrados 3,6 gramas de proteínas (mais da metade), com o acréscimo e consumo da gema, o teor proteico sobe para 6 gramas, um aumento considerável de cerca de 40%. 

Ou seja, se você faz musculação ou algum esporte, não jogue fora a gema do ovo, consuma o ovo inteiro e usufrua de todos o benefícios que ele proporciona para nossa saúde. 

Esses são alguns benefícios de consumir apenas a gema do ovo, mas quais são os benefícios de consumir o ovo inteiro? Confira a seguir! 

Benefícios do Ovo

Benefícios do Ovo
Benefícios do Ovo

Consumir um ovo inteiro é muito importante para nossa saúde. O ovo pode ser facilmente encontrado em praticamente todo o Brasil e no mundo. 

Por muito tempo ele foi rejeitado pelas pessoas devido aos mitos que rondavam o alimento, alguns diziam que fazia mal ao organismo, outros que o alto teor de colesterol prejudicava-nos. 

Porém, a ciência já comprovou diversas vezes que não é bem assim, e que o ovo pode e deve ser consumido diariamente. 

Confira abaixo quais são os benefícios do ovo para nossa saúde: 

  • Contra o envelhecimento e rugosidade na pele;
  • Extremamente nutritivo;
  • Ajuda a perder peso;
  • Ajuda a ganhar músculos;
  • Saúde dos ossos;
  • Saúde dos cabelos, unhas e dentes;
  • Contra a anemia;
  • Fortalece o sistema imunológico; 
  • Contra perda de visão e possível catarata. 

Esses são alguns benefícios que o ovo proporciona à nossa saúde se consumido diariamente, além de benéficos, eles são muito nutritivos! 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *