Home / Natureza / O Que São Horizontes Transicionais? Como Eles Acontecem?

O Que São Horizontes Transicionais? Como Eles Acontecem?

O solo é importante para a realização de todo o ciclo da vida no planeta Terra, seja pela ótica dos animais ou pela visão das pessoas. Dessa forma, o certo mesmo é que, ainda que não houvesse agricultura de alto rendimento, com técnicas sofisticadas de uso do solo, árvores e plantas seguiriam nascendo e crescendo, com o ciclo natural acontecendo normalmente.

Todavia, com o tempo as pessoas passaram a estudar cada vez mais os solos de todo o planeta e, assim, se tornaram capazes de maximizar os resultados em determinado ambiente. Para tal, é preciso realizar uma análise muito particular do ambiente em questão, levando em conta quais nutrientes são mais necessários para a cultura que se deseja cultivar.

Dessa maneira, ainda que não se tenha um horizonte agrícola de larga escala, ainda assim é possível fazer uso das técnicas de preparo e cultivo do solo desenvolvidas há bastante tempo e cada vez mais aperfeiçoadas. Você saberia dizer, por exemplo, o que é um horizonte transicional? Como se chega a esse ambiente? Se não, saiba que essa é uma parte importante dos estudos relacionados ao solo, útil para entender como se dá a formação e a estrutura de cada ambiente.

O Que São Horizontes Transicionais?

Há muitos tipos de solo em todo o mundo, com momentos diferentes e estilos diferentes. Dessa forma, como o nome pode indicar, os horizontes transicionais são aqueles em que há a fase de transição de um tipo de solo para o outro. Assim, é nesse horizonte transicional que dois ou mais tipos distintos de solos podem ser misturados, em um processo que pode acontecer de duas maneiras diferentes. Portanto, é possível que se tenha:

  • Horizonte transicional mesclado;

Horizonte Transicional Mesclado
  • Horizonte transicional miscigenado.

Com duas formas diferentes de se ter um horizonte transicional, é possível que as pessoas tenham muitas dúvidas a respeito de como acontece o processo de formação dessas faixas de transição. A grande verdade é que, com o tempo, um solo pode se sobrepor ao outro ou, então, se juntar a outro.

Dessa forma, ainda assim haverá um a faixa em que existirá o momento de transição entre os horizontes, mostrando que não se trata de um único tipo de solo. O processo é bastante útil quando se pretende realizar estudos relacionados a quais tipos de solo existem em um determinado ambiente natural, mostrando bem onde há diferenças.

Horizonte Transicional Mesclado

Como já explicado, há o horizonte transicional miscigenado e o horizonte transicional mesclado, que são duas formas diferentes de se ter uma faixa de transição. No caso do mesclado, o que explica a sua existência é o fato de ambos estarem juntos em uma faixa de solo, realmente coexistindo nesse local.

Não há sobreposição de um sobre o outro, mas há uma fusão total entre os dois tipos de horizontes. Logo, ambos os tipos de solos não preservam as suas características principais, passando a ter detalhes comuns a ambos. Esse tipo de movimento natural faz com que as características mais únicas de cada tipo de solo sejam perdidas, pois a partir daquele momento, ao menos naquele ambiente, o que se tem é um horizonte realmente mesclado.

Os horizontes desse tipo, em geral, são chamados a partir de duas letras, que pode ser: AV, AB, BA, CB e muito mais. No caso, essa é uma maneira simples de apontar que, naquele local, há dois tipos de solos distintos se mesclando e se misturando. Essa é a forma mais comum de mistura de horizontes, pois considera que os solos preexistentes já perderam os seus principais detalhes.

Horizonte Transicional Miscigenado

O horizonte transicional miscigenado é aquele em que se torna possível realizar o serviço de separar os tipos de solos existentes ali. Dessa forma, esse tipo de horizonte transicional faz com que seja mais simples examinar o local, determinando quais são os materiais presentes e quais características pertencem a cada um desses materiais. Embora não seja tão comum, o horizonte transicional miscigenado pode acontecer em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

Quando se trata de falar sobre esse tipo de horizonte transicional, o mais comum é que se use A/B, B/A, C/B, etc. Na verdade, é possível até mesmo que existam mais de dois tipos de solos no horizonte transicional, fazendo com que a análise seja ainda mais complexa. De qualquer forma, é muito interessante analisar como o simples estudo do ambiente, com foco no solo, pode fazer com que se desenvolvam inúmeras questões ligadas ao cenário natural.

Pois, se há um tipo de horizonte transicional, é necessário descobrir o porquê de isso ter acontecido justamente ali, além de entender também como será possível realizar o serviço desejado naquele local – de plantação de alguma cultura agrícola, por exemplo. No fim das contas, a grande questão é que a ciência ajuda cada vez mais o homem do campo.

Formação do Solo

O processo de formação de um solo é chamado de pedogênese, sendo determinante para apontar qual tipo de solo se terá naquele local. Dessa maneira, é interessante considerar o quanto algumas simples coincidências podem mudar o rumo de um certo solo. Quando esse está perto de um grupo de rochas magmáticas, por exemplo, o seu desenvolvimento tende a ser diferenciado em relação a quando está mais próximo de um grupo de rochas metamórficas.

Logo, o fato de chover mais ou menos no local, as temperaturas médias, suas variações e muitos outros detalhes são muito importantes para entender o porquê de um certo tipo de solo ser como é. Na verdade, a pedogênese é também determinante para a questão do horizonte transicional, já que solos diferentes são colocados em contato a todo momento nesse tipo de local.

Assim, é possível que as características sejam alteradas, formando praticamente um novo tipo de solo, como se dá com o horizonte transicional mesclado. Portanto, entender como se altera o comportamento do ambiente, nesse caso, tende a ser uma tarefa interessantíssima e de grande destaque dentro do universo científico. Em todo caso, seja como for, o estudo do solo e das suas variações é bastante importante para a sociedade.

Veja também

Armillaria Ostoyae

Tipos De Fungos: Espécies Com Nomes, Fotos E Curiosidades

Os fungos são organismos eucarióticos, ou seja, possuem, em suas células, material genético (DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *