Home / Natureza / Densidade do Solo: Importância

Densidade do Solo: Importância

Medir a densidade do solo é muito importante, principalmente se você está pensando em começar a plantar. Caso não tenha nenhum especialista para te auxiliar, não se preocupe. Aqui, você terá informações muito precisas para começar o seu projeto!

Continue com a leitura do artigo e veja como é importante a densidade do solo!

Densidade

O que é: A densidade é um indicador da compactação do solo. É calculado como o peso seco do solo dividido pelo seu volume. Este volume inclui o volume de partículas do solo e o volume de poros entre as partículas do solo. A densidade a granel normalmente é expressa em g / cm³.

Por Que Ela é Importante?

A densidade reflete a capacidade do solo de funcionar para suporte estrutural, movimento de água e soluto e aeração do solo. Densidades acima dos limiares indicam função prejudicada.

A densidade também é usada para converter entre peso e volume de solo. É usado para expressar medidas físicas, químicas e biológicas do solo em uma base volumétrica para avaliação da qualidade do solo e comparações entre sistemas de manejo.

Isso aumenta a validade das comparações, eliminando erros associados a diferenças na densidade do solo no momento da amostragem.

Problemas Específicos que Podem ser Causados ​​Pela Falta de Cuidado

A alta densidade aparente é um indicador de baixa porosidade do solo e compactação do solo. Pode causar restrições ao crescimento das raízes e à má circulação de ar e água através do solo.

A compactação pode resultar no enraizamento superficial das plantas e no baixo crescimento das plantas, influenciando o rendimento das culturas e reduzindo a cobertura vegetal disponível para proteger o solo da erosão.

Ao reduzir a infiltração de água no solo, a compactação pode levar a um aumento do escoamento e da erosão de terras em declive ou solos encharcados em áreas mais planas.

Em geral, alguma compactação do solo para restringir o movimento da água através do perfil do solo é benéfica sob condições áridas, mas sob condições úmidas, a compactação diminui os rendimentos.

As práticas a seguir podem levar a uma baixa densidade aparente:

  • Consistentemente arando ou empilhando na mesma profundidade;
  • Permitindo o tráfego de equipamentos, especialmente em solo úmido;
  • Usando uma rotação de cultura limitada sem variabilidade na estrutura da raiz ou na profundidade do enraizamento;
  • Incorporando, queimando ou removendo resíduos da colheita;
  • O sobrepastoreio de plantas forrageiras e o desenvolvimento de áreas e trilhas de pecuária e;
  • Uso de equipamentos pesados ​​para preparação de canteiros de obras ou alisamento e nivelamento de terrenos.

O Que Você Pode Fazer

Qualquer prática que melhore a estrutura do solo diminui a densidade do solo. No entanto, em alguns casos, essas melhorias podem ser apenas temporárias.

Por exemplo, o preparo no início da estação de crescimento diminui temporariamente a densidade do solo e perturba as camadas compactadas do solo, mas as viagens subsequentes pelo campo por equipamentos agrícolas, eventos de chuva, animais e outras atividades de perturbação podem recompactar o solo.

Nas terras cultiváveis, as soluções em longo prazo para a densidade e os problemas de compactação do solo giram em torno da diminuição da perturbação do solo e no aumento da matéria orgânica.

Um sistema que utiliza plantas de cobertura, resíduos de culturas, grama perene e/ou lavoura reduzida resulta em aumento da matéria orgânica do solo, menor perturbação e menor densidade aparente.

Além disso, o uso de sistemas multi-culturas envolvendo plantas com diferentes profundidades de enraizamento pode ajudar a quebrar as camadas compactadas do solo.

O Que Fazer Para Reduzir a Probabilidade de Alta Densidade e Compactação?

Algumas medidas de precaução podem ser tomadas, como por exemplo:

  • Minimizar a perturbação do solo e atividades de produção quando os solos estão molhados;
  • Use estradas ou linhas de campo designadas para o tráfego de equipamentos;
  • Reduza o número de viagens pela área;
  • O subsolo para interromper as camadas compactadas existentes e;
  • Use práticas que mantenham ou aumentem a matéria orgânica do solo.

Os sistemas de pastoreio que minimizam o tráfego e a pecuária, fornecem áreas de uso protegidas e aderem a alturas mínimas de pastagem recomendadas, reduzindo a densidade do solo, evitando a compactação e fornecendo cobertura do solo.

As práticas de conservação que resultam em densidade favorável à função do solo incluem:

  • Rotação de Culturas de Conservação;
  • Colheita de Capa;
  • Lavoura Profunda;
  • Pastagem prescrita;
  • Gestão de Resíduos e Plantio Direto;
  • Estratégias para reduzir a compactação do solo.

A melhor maneira de gerenciar a compactação do solo é impedir que isso aconteça. O velho ditado de “ficar fora do campo até que esteja apto para funcionar” ainda se aplica.

No entanto, as possíveis repercussões econômicas severas de atrasar o plantio, a colheita ou outras operações podem superar os danos ou perdas por compactação.

O dilema que os agricultores enfrentam em uma primavera úmida ou em um outono não é fácil de resolver. Como os agricultores precisam estar no campo em condições de umidade do solo abaixo do ideal, minimizar ou controlar a compactação é a melhor opção de gerenciamento.

Isso inclui a redução da carga por eixo, a inflação adequada e o tamanho dos pneus e a aplicação de nutrientes para maximizar a disponibilidade. Inflar os pneus à pressão de ar adequada reduzirá a compactação da superfície, enquanto a redução das cargas no eixo reduzirá a profundidade da compactação.

Seu solo é o seu recurso mais importante ao cultivar uma safra saudável e lucrativa.

Para prevenir a compactação do solo, você deve:

  • Aumentar a capacidade de infiltração e armazenamento de água;
  • Aumentar a pontualidade das operações de campo;
  • Diminuir o estresse nas raízes das plantas;
  • Diminuir o potencial de doenças.

Como gerenciar a compactação do solo Um dos fatores mais importantes para diminuir o potencial de compactação do solo é permanecer fora do solo quando estiver molhado. Infelizmente, isso nem sempre é possível, pois geralmente limita as oportunidades de trabalho de campo. Enquanto a compactação não pode ser eliminada, ela deve ser gerenciada.

Veja também

Alternância de Gerações

O que é Ciclo de Vida com Alternância de Gerações?

Genética e reprodução são dois dos temas mais conhecidos pelos brasileiros quando se fala em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *