Home / Natureza / O Que é o Poder Tampão do Solo? Para Que Serve?

O Que é o Poder Tampão do Solo? Para Que Serve?

Na química, o poder tampão do solo é a quantidade de ácido ou base que uma solução tamponada pode absorver antes que seu pH comece a mudar significativamente. A capacidade de proteger um solo é importante para determinar como seu pH mudará.

Mas existem muito mais coisas envolvidas neste processo que você pode descobrir lendo todo o artigo a seguir.

O Que É Poder Tampão Do Solo?

Poder Tampão
Poder Tampão

Também conhecida como capacidade de amortecimento, o poder tampão do solo ajuda a estabilizar o pH quando um elemento ácido ou alcalino é adicionado ao solo. Suas mudanças podem afetar as plantas, diminuindo a fração de nutrientes disponíveis para elas.

Na química, um buffer ou sistema buffer é um sistema que pode manter o pH constante. No caso do solo, essa capacidade é importante para determinar como esse valor será alterado.

O poder tampão do solo ajusta a acidez para não interferir na disponibilidade dos 17 nutrientes, como:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Óxido de alumínio;
  • Entre outros.

Para que os nutrientes estejam disponíveis no solo para que as plantas possam tomá-los, é necessário elevar o pH entre 5 e 6,5. Nessa faixa, todos os elementos da terra ou aqueles que se aplicam, conseguem ser absorvidos pela planta.

Os Níveis De pH

Níveis De pH
Níveis De pH

Existem vários minerais que ajudam a amortecer as mudanças no pH. Por exemplo, quando altos, os óxidos de cálcio, magnésio e potássio, juntamente com os carbonatos, ajudam. Por outro lado, quando é ácido, são fornecidos óxidos de alumínio e hidróxidos de ferro.

Em níveis intermediários de pH, a matéria orgânica, as reações minerais do tempo e as reações de troca ajudam a amortecer o solo.

O poder tampão do solo mais alta significa que ele pode absorver mais ácido e/ou base sem alterações significativas no pH. Em geral, os solos argilosos podem amortecer mais do que os arenosos e tendem a conter mais matéria orgânica.

Se estiver baixo, pode ser observado fisicamente quando há muita matéria orgânica. No entanto, embora um exame visual permita identificar se há alta acidez, análises laboratoriais são feitas para determinar em que quantidade e saber quanto é necessário para alterá-lo.

Também funciona quando há fumigação. Por exemplo, dependendo da dureza da água, são aplicadas substâncias tampão para tentar neutralizar e tornar o herbicida eficaz.

As substâncias tampão podem ser alteradas, se o pH for ácido, para que ele reaja com o alumínio, como a cal. No outro lado, há substâncias no mercado como adjuvantes, que são corretivas para modificar a dureza da água.

Características Do Poder Tampão Do Solo

Vários minerais no solo ajudam a amortecer as mudanças no pH quando um ácido ou base é adicionado. Com alto pH, óxidos de cálcio, magnésio e potássio, juntamente com carbonatos, ajudam a atenuar as alterações de pH.

Com pH ácido, óxidos de alumínio e hidróxidos de ferro atuam como agentes tampão. Em níveis intermediários de pH, a matéria orgânica do solo, as reações minerais do tempo e as reações de troca ajudam a amortece-lo.

Função

O poder tampão do solo mais alto significa que ele pode absorver mais ácido e/ou base sem uma mudança significativa no pH. Em geral, os solos argilosos têm um poder tampão mais alto que os solos arenosos e uma tendência a conter matéria orgânica, aumentando a capacidade do tampão.

Significado

O poder tampão do solo é importante porque ajuda a estabilizar o pH. Suas mudanças podem afetar as plantas de várias maneiras, especialmente diminuindo a fração de nutrientes disponíveis, aumentando a absorção de minerais indesejáveis, como o alumínio.

Tampão do pH do Solo

Os solos arenosos acidificam mais rapidamente devido à menor capacidade de tamponamento. Contudo, o pH pode ser recuperado mais rapidamente com a aplicação de menos cal em comparação com os solos argilosos.

A capacidade de buffer de um solo indica sua capacidade de resistir à mudança de pH. Os íons hidrogênio no solo estão presentes na solução e adsorvidos na superfície.

O pH mede a concentração de íons hidrogênio na solução. Os solos diferem no número de locais de superfície capazes de acomodar íons hidrogênio. Solos com um grande número desses locais são capazes de resistir a mudanças na concentração de íons hidrogênio. Portanto, têm uma alta capacidade de tamponamento.

Solo Arenoso
Solo Arenoso

Solos com uma alta proporção de argila ou matéria orgânica têm um número maior de locais de superfície capazes de reter íons hidrogênio e são capazes de resistir a uma diminuição no pH.

No entanto, uma vez ácidos, solos altamente tamponados são capazes de resistir a um aumento no pH. Quando os íons hidrogênio na solução são neutralizados pela cal, os das superfícies são liberados na solução para manter o equilíbrio e resistir ao aumento do pH.

Solos melhor tamponados são mais lentos para acidificar, mas requerem mais cal para elevar o pH quando acidificam.

Sistemas De Poder Tampão Do Solo

PH é a característica mais útil e mais informativa do solo. A disponibilidade de nutrientes, saturação de bases, CEC, estrutura do solo, atividade microbiana, mineralização, decomposição etc. dependem do pH.

A diminuição lenta do pH dependente da mudança dos sistemas tampão. Isso é uma característica essencial do solo e, portanto, essencial à natureza terrestre.

Enquanto o solo contiver cálcio, o pH é 8 e, após, a troca assumirá o controle liberando cátions absorvidos. A um nível de pH de 4, o solo é saturado com cátions ácidos. Após a dissolução dos últimos óxidos de alumínio, o tampão de ferro assume o controle.

Em solos arenosos pobres em nutrientes, a matéria orgânica é o único tampão significativo. A erosão mineral não será capaz de igualar a acidificação devido à falta de minerais argilosos.

Poder Tampão Do Solo
Poder Tampão Do Solo

O feedback negativo é causado pelas condições ácidas e baixa atividade biológica, inibindo a mineralização e criando condições para a formação de uma camada de charneca.

O pH e as condições anóxicas resultam em uma alta concentração de cátions divalentes e trivalentes, principalmente:

  • Manganês;
  • Ferro solúvel (íons ferrosos);
  • Íons de alumínio.

Em níveis de pH em torno de 3, esses cátions ácidos aparecem em uma forma disponível para as plantas.

E então, o poder tampão do solo ficou entendido? Busque saber um pouco mais acerca do assunto e se certifique de cuidar bem de onde cultiva suas plantas.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *