Home / Natureza / Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até o final desse post para não perder nenhuma informação.

Não podemos deixar de falar de uma fruta tão popular no nosso país, não é verdade? A banana está presente na casa de todo brasileiro sem distinção, uma fruta barata e muito gostosa que pode ser encontrada em todo país com muita facilidade. Você sabia que a origem da banana é asiática? Pois é, ela se adaptou muito bem ao clima do brasil e virou unanimidade entre os brasileiros, uma fruta barata, saudável e que vai bem com tudo.

Para encher ainda mais os nossos olhos essa fruta ainda conta com uma variedade grande de opções que tem cores, formatos, tonalidades e até sabores diferenciados. Todas as opções disponíveis são extremamente nutritivas, ricas em fibras, vitaminas, carboidratos, potássio e antioxidantes. Além de tudo isso, ainda são muito práticas, só descascar e comer. Existe um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que calculou que o brasileiro come algo em torno de 25 Kg de bananas por ano cada um.

Quantas Bananas Se Pode Comer Por dia

Mulher ao Lado das Bananas
Mulher ao Lado das Bananas

O consumo dessa fruta é muito seguro para a maior parte das pessoas, desde que o consumo seja moderado assim como qualquer outro alimento. Cada pessoa tem uma necessidade individual, podemos dizer que em média a população em geral pode comer uma banana por dia. Em um cenário perfeito as pessoas deveriam comer ao menos três bananas por semana para se beneficiar de suas vantagens.

Um alerta especial vai para portadores de algum tipo de doença nos rins, para esses o consumo deve ser mais restrito devido a sua alta quantidade de potássio que pode sobrecarregar o órgão. Isso pode acontecer porque grande parte de pessoas com essa doença tem dificuldade de regular o potássio no organismo da maneira correta. Para esses o ideal é conversar diretamente com seu médico para saber qual a quantidade adequada.

Outras pessoas que devem ficar ligadas são os diabéticos, devem ter atenção a quantidade consumida. O ideal é que os portadores dessa doença procurem não consumir bananas muito maduras, pois essas costumam ser ainda mais doces por ter frutose concentrada. Para estes vale a mesma recomendação conversar com seu médico e nutricionista para uma avaliação mais individualizada.

Embora raro algumas pessoas relatam sentir dor de cabeça depois de comer bananas, isso acontece em algumas pessoas que têm algum tipo de alergia a esse alimento.

Embora algumas ressalvas, não podemos negar que a banana é cheia de nutrientes benéficos ao ser humano, oferece muitos benefícios quando consumidas dentro de uma dieta bem equilibrada. 

Benefícios da Banana na Alimentação

Fruta Amiga do Coração

A fruta banana é rica em potássio, esse é um mineral fundamental para o bom funcionamento do coração. Esse alimento age em nosso organismo equilibrando a quantidade de água presente em cada célula, funciona também compensando o excesso de sal na corrente sanguínea. Quando existe excesso de sal no organismo, essa pessoa pode desenvolver a famosa pressão alta, que é um conhecido risco para problemas cardíacos. Isso ocorre pois muito sal acumulado no sangue faz pressão nos vasos.

O potássio é um importante mineral que ajuda o organismo a eliminar o sol através da urina. Por esse motivo a banana é conhecida por reduzir o risco de infartos e AVC, quando consumida na quantidade correta.

Existe uma pesquisa realizada com cerca de noventa mil mulheres que já entraram na menopausa, nessas mulheres a ingestão de mais potássio diminuiu bastante o risco de AVC. Além dessas informações, ainda foi identificado que ao menos 240 mil mulheres tiveram menor chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

Favorecendo Seu Sistema Digestório

A banana também possui flavonóides que agem protegendo o estômago. A banana mais rica nesse antioxidades é a banana verde. A banana verde possui diversos benefícios, um deles é a melhora na função intestinal, pois possui amido e fibras.

A banana é uma fruta rica em fibras que funcionam regulando o intestino, elas se prendem às toxinas e aos resíduos naquela região e ajuda com que sejam eliminadas nas fezes. Outra função benéfica da banana é em casos de diarreia e vômitos, pois ajuda na reposição do potássio perdido e é um alimento de fácil digestão.

Age Diminuindo a Fome

É uma fruta que aumenta a sensação de saciedade pois contém muita fibra que agem prorrogando o esvaziamento do estômago, dando menos fome. Por esse motivo ela é muito utilizada em dietas para perda de peso, já que ela ajuda a diminuir a fome. No caso da banana verde por exemplo muito utilizada são ricas em amido e fibra pectina que dão mais sensação de saciedade.

Contra o Mau Humor

Você sabia que alguns alimentos podem ajudar na regularização do humor e na sensação de bem estar? Um deles é a nossa banana, rica em triptofano que é um aminoácido que ajuda no processo da serotonina, chamado também de hormônio da felicidade.

A banana também tem muita vitamina B6 que ajuda a regularizar o sono, além de ser rica em magnésio que age diminuindo a tensão dos músculos. Por esse motivo também pode reduzir a ansiedade.

Contra Câimbras e Dores no Corpo

Banana Contra Câimbras
Banana Contra Câimbras

Esse é um benefício que muita gente conhece, algumas pessoas já sabem que para evitar a terríveis câimbras precisam comer bananas. Isso acontece pois uma das causas das câimbras é a falta de potássio, magnésio, cálcio e sal  no organismo, pois são importantes minerais. Comer banana ajuda a repor esses minerais.

Por isso é interessante comer de uma a duas bananas antes de praticar exercícios, além de reduzir as cãibras vai diminuir também as dores musculares pós treino.

Bananas Para Enxergar Melhor

Você sabia que as bananas podem melhorar sua visão? Isso acontece pois são ricas em vitamina A, nutriente essencial para nossos olhos. Melhora para ver a noite, preserva as membranas dos olhos, previne o desgaste macular que ocorre especialmente em pessoas idosas.

Outros Benefícios Ainda em Pesquisa

Estudiosos estão pesquisando a possibilidade da banana ajudar a prevenir a leucemia, essa ideia surgiu depois de associarem a lectina presente na fruta a esse benefício. Mas ainda precisam de mais estudos para confirmar.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.