Home / Natureza / Canyons Brasileiros em MG

Canyons Brasileiros em MG

De certo, os Estados Unidos possuem um dos canyons mais famosos e belos do mundo, conhecido por todos como o Grand Canyon. Mas não é apenas lá que existe tal beleza para ser admirada, também temos aqui no Brasil, sabia? Inclusive, em várias regiões brasileiras, é possível ter passeios pelas rochas e ter acesso às mais belas e incríveis vistas do país. Áreas propícias para se fazer uma trilha, cercadas de belas paisagens, os canyons brasileiros são excelentes para que curte uma aventura nas alturas.

Dentre as regiões mais famosas, estão a Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, local aonde pode ser encontrado o maior canyon presente na américa do sul. E é sobre os canyons brasileiros que falarei neste artigo, principalmente o canyon mineiro.

Os Canyons de Furnas em Capitólio

Conhecida como a “Cidade Rainha dos Lagos”, Capitólio é um pequeno município localizado em uma área bastante privilegiada de Minas Gerais, a qual encontra-se entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, regiões que quando se encontram, formam algumas das paisagens mais imponentes e lindas, não só do estado, mas também do país. Esta região ficou então conhecida como os Canyons de Furnas. Área repleta de atrativos naturais, sendo inclusive um dos lugares mais belos e prazerosos para turismo e passar as férias com a família. Fica a dica! ?

Ela também é conhecida como o “Mar de Minas”, de forma que o Lago de Furnas é o principal atrativo do município, isso pelo fato dele possuir o maior número de embarcações do estado de Minas Gerais. Como disse anteriormente, é uma bela cidade para passar as férias, repleta de atrações históricas e culturais que podem agradar a todos os gostos. A região é composta por belezas surpreendentes, como cachoeiras, piscinas naturais, montanhas fascinantes que são propícias para trilhas, trekking, cavalgadas, dentre muitas outras possibilidades de aventuras.

Os canyons são aqui, canais rodeados por paredões que formaram piscinas naturais de água cristalina, fazendo parte do imenso lago artificial de águas verde-esmeralda que dão a majestosa forma do “Mar de Minas”, considerado o maior espelho d’água do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados, sendo ele maior que a própria Baía de Guanabara, disposta no Rio de Janeiro.

A riqueza presente na beleza dessa região não teve ação apenas da natureza, mas por incrível que pareça, teve a ação do homem envolvida, sendo em grande parte na construção da barragem da usina hidrelétrica de Furnas, de forma que mesmo tendo gerado problemas, como a desocupação de milhares de habitantes e também o alagamento de muitas áreas férteis recentemente, ela tem o seu crescimento econômico com base no turismo. Mas não só foi só a origem do Lago de Furnas, como também a criação do incrível cenário dos Canyons de Capitólio que atraem turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Turistas em Canyons de Furnas em Capitólio
Turistas em Canyons de Furnas em Capitólio

Diante da imponência representada pelos canyons da represa de Furnas, qualquer pessoa que se aproxime, se sente minúsculo, mas também, maravilhado com a sua beleza. Os passeios realizados de barco pelas águas do lago são entre paredões de mais de vinte metros de altura, de forma que a medida que você vai se aproximando, começa a ver fendas, as quais abrem espaço para uma vista deslumbrante de cachoeiras com inúmeras quedas d’água sucessivas.

Essa vista, você pode ter certeza que é um verdadeiro espetáculo da natureza com raríssima beleza, e é uma das quais você nunca se arrependerá de presenciar! É imprescindível fazer um passeio de barco para conhecer os canyons quando for visitar Capitólio, não deixando de visitar também as cachoeiras que são encontradas por dentro dos paredões.

Cachoeira Lagoa Azul

Uma das cachoeiras mais procuradas é a do Lago Azul, que também é o cartão-postal da região por conta de sua beleza inigualável com duas quedas d’água que formam uma piscina natural das mais belas com tons esverdeados. Além dela, pode ser vista também a cachoeira da Cascatinha, que possui diversas quedas com pequenos poços parecidos com banheiras de hidromassagem.

Cachoeira Dicadinha

Outra das cachoeiras mais belas e populares é a Dicadinha, que é formada por um tipo de rocha chamada São Tomé, a qual dá uma coloração levemente alaranjada às suas águas e cria uma paisagem diferente dos outros presentes na região. Mesmo ela sendo uma belíssima cachoeira, é pouco procurada pois fica mais afastada e não possui estrutura para visitantes.

Cachoeira Fecho da Serra

Esta cachoeira é uma excelente opção para quem busca se refrescar, pois ela possui inúmeros poços para banho, além é claro, de trilhas que levam até uma das quedas que deságuam no lago de furnas. Ela fica situada às margens da rodovia sentido barragem e possui bar e camping.

Não podendo deixar de fora ainda, tenho que falar sobre o “Paraíso Perdido”, que é um complexo rodeado por canyons e que possui uma sequência de cascatas, cachoeiras e cerca de aproximadamente 18 piscinas naturais! Quem é apaixonado por ecoturismo e ainda mais, que é apaixonado por esportes radicais e praticar atividades como trilhas, mergulho, tirolesa, acampamento e com certeza, o rapel.

Claro que a região não é composta apenas por cachoeiras, mesmo elas sendo bastante atrativas. Uma outra área que pode ser interessante visitar é o Parque Nacional da Serra de Canastra, que é uma das grandes belezas naturais do Brasil. Nele encontram-se as nascentes do Rio São Francisco que, após se alinharem em pequenos córregos, formam piscinas naturais e a famosa Cachoeira Casca D’Anta, que possui 180 metros de altura.

Ela possui fauna e flora exuberantes, estando o parque localizado a exatamente 70 km de distância do Engenho da Serra Hotel e EcoResort. Esta sem dúvidas também é uma excelente opção de passeio, principalmente para observar as plantas nativas, as flores de rara beleza e animais silvestres, como o lobo guará, o tatu canastra e o veado campeiro no seu habitat natural.

Veado Campeiro no Meio do Mato
Veado Campeiro no Meio do Mato

Com isso eu finalizo a viajem por Minas Gerais, a qual o intuito maior foi falar um pouco sobre a beleza natural que existe e sendo esta uma excelente oportunidade de estar em meio a natureza junto à família. Espero que tenha gostado, até a próxima!

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *