Home / Natureza / Introdução à Ecologia – Conceitos Básicos

Introdução à Ecologia – Conceitos Básicos

Ecologia é um dos assuntos mais cobrados em vestibulares por todo o Brasil, inclusive no próprio ENEM. Sendo assim, as escolas e cursinhos tendem a focar muito nessa área da Biologia. Apesar de ser extremamente importante para conseguir ir bem nesses vestibulares e entrar em uma boa faculdade, esse assunto na realidade tem uma importância ainda maior que isso.

Entendermos pelo menos os conceitos básicos de ecologia pode fazer uma grande diferença em nossas vidas, dando uma maior perspectiva de como cada coisa no planeta realmente funciona e se relaciona. É um assunto muito abrangente e que pega diversas áreas, que vão desde ciclos biogeoquímicos até taxonomia animal.

De qualquer forma, para entender tudo direitinho lá na frente, é preciso antes entender seus diversos conceitos básicos e o que cada um deles representa nesse assunto. Dessa forma, trouxemos a maioria e os mais importantes para você ficar antenado, seja para o vestibular ou só por curiosidade e conhecimento.

O Que é Ecologia e Sobre o Que se Trata?

Mas afinal das contas, o que é a ecologia? A ecologia é uma área da Biologia que trabalha com o estudo das relações dos seres vivos com o meio e entre si. Olhando o significado da palavra, que tem origem grega, ecologia significa “estudo da casa”, sendo a casa representando o habitat dos seres.

Ao tratar sobre relações, a ecologia acaba indo bem afundo sobre todo o funcionamento da natureza, afinal, tudo está coligado. É interessante saber que não é nem de longe uma ciência isolada, ao se tratar de animais e outros seres vivos, você precisa entender outras áreas da biologia que explicam muito mais.

Agora que entendemos melhor o que realmente se trata a ecologia, podemos de fato iniciar nosso estudo nessa área, explicando seus conceitos básicos e tudo que você precisa saber para a introdução dessa matéria.

Os Níveis de Organização

Uma das primeiras coisas que você verá na Ecologia são os níveis de organização do planeta. Como já dissemos, você estuda desde os seres vivos até o meio, então é preciso categorizar tudo isso de uma forma hierárquica. Veja como tudo se compreende e a posição geral hierarquica:

  • Átomos -> Moléculas -> Células -> Tecido -> Órgão -> Sistemas -> Organismos -> População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera.

Longo, né? Mas de extrema importância para entendermos tudo correto. Entretanto, por se tratar da relação dos seres vivos entre si e com o meio, o estudo na ecologia começa a partir de população até biosfera. Os outros anteriores são estudados em diferentes assuntos da Biologia.

Níveis de Organização da Ecologia
Níveis de Organização da Ecologia

De forma geral, a população é o conjunto de organismos de uma mesma espécie e que vivem em uma mesma área. A comunidade trabalha com o conjunto de diversas populações que vivem na mesma área. O ecossistema junta a comunidade com o meio abiótico (sem vida). E a biosfera, maior nível corresponde a todos os seres vivos junto com o meio ambiente.

É muito importante antes de seguir a diante o estudo entender exatamente tudo isso e saber como trabalhar cada organismo para ter uma noção de onde ele está inserido nesses contextos.

Conceitos Básicos da Ecologia

Depois de entender os níveis de organização, podemos seguir em frente e entrar nos conceitos básicos da ecologia. Apesar de serem básicos, requerem sua atenção ao máximo para guarda-los na memória.

  • Habitat: esse é aquele termo que todo mundo escuta pelo menos uma vez na vida. Habitat é basicamente o endereço do ser vivo. Onde ele habita, e todo o resto.
  • Nicho Ecológico: as pessoas tendem a confundi-lo com o habitat por algum motivo. O nicho é, de forma geral, a profissão daquele ser vivo. Seus hábitos, alimentação, reprodução, tudo que ele faz diariamente e o caracteriza.
  • Biótopo: é a área onde uma comunidade vive.
  • Fatores bióticos: seres vivos (bio=vida).
  • Fatores abióticos: componentes tanto físicos, quanto químicos que fazem parte do meio (a=sem; bio=vida)
  • Bioma: é um espaço geográfico no qual o que o caracteriza são seus fatores climáticos, solo, altitude e outros fatores.
  • Equilíbrio Ecológico: os seres vivos de forma geral tendem a manter-se em equilíbrio ecológico quando são entregues a natureza. Com basicamente o “ciclo da vida”.
    Equilíbrio Ecológico
    Equilíbrio Ecológico
  • Cadeia alimentar: outro conceito muito importante e cobrado em provas por aí. A cadeia alimentar mostra a relação de quem se alimenta do que e de quem. Mas a verdadeira importância é sobre como a energia e a matéria é passada de ser para ser. Logo entenda alguns outros conceitos relacionados a cadeia:
  • Produtores: são algas e plantas que por serem fotossintetizantes, produzem seu próprio alimento.
  • Consumidores: são aqueles animais que se alimentam de seres produtores ou de outros consumidores. Podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim por diante de acordo com sua posição na cadeia alimentar.
  • Decompositores: estão sempre no final de cada cadeia alimentar. São seres (maioria bactérias e fungos) que ajudam na decomposição de outros seres vivos. Eles são extremamente importantes para a nossa sobrevivência no planeta.
  • Teia alimentar: é o conjunto de cadeias alimentares que se interligam de uma forma ou de outra.
  • Ciclos biogeoquímicos: é o ciclo da matéria e da energia. Mostram todo o processo desses dois que entram e saem do ambiente de forma a continuar com a vida dos seres vivos. Os principais são: ciclo do carbono, da água, do nitrogênio e do oxigênio.
  • Pirâmide Ecológica: é uma representação gráfica de como é passada a energia e matéria de ser vivo para ser vivo.
  • Relações ecológicas: são as relações de um ser vivo com outro ser vivo. Podem ser da mesma espécie (intraespecíficas) e indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas). Assim como também podem ser divididas em harmônicas e desarmônicas.

E esses são os principais conceitos básicos que todo mundo precisa entender logo na introdução de Ecologia. Esperamos que tenham gostado do post, e não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *