Home / Natureza / O Que é Fuso Mitótico e Qual sua Importância?

O Que é Fuso Mitótico e Qual sua Importância?

No artigo de hoje vamos tratar da mitose, fuso mitótico e demais processos que as células realizam.  Aprenda também quais as diferenças entre o processo de mitose e meiose. Acompanhe  para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das células. Vamos lá?

O Que é Mitose?

A mitose é uma forma de divisão das células em que a célula mãe se divide e origina células filhas. Cada da uma das “ filhas” geradas apresenta configuração cromossômica igual à da célula original.

Podemos destacar que embora a mitose aconteça de forma continuada, separamos esse processo em cinco etapas para entender melhor o seu funcionamento, ok? A seguir, vamos falar um pouco sobre esses processos e a importância da mitose para os seres vivos. Preparado?

O ciclo de divisão da célula engloba uma fase chamada interfase, a mitose e a cirocinese. A interfase, como seu próprio nome já diz, acontece antes e durante a mitose e pode ser dividida em três subetapas.

A intenção da interfase é fazer com que a célula fique preparada para iniciar a mitose. Em um dessas sub fases, a célula cresce e sintetiza enzimas e algumas outras estruturas. Em alguns tecidos essa primeira sub fase acontece de forma muito rápida. Após esse processo, o DNA se duplica e em seguida acontece a verificação se essa duplicação aconteceu de forma efetiva e correta.

É nessa última etapa que a célula se prepara com a acumulação de energia para a realização da divisão.

Etapas da Mitose

Mitose
Mitose

A mitose acontece em cinco etapas. Lembramos que isso se trata apenas de uma divisão para que possamos entender melhor todo o processo, já que a divisão celular acontece de forma contínua, ok?

A primeira delas é a Prófase. É durante essa fase que acontecem algumas alterações bem relevantes como: cromossomos condensados e a supressão dos nucléolos.

Outro acontecimento bem importante é a formação dos fusos mitóticos. Mas no que consiste exatamente essa estrutura? Continue acompanhando para entender.

O que é Fuso Mitótico? Qual Sua Importância?

O fuso mitótico pode ser definido como fibras presentes no fuso. São formados por feixes de microtúbulos. A formação desses microtúbulos acontece no centrossomo, uma espécie de local de concentração de organização de microtúbulos.

Durante essa etapa da mitose podemos observar que os cromossomos que se duplicaram possuem cromátides que se unem através do seu centrômeros.

Fuso Mitótico - Da Célula ao Sistema
Fuso Mitótico – Da Célula ao Sistema

Conheça as Demais Etapas da Mitose

A etapa seguinte é a prometáfase. As mudanças dessa fase são: o envelope do núcleo fragmentado, continuação da condensação dos cromossomos, presença de cinetócoro ( que possui a função de ligar os microtúbulos). Alguns autores, inclusive, não consideram a prometáfase uma das etapas da mitose.

Na Metáfase acontece o posicionamento dos centrossomos nos polos opostos. Já os cromossomos ficam juntos na placa metafásica. Outro ponto relevante e que deve ser lembrado é que nessa fase não consegue mais se enxergar o nucléolo e o envoltório do núcleo da célula.

A anáfase dura pouco tempo e começa de forma intensa com a divisão e das cromátides. Depois dessa separação, cada uma delas “segue o seu caminho” movendo-se para lados diferentes da célula.

É na anáfase que a célula se torna mais alongada e ao fim do processo podemos observar os cromossomos em cada um dos polos celulares.Já na telófase acontece o retorno dos envelopes dos núcleos e consequentemente a formação deles.  Além do surgimento do núcleo também temos o aparecimento novamente do nucléolo. Por fim, os cromossomos realizam condensação, o microtúbulos não existem mais e o processo de divisão celular encerra com células filhas em interfase.

Em um processo chamado citocinese, o citoplasma se divide e duas novas células aparecem. Esse acontecimento aparece de forma diferente em células de animais e vegetais e ocorre ao fim da fase da telófase.

A Importância da Divisão Celular

A mitose é sem dúvidas um dos processos mais importantes para os seres vivos. Afinal, é por meio dela que as células conseguem se dividir garantindo a regeneração, crescimento dos indivíduos e dos seus tecidos. Já nos seres unicelulares, a mitose tem um papel ligado à reprodução por meio assexuado.

Você certamente já deve ter ouvido falar em meiose, não é verdade? A meiose, assim como a mitose,  também é um processo em que as células se dividem.

Entretanto, a meiose e a mitose são bem diferentes e possuem formas diferentes de atuação.  Enquanto na mitose é um processo que gera duas novas células que são idênticas, a meiose origina quatro novas células e que possuem somente metade dos cromossomos da original ( célula mãe).

Outro ponto de diferença entres os processos é que a meiose acontece em células chamadas germinativas e a mitose apenas em células somáticas. Por fim, podemos destacar uma terceira diferença com relação a quantidade de divisões celulares: a mitose realiza apenas uma e meiose realiza duas divisões da célula.

Divisão Celular
Divisão Celular

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a mitose, fusos mitóticos e diferença nos processos de divisão celular.

Você sabia que todos os dias o Mundo Ecologia traz novidades sobre ciência, natureza, planta e animais? Não deixe de acompanhar nossos novos conteúdos e de compartilhar com seus amigos e nas suas redes sociais, ok? Caso queira nos deixar uma pergunta, sugestão ou comentário é só acessar nosso espaço logo abaixo e nos deixar uma mensagem. Ficaremos muito feliz com o seu contato e esperamos te encontrar mais vezes por aqui. Até a próxima!

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *