Home / Natureza / Qual o Nome das Rochas Formadas a Partir de Outras?

Qual o Nome das Rochas Formadas a Partir de Outras?

O processo de formação das rochas é bastante complexo em alguns casos, podendo ter momentos diferentes a cada novo processo. De qualquer maneira, ao todo são três os tipos de formação existentes para a rocha. Assim, ela pode se originar de forma magmática, sedimentar ou metamórfica. Dessas, apenas os processos sedimentares e magmáticos fazem com que haja a transformação de uma rocha que já existe. Portanto, no caso de ambos, é preciso compreender quais são os motivos que levam uma rocha já preexistente a formar outra.

Como isso acontece? Há alguma intervenção humana? Assim, antes de tudo é necessário deixar claro que as rochas metamórficas são formadas de maneira muito diferente em relação às sedimentares, ainda que os dois processos façam a transformação de rochas que já existem. No caso das metamórficas, há o envolvimento de fatores como pressão e temperatura.

Já no caso das sedimentares, até mesmo a intervenção humana pode ser um ponto principal. Se você possui interesse em saber um pouco mais sobre os tipos de rochas do planeta Terra, se tornando capaz de compreender como são gerados, veja abaixo tudo sobre como se formam as rochas sedimentares e metamórficas.

Rochas Metamórficas
Rochas Metamórficas

Rochas Metamórficas

As rochas metamórficas são aquelas que se formam quando há alguma variação de temperatura ou pressão muito grande em uma rocha já existente, fazendo com que haja alterações relacionadas à sua estrutura. Dessa maneira, as metamórficas são formadas a partir de rochas que já existem, apenando realizando o processo de alteração das propriedades dessa rocha. Porém, muitas pessoas imaginam que os processos que levam à formação das metamórficas se dão na superfície, quando na verdade não.

Na realidade, o processo de formação de uma rocha metamórfica acontece nas camadas mais interiores da Terra, em geral na litosfera. Portanto, é nesse ambiente que pode haver um aumento da pressão por conta do movimento de algum grupo de outras rochas ou em razão do magma, fazendo com que aconteçam as mudanças responsáveis pela geração desse novo tipo de rocha.

Ademais, esse tipo de rocha tende a ser muito comum em locais onde há muita agitação abaixo da superfície do planeta, como em faixas de transição entre placas tectônicas. Dessa forma, há inúmeras rochas metamórficas em ambientes desse tipo. Porém, elas também podem se fazer presentes no centro das placas tectônicas, embora não sejam tão comum na maioria dos casos.

Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares são aquelas formadas a partir da deposição de sedimentos de outras rochas. Portanto, em outras palavras, seria como se muitos pedaços de inúmeras rochas se soltassem, permanecendo em busca de um local para se fixar. Assim, com o vento, a umidade e até mesmo pela intervenção animal, esses pedaços se movem até se fixarem em algum outro ponto.

Esse outro ponto, muitas vezes, recebe muitos outros pedaços de rocha e, dessa maneira, forma uma pedra sedimentar. O processo é bastante comum em muitos locais do mundo, embora se mostre mais eficiente em ambientes onde os ventos e as chuvas são frequentes, já que os sedimentos precisam se mover de um ambiente para o outro. Já para que as partes fiquem juntas, formando esse novo tipo de rocha, há algumas possibilidades.

Uma delas é a perda de água, que une os sedimentos e faz com que permaneçam mais próximos uns dos outros. É possível que isso aconteça, também, a partir da cimentação. Nesse tipo de processo, uma espécie de “cimento natural” faz com que as partes fiquem juntas, coladas, como se fossem uma pedra só. Em geral, porém, as rochas sedimentares são mais simples de quebrar e partir do que as outras.

Mais Informações Sobre as Rochas Sedimentares

Além do processo de formação, as rochas sedimentares possuem também muitos outros detalhes interessantes, que as fazem únicas. Assim, uma rocha desse tipo costuma ter até mesmo parte de seres vivos. Sim, pois, no processo de junção das partes de outras rochas, é possível que restos mortais, alimentos e outras coisas possam aparecer pelo caminho.

Por mais que nem todas as rochas sedimentares tenham realmente partes de animais, a verdade é que algumas possuem, como se pode constatar a partir de qualquer pesquisa prática rápida. Rochas sedimentares, de todo modo, possuem informações importantes a respeito do tipo de desenvolvimento vivido pela Terra. Detalhes e características do planeta, que se perderiam sem elas, vem à tona por causa das rochas sedimentares.

Como um grande exemplo disso, portanto, é possível citar a existência de fósseis. Sim, pois a preservação dos fósseis se dá apenas pelo fato de haver a sedimentação do ambiente ao redor, com pedras, areia e outros materiais realizando o processo de preservação daquele fóssil. Além disso, os próprios elementos das rochas sedimentares são importantes para que se encontre pistas sobre as rochas originais, aquelas que deram origem, cada um com uma parte, às pedras sedimentares.

Rochas Metamórficas e Seus Tipos

As rochas metamórficas podem ter muitos tipos distintos, por mais que nem sempre as pessoas imaginem isso. Na verdade, há três tipos de rochas desse tipo no mundo: as xistosas, as granulares e as gnáissicas. As xistosas possuem uma foliação muito fina, com lâminas também muito finas. Já aquelas granulares são as que passam mais pelo chamado metamorfismo regional.

No caso, é quando detalhes de uma certa região do globo fazem com que as alterações da rocha matriz sejam mais ou menos agudas. Porém, a região em questão está abaixo da superfície, o que torna o trabalho de desvendar as intervenções regionais ainda mais complexo. O mármore, por exemplo, é um grande exemplo de rocha metamórfica granular. Já aquelas rochas gnáissicas são as que, como o seu nome facilmente indica, possuem a gnaisse como rocha matriz.

Essas rochas não costumam ter laminação, fazendo com que sejam pouco afiadas em suas bandas. A composição de minerais, por outro lado, é bastante variável, com esse tipo de rocha possuindo uma longa série de minerais diferentes em cada composição. Por fim, é importante ter em mente que as rochas metamórficas têm detalhes diferentes entre si, possuindo tipos e variantes exclusivas.

Veja também

Drogas

O Que é Bom Para Desintoxicar de Droga?

O uso frequente de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, pode causar dependência em pouco tempo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *