Home / Animais / O que Representa uma Borboleta? O que Ela Simboliza?

O que Representa uma Borboleta? O que Ela Simboliza?

A borboleta é um dos seres mais bonitos de toda a natureza. Significando uma série de coisas para os humanos. Cada desenho, forma ou mesmo coloração da sua asa, representa algo para nós. 

Elas são animais pequenos, que podem variar alguns centímetros, mas sua beleza junto com sua leveza encantam todos que a observam.

Quer saber qual o significado de uma borboleta? O que ela simboliza? Confira a seguir, junto com outras características e informações sobre esses incríveis e maravilhosos seres vivos! 

Qual o Significado da Borboleta? 

Muitos animais têm significado e representam algo para os humanos, seja quando aparecem em sonhos, em vida espiritual, etc. 

 Com a borboleta não é diferente, ela representa transformação, efemeridade, beleza, leveza, mudanças. Não à toa, pois se pensarmos no ciclo de vida da borboleta, quando ela deixa de ser uma larva, fica em um casulo, realiza a metamorfose e transforma-se em uma belíssima borboleta, com asas capazes alçar longos vôos. 

Esse é o significado geral das borboletas, porém, cada cor de borboleta tem o seu próprio significado e simbolismo. Veja abaixo o que significa cada cor de borboleta:

Borboleta Branca

A borboleta branca simboliza sobretudo paz, união, tranquilidade e calma. Ela é importante e com frequência aparecem em meio às matas e pequenas vegetações. 

Borboleta Branca
Borboleta Branca

São belíssimas borboletas que chama atenção de qualquer pessoa as vejam passando ao seu lado. 

Borboleta Azul

A borboleta azul não é vista com frequência como a branca, porém, tem significados tão bom quanto a outra. Ela simboliza transformação, a metamorfose como um todo, não apenas física, mas sim mental e espiritual. 

Além disso, por muitas populações ela é considerada especial e a “borboleta da sorte”. É de uma rara beleza e destaca-se pela sua bela coloração. 

Borboleta Amarela 

Essa borboleta é lembrada principalmente pela primavera (devido ao amarelo, cor predominante na estação). Simboliza as mudanças da vida, uma vida nova, como as flores que nascem e embelezam no período primaveril. 

Borboleta Amarela
Borboleta Amarela

Elas estão presentes em abundância e podem ser vistas com facilidades regiões lagos e vegetações baixas. 

Borboleta Colorida

Para as populações humanas, a borboleta colorida simboliza alegria e muita felicidade, são consideradas as mensageiras, que levam bem estar por onde passam. 

Elas são de uma beleza extrema, com diferentes colorações e com asas grandes, que se destacam em meio as outras borboletas. 

A Borboleta e as Culturas

Para cada cultura, cada animal tem um significado. Desta forma, é importante destacar a borboleta como um animal que possui diferentes significados para cada cultura ou religião existente no planeta Terra.

Na mitologia grega, a borboleta representa a personificação da alma, já que eles acreditavam que a alma das pessoas deixava o corpo em forma de borboleta. Ou seja, eram consideradas muito importantes para eles e muito valorizadas. 

Na religião Espírita, a borboleta representa a reencarnação, desta forma, significa o retorno da alma para um novo corpo. Ela é muito importante e destaca-se também pela sua rara beleza. Isso se deve a sua saída do casulo e a transformação em borboleta, como uma nova vida, com novas oportunidades e novas vivências. 

Borboleta Japonesa
Borboleta Japonesa

Já no Japão, por exemplo, ela representa as gueixas, uma figura feminina, com simbolismo de graciosidade, leveza, astúcia e rapidez. 

Quando falamos do seu simbolismo nas culturas, não podemos deixar de lado o Antigo Egito, onde a borboleta era extremamente valorizada e representava a saída da alma do corpo de uma pessoa. Quando a alma deixava o corpo, era em forma de borboleta. 

Em muitas outras culturas a borboleta é vista como um espírito viajante, que está a vagar pela Terra a procura de um novo corpo para ingressar ou mesmo a reencarnação. 

Além disso, é o símbolo principal da união matrimonial, o casamento, representando o masculino, feminino e a união dos dois corpos. Frequentemente é utilizada para compor decorações de festas e cerimônias. 

Significados das Borboletas
Significados das Borboletas

De fato, é um animal que está presente há muito tempo e possui diferentes significados para as inúmeras culturas que habitam ou já habitaram o Planeta Terra. 

E quando as borboletas aparecem nos sonhos, qual o significado? Confira abaixo! 

Qual o Significado das Borboletas nos Sonhos? 

Se você sonhou com uma borboleta noite passada, não se preocupe, elas representam bons presságios e tendem a anunciar decorrentes acontecimentos positivos e muita sorte. 

O sonho com a borboleta é muito comum, pois são animais muito presentes na vida humana, então não se espante, elas significam muitas coisas boas. 

Além disso, o sonho com a borboleta pode representar também o sucesso na vida amorosa, ou ainda a cura de alguma doença. 

Para cada sonho com borboleta, existe uma representação e um significado, veja quais são eles a seguir: 

Quando muitas borboletas estão presentes no sonho, o significado e representação delas quer dizer o indício de uma vida social mais ativa, com amigos e amigas em sua volta, onde conversas, trocas de experiências estão por vir. 

Caso sonhe com uma borboleta parada, e não voando, pousada em um local, quer dizer recuperação de saúde, ou a cura de alguma doença. 

Quando uma borboleta aparece no sonho voando sozinha, ela representa a liberdade e independência. Isso porque ela pode alçar voos e contínuos movimentos de maneira livre e totalmente independente. 

Quando o sonho é composto por duas ou mais borboletas da mesma cor, representa uma certa necessidade de liberdade e independência, seja ela espiritual, física ou psicológica.  

Borboletas Iguais
Borboletas Iguais

Caso você sonhe com uma borboleta morta, saiba que ela representa a falta de liberdade, seus desejos reprimidos, que ainda não foram realizados, é sinal de que precisar sair e ser independente. 

Se no sonho uma borboleta pousar no seu dedo, ela indica um futuro de prosperidade, ascensão, não necessariamente financeira, mas também de saúde, escolhas e vivências. 

O sonho com borboleta vermelha representa a paixão, que sua vida amorosa está ou estará ativa. Ela simboliza a ternura, o amor, o sentimento e a sensualidade. 

Já no caso da borboleta azul, ela representa sabedoria, uma mudança de fase e amadurecimento de idéias e pensamentos.   

Como podemos ver, para cada tipo de sonho, ela tem um significado! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *