Home / Animais / Zebra Filhote

Zebra Filhote

Você já deve ter ouvido falar das zebras, certo? Animais semelhantes aos cavalos, até porquê fazem parte da mesma família. Na natureza, estes animais são encontrados apenas na África. Aqui mesmo no Brasil, podemos ver a beleza das zebras exposta em alguns zoológicos.

Em todo caso, a zebra é um mamífero que chama a atenção por causa de suas listras, servindo inclusive de inspiração para diversos segmentos de mercado, principalmente no que diz respeito ao mundo da moda. Mas o que realmente você sabe sobre esses animais? Eu mesmo não sabia muito a respeito deles e por isso fui atrás de informações, e claro, quero compartilhar com você. ?

O que Você sabe Sobre as Zebras?

Quando falamos em zebras, lembramos principalmente de suas listras, mas o que não sabemos é que essas listras não são idênticas, cada animal tem o seu conjunto próprio, como se fosse a sua impressão digital.

Existem apenas três espécies de zebras no mundo, e todas encontram-se em áreas diferentes da África. As espécies existentes são a zebra-de-burchell, a zebra-de-grevy e a zebra-das-montanhas. Elas podem variar um pouco na sua altura, o que pode ir de 1.20 a 1.40 metros, medida que é realizada do ombro até o chão.

Como citado anteriormente, cada espécie de zebra possui a sua assinatura estampada na sua pelagem, de forma que:

  • A zebra -de-burchell – possui listras mais largas e espaçadas
  • A zebra-de-grevy – possui as listras mais estreitas e próximas umas das outras, além disso, essa espécie possui um diferencial que é apresentar a barriga sem listras
  • A zebra-das-montanhas – possui listras largas e espaçadas, porém, localizada mais no traseiro. No restante do corpo, elas se apresentam estreitas e próximas umas das outras.
Zebras se Defendendo de Um Cachorro Selvagem
Zebras se Defendendo de Um Cachorro Selvagem

Essa é com certeza uma característica marcante das zebras, mas elas são muito mais que isso!

Eles são mamíferos herbívoros que se encontram nas savanas africana (região sul e central), e em geral, eles se alimentam de pasto grosso e alto, mesmo que em algumas das espécies, eles possam variar o cardápio com arbustos e ervas. Elas podem se comunicar através de sons e também de expressões faciais (o que eu não sabia…).

As listras que apresentam, elas não são sempre pretas, sabia disso? A cor das listras depende da idade, quanto mais velhos, mais escuras se tornam as listras. Após o nascimento, as zebras filhotes apresentam as listras marrons.

O período de gestação das fêmeas dura em torno de 360 dias, e normalmente nasce apenas um filhote. Os filhotes ao nascer, tem em média 2 metros de comprimento e 1.4 metros de altura, e podem chegar a pesar até 25kg! O tempo de vida de uma zebra normal varia de 25 a 30 anos normalmente.

Uma coisa triste de se dizer é que tanto a zebra-de-grevy quanto a zebra-das-montanhas estão hoje correndo risco de extinção. Contudo, cientistas buscam formas de tentar salvar estes animais levando-os para cativeiro com o intuito de se reproduzirem, e após isso, soltar os filhotes na natureza.

Zebra Filhote e Mamãe Zebra

O ciclo de acasalamento das zebras dura todo o ano, porém, os picos de nascimentos de filhotes ocorrem mais durante estações chuvosas. O filhote de zebra é capaz de ficar em pé quase que imediatamente e começa a pastar na sua primeira semana de vida. Esses filhotes são interessantes, pois acabaram de nascer e já são capazes de correr no máximo 40 minutos!

Como dito anteriormente, as zebras fêmeas podem ter um único filhote a cada gestação, que dura em torno de 1 ano, o que pode variar de espécie para espécie. As fêmeas e seus filhotes costumam viver em grupos que são liderados pela zebra macho. Porém, na espécie zebra-de-grevy, as fêmeas formam grupos familiares sem a presença de líderes machos. Muitas vezes esses grupos se misturam em grandes manadas, inclusive próximos aos antílopes, o que normalmente ocorre para fugir de predadores.

Zebras e Antílope
Zebras e Antílope

Uma questão sobre a vida amorosa das zebras é que elas não cruzam apenas com a sua espécie, no caso, outras zebras, elas gostam de variar também… ? elas podem cruzar com cavalos (ou éguas), e em alguns casos exóticos pode acontecer com girafas e até asnos. Pois é!

A alguns anos, não muito tempo, uma zebra deu à luz a um filhote híbrido, que recebeu o nome de zebralo. Recentemente, no México, nasceu um híbrido que foi gerado pelo cruzamento de uma zebra fêmea com um burro anão, albino e de olhos azuis…vê se pode isso!!! O nome do burrinho é Ignácio, já o nome do filhote é Khumba.

Isso foi notícia no ano de 2014, ainda mais pelo fato de ser um acontecimento raro no mundo animal, pois a zebra e o burro não possuem cromossomos compatíveis.

Como Escapar dos Predadores

As listras presentes no corpo das zebras são como a sua impressão digital dentro dos grupos, ela é única para cada indivíduo, mas não é só isso, elas também auxiliam na camuflagem desses animais, de forma a se disfarçarem e confundir os predadores. Quando presentes na natureza e percebem a presença de um predador, como o leão, as zebras correm em zigue-zague, atingindo até 60 km/h.  dessa forma, elas conseguem ofuscar a visão do inimigo, que enxerga apenas as cores preto e branco, deixando-o atrapalhado.

Quando elas estão em grupo, a possibilidade de fugir é ainda maior, pois o animal que estiver perseguindo-as, não irá saber exatamente onde começa e termina cada zebra. Tudo isso, e ainda acrescentando que, em grupo elas parecem maiores do que realmente são.

Zebras Fugindo em Grupo de Predadores
Zebras Fugindo em Grupo de Predadores

Essa questão não é apenas vista com as zebras, mas sim com outros animais que também possuem listras espalhadas pelo corpo, como é o caso das girafas ou da onça-pintada, neste último caso, as chamadas rosetas, que são as manchas negras das onças-pintadas, contribuem para que este animal possa se esconder na mata e caçar com mais facilidade.

Qual o Temperamento das Zebras?

Por ser um equídeo selvagem e que vive nas savanas da África, alguns africanos tentam domesticar esses animais, no entanto, a zebra é um animal arisco, o que o torna muito mais desconfiado que os cavalos e mais agressivo também, o que dificulta a possibilidade de se “curvar” a vontade humana.

Homem Tentando Domesticar Zebra
Homem Tentando Domesticar Zebra

Bem, passei um pouco aqui das características e curiosidades sobre a vida das zebras, o que foi basicamente da zebra filhote a zebra adulta, além disso, falei um pouco sobre a sua forma de escapar de predadores, porém, elas ainda não conseguem se livrar de um predador em específico… o ser humano! Com isso, encerro mais este artigo. Até a próxima!

Veja também

Top 5 Canis de Bullmastiff no Brasil Para Comprar Com Segurança

Ao desejar adquirir um cão de raça pura, desde  labradores aos caçadores de trufas Lagotto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *