Home / Animais / O Tubarão Esta em Extinção? Quais Tipos e Espécies são Raras?

O Tubarão Esta em Extinção? Quais Tipos e Espécies são Raras?

Dezessete! Esse é, infelizmente, o número de espécies de Tubarões que estão correndo um evidente risco de extinção, sabia?

Ao todo, cinquenta e oito espécies foram avaliadas em um estudo recente, sendo eu seis delas foram identificadas como “criticamente ameaçadas” e onze como ameaçadas ou até mesmo vulneráveis.

Esse estudo é proveniente de uma publicação realizada pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – IUCN. As publicações são feitas de forma regular, indicando uma espécie de lista vermelha de todas as espécies ameaçadas.

Do montante total da lista de espécies avaliadas e considerando àquelas que estão em risco, três estão marcando presença nessa lista pela primeira vez, sendo o Tubarão-anão, o Tubarão-anjo e também o anjo-de-malhas.

Mas, essa terrível notícia não surpreende de forma alguma que trabalha ativamente nesse assunto, mesmo que os resultados sejam de fato alarmantes para todos. Isso porque já é de conhecimento geral que os tubarões mantêm um processo de crescimento bastante lento, e por conta da pesca irregular e excessiva, eles ficam extremamente ameaçados!

As Feras do Mar – Mas, Nem Tanto Assim!

Mesmo que os tubarões, de uma maneira generalizada, sejam considerados historicamente como sendo as grandes e imbatíveis feras dos mares, é importante levar em conta que não é exatamente assim!

Esse título se dá basicamente por conta de sua mordida mortal e da sua grande agilidade, mas, em contrapartida, eles são animais extremamente vulneráveis quando se trata da sobrepesca realizada pelos homens!

Isso tanto é uma realidade, que para muitas espécies, a gestação pode ter uma duração de até três anos, e outras dependem de ao menos um ano para conseguir atingir a sua fase adulta e, portanto, de reprodução!

O Rei dos Oceanos Está em Perigo e é Preciso Falar Sobre Isso!

Dizer que o rei dos oceanos está correndo um evidente perigo não é nenhum exagero, infelizmente! A pesca constante é algo que gera preocupações e coloca a vida desses animais em risco!

Os tubarões são animais realmente muito desejados, principalmente por conta de sua abundante carne e também pela sua barbatana – para os asiáticos, a sopa de barbatana é considerada uma iguaria!

A estimativa é bastante preocupante, sendo que há uma estimativa de que cerca de 100 milhões de tubarões, de variadas espécies, são mortos anualmente!

Por isso, para tentar contornar esse cenário, A SSG está tentando impor alguns limites para a realização da pesca nacional e também internacional, incluindo até mesmo uma proibição total com relação à pesca de espécies que estejam em perigo de extinção (ou que estejam ameaçadas).

Vale salientar que a adoção de tais medidas é algo considerado como urgência, e tem unido diversas entidades e pessoas atuantes nesse universo em prol da proteção dessas espécies que estejam expostas a riscos!

O Ser Humano é o Maior Risco Para os Tubarões – Conheça Espécies Raras e Que Estão Ameaçadas!

São muitas as espécies de tubarões distribuídas pelas águas de todo o mundo – até os dias atuais já foram identificadas mais de 500 espécies, porém, há a estimativa que existam muitas outras do que de fato sem tem noticias.

O que se acredita, é que até os dias atuais muitas espécies não tenham sido simplesmente vistas ou até mesmo catalogadas.

Mas, considerando somente as que já foram conhecidas, é importante destacar que elas podem agregar uma série de diferenciais e particularidades, bem como ser consideradas extremamente raras!

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Wobbegong:

Essa espécie de tubarão pode ser encontrado nas águas australianas, e são conhecidos por conta de seu  comportamento traiçoeiro na hora de caçar! Eles têm a capacidade de se camuflar e conseguem esperar o momento oportuno para finalmente atacar – e esse momento é justamente quando a presa se aproxima por conta própria!

Os seres humanos não são considerados por eles como presas, por isso, o máximo que pode ocorrer para quem se aproxima desses tubarões são ataques que podem resultar na perda de algum membro.

Tubarão Wobbegong

O Wobbegong pode atingir cerca de 2 metros de comprimento e suas aparições têm sido cada vez mais raras!

  • Boca Grande:

O nome já dá uma forte ideia da característica principal desse tubarão! Ele pode atingir impressionantes 4 metros de comprimentos em sua fase adulta, e sua descoberta ocorreu ainda em 1976.

Essa espécie de tubarão é considerada extremamente rara! Ele se alimenta por um sistema chamado de filtração, e por isso tende a nadar com sua boca sempre aberta.

Tubarão Boca Grande

As poucas vezes que ele foi visto foi de forma acidental, principalmente por ficar preso em redes de pesca!

  • Fantasma Australiano:

Sua descoberta é recente, sendo que ocorreu em 2009! Ele pode ser encontrado na Austrália e também na Tasmânia.

Tubarão Fantasma Australiano

Uma de suas características físicas é justamente uma tromba, sendo que ela acaba escondendo uma boca bem semelhante a de um fantasma!

  • Tubarão Duente:

Um dos mais assustadores dos mares e também são bastante raros! Ele também pode atingir metros de comprimento e comumente se alimenta de moluscos e também de peixes!

Tubarão Duente
  • Thresher:

Um dos melhores nadadores de todos! Na sua fase adulta, o Thresher pode chegar a medir 5 metros de comprimento. Ele possui uma alongada cauda, que pode equivaler a 33% de todo o seu corpo!

Tubarão Thresher

Conheça os Tubarões Que Correm Risco de Extinção no Brasil!

No Brasil, como não poderia ser diferente, há também diversas espécies de tubarões, e que também apresentam um eminente risco de extinção! Confira alguns deles:

  • Tubarão Martelo:

Sua presença é comum em toda a costa brasileira, e ano após ano a redução de sua população tem se acentuado, principalmente por conta    da exploração da pesca nas últimas décadas!

Tubarão Martelo
  • Cação Azeiteiro:

Essa espécie é bem pequena e tem hábitos costeiros, priorizando águas mais rasas. Em geral, a espécie tem registros de aparição na costa Norte e também Nordeste.

Tubarão Cação Azeiteiro
  • Galha Branca:

Outro tubarão que integra a lista de espécies em extinção. Ele comumente é encontrado em águas  tropicais e quentes podendo atingir cerca de 4 metros na sua fase adulta e pesar até 168 kg.

Tubarão Galha Branca

É Preciso Proteger as Diversas Espécies de Tubarões! Discutir o Assunto é o Primeiro Passo!

Debater esse assunto é algo realmente necessário, uma vez que os tubarões são realmente importantes por estarem no topo da cadeia alimentar, e por isso, se eles deixarem de existir, certamente poderá haver um grande desequilíbrio da fauna!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *