Home / Animais / Como Criar uma Iguana? Do Que Elas Precisam?

Como Criar uma Iguana? Do Que Elas Precisam?

As iguanas são comumente um dos mais populares tipos de lagartos que são mantidos como um tipo de animal de estimação. Assim, várias pessoas têm uma dúvida: como criar uma iguana?

Esses animais têm requisitos rígidos quanto à alimentação e ao local onde ficam, podendo:

  • Crescer bastante;
  • Viverem por muito tempo;
  • Serem bastante fortes.

A Criação Desse Réptil Como Animal de Estimação

A iguana pode ser difícil de domesticar, tornando-se agressiva se não for manipulada regularmente. Ela é um pet que requer um grande compromisso, bem como um alto nível de atendimento.

Entretanto, isso não quer dizer que as iguanas não podem ser bons animais para se ter em casa. A questão é que precisam dos cuidados adequados desde o início, diferentemente de muitas das expectativas dos proprietários.

Muitos novos donos de répteis não percebem o tamanho do lagarto escolhido, por quanto tempo vivem, que tipo de alimento é necessário para mantê-los saudáveis ​​e todos os custos associados a essas necessidades. À medida que mais e mais pessoas perceberam que as iguanas são um compromisso grande e de longo prazo, elas diminuíram em popularidade.

Comportamento e Temperamento da Iguana

Para entender como criar uma iguana é preciso saber primeiramente como é o seu comportamento. As iguanas são animais complicados. Estando em cativeiro, elas precisam ser mantidas presas por um tempo para fins de domesticação.

Este é um desafio, já que o contato humano pode parecer antinatural para o animal e eles podem resistir a esse tipo de conduta. O filhote de iguana pode ser bastante rápido, mas os exemplares adultos maiores podem se tornar muito preguiçosos. Apesar de tudo, quando ensinados, são criaturas muito dóceis, pelo menos em sua gaiola.

Quando saem de trás das grades, alguns exemplares podem gostar de subir em seus donos. Elas têm garras afiadas, portanto, quem sabe como criar uma iguana, já usa roupas de proteção.

É preciso saber que estes não são animais próprios para serem domesticados, pois nem sempre reconhecem seus donos. Além do mais, sempre tentam escapar se estiverem fora de suas gaiolas.

Os proprietários devem ficar atentos ao manejo do pet, já que um exemplar grande pode causar sérios danos com sua cauda. Uma iguana adulta é forte o suficiente para quebrar um osso humano com ela, sabia? Embora essa ocorrência seja relativamente rara, é plenamente possível de acontecer.

Como Criar uma Iguana Corretamente?

Habitação desses Animais

Para ter como criar uma iguana, deve-se saber que ela pode crescer até 2 metros de comprimento (quando a cauda é incluída na medição). Ela chega a pesar cerca de 9 quilos. Muito maior do que a maioria das pessoas pensa que um animal desses é, não é mesmo?

Portanto, um aquário ou um pequeno compartimento de répteis é uma casa de vida muito curta par iguanas verdes. A recomendação é que se tenha compartimentos personalizados e, mais frequentemente, quartos ou armários grandes. Isso pode manter o pet muito mais seguro e quente.

Caixas grandes também significam muita iluminação. As luzes UVB precisam fornecer temperaturas apropriadas para o seu réptil por aproximadamente 10 a 12 horas por dia.

Sendo um animal tropical, ela requer o aquecimento a 35º C. O tanque ou a “quarto de recreação” não deve ficar abaixo de 29º C. Você pode usar lâmpadas de calor para isso, em vez de pedras quentes. As lâmpadas de vapor de mercúrio podem ser usadas para grandes compartimentos.

Uma boa sugestão é a utilização de lâmpadas fluorescentes compactas ou tubos para “casinhas” menores. Grandes galhos e prateleiras no recinto permitirão ter como criar uma iguana feliz, pois ela subirá e desfrutará do calor dessas luzes. Estas devem atingir 49º C.

Água e Comida

Alimentos frescos são a chave principal para se ter iguanas bem saudáveis. Os antigos processos da criação desse pet incluíam na dieta delas um pouco de comida própria para gato. Isso ajudava os animais a crescer rapidamente.

No entanto, os proprietários descobriram que essa proteína toda era capaz de causar insuficiência renal nos seus animais. Além disso, a vida útil deles era drasticamente reduzida. A iguana, estando no estado selvagem, é uma herbívora fervorosa. Portanto, não é comum que ela coma proteína animal, nem tampouco coma insetos, a não ser por acidente.

Iguana se Alimentando
Iguana se Alimentando

Verduras com folhas escuras, alguns tipos de frutas e também suplementações com cálcio precisam ser fornecidas a fim de ter como criar uma iguana saudável. A suplementação com cálcio e frutas deve ser acrescida somente uma vez durante a semana.

Os filhotes de iguanas necessitam comer diariamente, já as iguanas adultas preferem comer de 2 em 2 dias. É preciso evitar dietas que são ricas em proteína. Deve-se monitorar o sangue do pet constantemente para garantir que ele receba cálcio e outros nutrientes suficientes.

As iguanas requerem a ingestão de água fresca enquanto se alimentam. A temperatura de sua habitação também contribui para a digestão apropriada dos alimentos. Por isso é tão importante ficar atento a esse detalhe.

Problemas Comuns de Saúde das Iguanas

Como a maioria dos répteis de estimação, verificou-se que as iguanas carregam salmonela. Isso significa que está presente no trato digestivo sem causar doenças.

Seguir as práticas de higiene do senso comum ao manusear esses animais deve impedir que os seres humanos tenham problemas relacionados a essa bactéria. Mas se houver crianças pequenas, mulheres grávidas, pessoas imunocomprometidas ou idosos em contato, será necessário um cuidado extra para evitar infecções.

Para ter como criar uma iguana com pessoas que se enquadram em qualquer um dos grupos mencionados acima, é preferível optar por outro tipo de animal de estimação.

Escolhendo sua Iguana

Não se deixe enganar por uma loja de animais vendendo iguanas pequenas e dizendo que elas permanecerão desse tamanho. Em geral, os comerciantes vendem os filhotes, mas estes podem crescer muito e rapidamente.

Consulte uma loja ou criador respeitável que o informe totalmente do compromisso que você está assumindo com esse pet. Verifique as leis locais ou consulte um veterinário de bichos exótico para confirmar a legalidade de possuir um tipo de animal assim.

Não basta comprar e seguir alguns cuidados básicos. Para ter como criar uma iguana com responsabilidade, é preciso ter o acompanhamento médico regular. Assim, o animal viverá muito e feliz em sua companhia.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *