Home / Animais / Quais são os Tipos de Pernilongo?

Quais são os Tipos de Pernilongo?

Pernilongo, muriçoca ou carapanã são termos sinônimos para o mesmo inseto. No caso, muriçoca é um termo utilizado mais no Nordeste e carapanã é utilizado mais no Norte.

Eventualmente, de acordo com a literatura, os famosos mosquitos sugadores de sangue e transmissores de doenças (tal como o Aedes aegypti) também são classificados como pernilongos. Neste caso, existem vários tipos de pernilongo, os quais diferem em relação às características físicas, comportamento e outros fatores. No entanto, para outras literaturas, a terminologia “pernilongo” seria específica para mosquitos com patas longas da família Culicidae (tendo a espécie Culix quinquefasciatus como principal representante).

A nível didático, neste artigo serão considerados como pernilongos tantos os mosquitos da família Culex quanto as demais espécies de importância epidemiológica.

Então venha conosco e boa leitura.

Quais são os Tipos de Pernilongo? Culex Quinquefasciatus

Este inseto, quando adulto, apresenta corpo com coloração marrom; assim como comprimento corporal que varia entre 3,96 a 4,2 milímetros.

É considerado um mosquito doméstico tropical. Foi descrito pela primeira vez nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Nova Orleans. Apesar de ter uma distribuição geográfica predominantemente tropical, pode ser considerada uma espécie cosmopolita. É encontrado na Ásia, África, Oceania e Américas (onde estão presentes da porção sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina- envolvendo o Brasil nesta distribuição).

O ataque ao homem ocorre durante a noite, período de atividade e procura de alimento pela espécie. As residências humanas são frequentemente utilizadas como abrigo durante o dia, todavia, este pernilongo manifesta predileção por locais que contenham grande quantidade de matéria orgânica (em decomposição), detritos e sujeiras. Locais como fossas, depósitos abandonados, proximidades de cisternas e poços são frequentemente escolhidos para desova.

A postura de ovos é realizada de uma única vez, contendo entre 150 a 280 ovos. Tais ovos são depositados sob uma fina camada de água. Inicialmente, possuem coloração clara, todavia, escurecem à medida que aproxima-se o período de eclosão. O período entre a oviposição e a eclosão é de 3 dias. As larvas passam pela fase de pupa, antes de tornarem-se mosquitos adultos.

Esta espécie está relacionada à transmissão da elefantíase (ou filariose), Zika e Febre do Nilo Ocidental.

A elefantíase é uma doença que atinge os vasos linfáticos causando uma reação inflamatória (o que resulta no acúmulo de líquido e inchaço). Pode atingir braços, pernas e testículo. O agente etiológico da doença é a bactéria Wulchereria bancrofti.

Quais são os Tipos de Pernilongo? Aedes Aegypti

Embora a definição de pernilongo seja mais comum ao Culex quinquefasciatus, o Aedes aegypti também pode ser conhecido pelo nome “pernilongo rajado”, assim como pela terminologia “mosquito da dengue”. Possui grande facilidade de adaptação ao ambiente urbano, especialmente o domiciliar.

Possui distribuição global, todavia, é mais prevalente nas áreas tropicais e subtropicais. Teria sido introduzido na América Latina através dos navios negreiros oriundos da África.

Curiosamente, essa espécie já foi erradicada do Brasil uma vez, no ano de 1950. Contudo, voltou ao país entre os anos de 1960 a 1970- trazida de países vizinhos.

Pica geralmente entre as primeiras horas da manhã e últimas horas do entardecer.

O mosquito Aedes aegypti está relacionado à transmissão de dengue, Zika e Chikungunya- sendo a dengue considerada como um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade.

A dengue clássica apresenta como sintomas a dor de cabeça; dor muscular; febre alta; náuseas e vômitos; assim como, presença de manchas avermelhadas ao longo do corpo. Este quadro pode evoluir para a chamada dengue hemorrágica, na qual há sangramento de mucosas (especialmente no nariz e boca).

A melhor forma de prevenir contra a contaminação é evitar o acúmulo de água parada em entulhos ou objetos nos quintais domésticos e ruas; manter sempre as cisternas e caixas d’água cobertas também faz parte da prevenção.

Quais são os Tipos de Pernilongo ? Aedes Albopictus

Esta espécie é considerada por muitos pesquisadores como a forma silvestre do Aedes aegypti. Possui origem asiática e, por essa razão, também pode ser conhecida pelo nome de “tigre asiático”.

Aqui no Brasil, foi identificado pela primeira vez ano de 1986 no estado do Rio de Janeiro.

Está relacionado à transmissão da dengue e da febre amarela.

Quais São os Tipos de Pernilongo? Anopheles

O mosquito Anopheles não corresponde a uma única espécie, mas a um gênero taxonômico com distribuição em áreas tropicais e subtropicais, dentre as quais, destaca-se o Brasil, Índia, China, África e até mesmo Portugal.

Acredita-se que existam cerca de 400 espécies.

Estes mosquitos tem predileção por temperaturas entre 20 a 30 °C, assim como condições de baixa umidade.

Apenas as fêmeas picam, todavia, vivem pelo período curto de 2 semanas a um mês. Embora também possa picar animais, a predileção é por sangue humano.  Em relação à alimentação do macho, esta é composta pela glicose extraída das plantas.

Como estes mosquitos possuem hábitos noturnos, a picada ocorre durante a noite.

Pernilongo Anopheles
Pernilongo Anopheles

O mosquito Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, está relacionado à transmissão de Malária, doença que, de acordo com as estimativas, leve á óbito mais de 1 milhão de pessoas anualmente em todo o mundo.

O agente etiológico da Malária são os protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas mais frequentes incluem febre, vômitos, fadiga e dores de cabeça. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para convulsões, icterícia, coma e até mesmo morte.

No Brasil, a Malária é endêmica nos estados que abrangem a Amazônia legal. Sua transmissão pode ser prevenida através do uso de mosquiteiros, repelentes e inseticidas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os tipos de pernilongos, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ESCOBAR, A. G1. Conheça diferentes tipos de pernilongo e saiba como proteger bebês e crianças. Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/conheca-diferentes-tipos-de-pernilongos-e-saiba-como-proteger-bebes-e-criancas.html>;

FIOCRUZ. Pesquisador aponta diferenças entre A. aegypti e pernilongo doméstico. Disponível em: < http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=599&sid=32>;

PLATONOW, V. Agência Brasil. Cientistas da Fiocruz concluem que pernilongo comum não transmite vírus Zika. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-09/cientistas-concluem-que-pernilongo-nao-transmite>;

Super Interessante. Como é a anatomia de um pernilongo ? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-anatomia-de-um-pernilongo/>;

UNIPRAG. Saiba as espécies de mosquito que transmitem febre amarela, dengue, malária, entre outras doenças graves. Disponível em: < https://uniprag.com.br/blog/que-mosquito-me-picou-conheca-as-diferencas-entre-os-especies-de-mosquitos/>;

Wikipédia. Culex quinquefasciatus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Culex_quinquefasciatus>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *