Home / Natureza / Qual a Importância de Saber o pH dos Alimentos?

Qual a Importância de Saber o pH dos Alimentos?

A necessidade do pH na qualidade e manufatura de alimentos Sanitização de Máquinas: Órgãos reguladores, como os departamentos de saúde, assiduamente impõem uma evidente relevância para o pH da desfecho de sanitização a ser usada.

Por exemplo, o pH deve permanecer entre 8 e 10 com base na acumulação de cloro. Da mesma forma, uma solvência de iodo deve apresentar um valor de pH idêntico ou abaixo a 5.

PH dos Alimentos
PH dos Alimentos

Leite e Laticínios

O pH do leite é de cerca de 7 e é experimentado quão a impurezas e sinais de infecção na coleta e no objeto de entrega.

Em processos como a esterilização, o pH é verificado, porquanto um valor inferior ajuda a apressar o andamento. No entanto, níveis mais baixos de pH podem apontar que o rebanho apresentava infecções por leucócitos, como mamites. pH é crítico na produção de leite.

PH de Alguns Alimentos
PH de Alguns Alimentos

O leite usado para a fabricação de queijos deve ser de agradável essência e seu valor de pH contribui para que o queijo seja agradável ou áspero. O pH igualmente é observado durante o preparo do queijo, a azedia do leite e o amadurecimento do creme.

A multiplicação de patógenos da diversidade fresca e macia é desacelerada consideravelmente, garantindo que o pH permaneça na região de 4.1 a 5.3. Controlar o valor do pH é muito elogiável nos processos de fabricação de manteiga.

Para exemplificar, o creme é resfriado depois da pasteurização a um valor de pH muito exato de 6,70 a 6,85 para fabricar manteiga doce. A destino de gerar manteiga ácida, extratos de ácido cítrico são adicionados para acidificar o creme a pH 4,6-5,0.

Com manteiga com elevada capacidade de diacetil, é adicionado um iniciador para aperfeiçoar a relevância do pH para cerca de 5. Conforme em outros produtos, um valor inferior de pH aumenta a vitalidade do produto.

Com a fabricação de iogurte, o resfriamento do leite lavrado pode iniciar somente caso a acidificação alcançar um valor de pH de 4,4 a 4,6. Quanto aos iogurtes frutados, o valor do pH da fruta adicionada deve ser idêntico que o próprio iogurte, para abster reações indesejáveis no fim do ciclo.

O resultado derradeiro deve idealmente ter um pH de 4,0 a 4,4 para grande conservação.

Bebidas

Mesmo pequenas mudanças no valor do pH das águas do manancial ou do poço podem apontar uma provável incrustação dos estratos naturais. Aonde a água municipal é usada, ela é assiduamente pré-tratada e seu pH monitorado.

Na fabricação de sucos de frutas, são verificados o pH dos extratos de açúcar e os de sucos entrementes a purificação e refinação. O pH desempenha uma função fundamental na manufatura de cerveja.

Escala de PH
Escala de PH

Por exemplo, o valor de pH do malte esmagado é de cerca de 5,8, quando o valor perfeito para a dissolução de proteínas é de cerca de 5,5.

Para assegurar uma qualidade duradoura, o pH da cerveja fabricada primeiro e seguidamente do engarrafamento é monitorado regularmente, o pH do vinho habitualmente varia de 2,8 a 3,8, com o pH influenciando várias etapas da ação, incluindo levedação e manutenção.

Com um pH elevado a 3,5, certas bactérias podem atacar o vinho. No entanto, o sabor do vinho igualmente depende muito do seu valor de pH, com os vinhos ácidos ficando secos.

Carne

O pH das carcaças constitui uma prova inaugural imprescindível para avaliar a chance do animal antes do abatimento, a capacidade da produção e quaisquer sinais de estresse durante o abatimento.

O pH pode ser usado como um indicador da qualidade da carne variando de 5,4 a 7,0, e pode oferecer um esclarecimento de se a carne fresca foi armazenada adequadamente, pois varia em diferentes partes do animal com apoio no volume muscular; por referência, o lombo tem um valor de pH inferior.

PH da Carne
PH da Carne

Um número de pH muito elevado induz uma perda de cheiro e uma carne visivelmente mais escura, resultando em um valor de praça mais insignificante. afora da carne, os ingredientes usados na manufatura de presunto e salsichas são constantemente refrigerados.

Simplesmente verificando o pH nos pontos de entrada e drenagem do liquefator, pode-se decidir se alguma amônia vazou.

Marisco

Mariscos
Mariscos

A água poluída pode transferir toxinas, mesmo fatais, aos mariscos. A ocorrência de moluscos como ostras serem assiduamente consumidos crus representa um perigo superior à saúde. Conforme resolução, o marisco de criação ou natural é desintoxicado com vários ciclos de lavagem.

O pH da água de lavagem é uma agradável prescrição se o sistema foi terminado corretamente.

Pão e Massa

Pão Francês
Pão Francês

Um valor de pH de 4,0 a 5,8 é recomendado para os pães assados a motivo de adiar sua vida útil. A massa terá de ser acidificada para um pH de 4,1 ou menos para prometer que os patógenos jamais sejam multiplicados. Se acontecer uma situação contrária, deve-se manter a climas inferiores a 5º C.

Geleias e Xaropes

Geleias Coloridas
Geleias Coloridas

O pH do resultado concluído influencia a durabilidade do período de armazenamento desses produtos. Para marmeladas e xaropes, isso é cerca de 3,5, conforme para caramelos está na zona de 4,5-5,0 pH.

O pH igualmente é analisado durante os vários processos, incluindo a gelatinização de doces e geleias, bem como a purificação e refinação de sucos nos períodos de saturação e pré-saturação.

Saladas Frias

Prato de Salada Fria
Prato de Salada Fria Prato de Salada Fria

Itens pasteurizados e saladas frias comumente têm um valor de pH de 5,3. Ao juntar uma pequena dose de vinagre ou suco de limão, molhos como maionese são acidificados e seu pH é diminuído para 4,1 para protelar sua vida útil.

Frutas e Vegetais

Um valor de pH de 2,5 a 5,5 tende a procrastinar a vida útil das frutas frescas e a impossibilitar a multiplicação de microrganismos. Da mesma forma, para vegetais com pH mais neutro na média de 4,6 a 6,4.

Alimentos Prontos

Um valor de pH de cerca de 4,5 é a maneira mais aberto de prometer a firmeza do produto.

Água Adicionada

PH da Água
PH da Água

Verificar o pH da água primeiro. Adicionar a diferentes processos alimentares fornece uma maneira rápida e fácil de garantir a satisfação do resultado derradeiro.

Isso ocorre particularmente porque a qualidade da água retirada do método municipal de água ou dos lençóis freáticos subterrâneos varia consideravelmente ao passar do tempo. Logo, a falta de fiscalização apropriada em uma aprendizagem principiante pode ter uma consequência fatal na densidade do resultado posterior.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *