Home / Natureza / Qual a Importância do pH Para o Meio Ambiente?

Qual a Importância do pH Para o Meio Ambiente?

O meio ambiente é muito complexo, tendo aspectos interessantes por todos os lados. Dessa maneira, entender o funcionamento de cada um desses aspectos é muito interessante e pode fazer com que as pessoas deem ainda mais valor para o local onde vivem.

Portanto, é muito importante que as pesquisas a respeito do funcionamento do meio ambiente sigam acontecendo de forma contínua.

Logo, há detalhes no ambiente que fazem com que um certo lugar seja mais ou menos positivo em relação à existência de vida, sendo que muitos ambientes no planeta Terra estão começando a ficar pouco interessantes para a presença de pessoas.

pH Para o Meio Ambiente
pH Para o Meio Ambiente

Isso acontece, por exemplo, na China, onde há muita poluição em algumas partes do país e certas regiões já não têm o mesmo número de habitantes de outrora, pois muitas famílias já deixaram o local em busca de uma vida mais saudável em outras partes do mundo.

Assim, há métricas para acompanhar o estado em que se encontra o planeta Terra, sendo que essas métricas são essenciais para que as pessoas possam acompanhar de forma mais fácil o que acontece em todo o mundo.

Dessa maneira, uma das formas de medir como está a saúde do planeta é a partir do nível de pH presente na chuva, por exemplo. Ou, então, o nível de pH presente nos solos, na corrente sanguínea das pessoas ou dos animais.

Em muitos casos, até mesmo o pH da água que bebemos pode ser um indicativo muito interessante de como está o planeta. Isso porque, para quem ainda não sabem, o pH é uma espécie de termômetro que mede o nível de acidez de algo, sendo que, quanto mais baixo for o pH, mais ácido será aquele objeto. Dessa forma, o pH ideal, neutro, é de aproximadamente 7. Acima disso, o pH já começa a ficar básico e também acaba por não ser uma grande notícia.

Qual a Importância do pH Para o Meio Ambiente?

O pH está presente na vida de todas as pessoas, pois o “potencial de hidrogênio iônico” serve para medir o nível de acidez de qualquer coisa. Assim, muitas vezes o sangue pode estar com um pH muito baixo, o que fará com que não haja tanto oxigênio na corrente sanguínea quanto deveria.

Nesses casos, a pessoa pode ter variações abruptas de pressão que, se não tratadas, podem levar até mesmo à morte no longo prazo. Ademais, o pH também é muito importante para inúmeras outras coisas. Em lagos, por exemplo, o nível de pH está diretamente ligado à população animal ali presente.

Assim, quanto menor o pH do ambiente, menor também será a biodiversidade dos animais que vivem ali, sendo que a acidez da água pode afastar o oxigênio do local e matar muitas populações de peixes, por exemplo. Com um pH abaixo de 4,5, por exemplo, praticamente nenhum peixe será capaz de se manter vivo, fazendo com que o lago ou rio em questão se torne um grande cemitério de animais.

Escala de pH
Escala de pH

O pH Nos Solos

O pH é a melhor maneira já criada pelas pessoas de medir a acidez de qualquer coisa, lugar ou porção de líquido. Dessa maneira, o solo também possui a sua acidez, o que pode fazer com que as plantações ali presentes tenham uma vida mais ou menos saudável. Tudo dependerá de como o solo interage com o ambiente ao redor, se recebe nutrientes de forma adequada, água em nível aceitável e se possui o tipo de plantação certo para ele.

Assim, um solo ácido é o mais comum no Brasil, já que o solo nacional, em sua grande parte, possui poucos nutrientes e pouco oxigênio. Um solo desse tipo pode fazer com que muitas culturas de plantas não deem certo, pois não será possível que as plantas encontrem os nutrientes necessários para realizar as suas reações internas. Logo, como consequência o que se tem são solos pobres, que não deixam grande parte das culturas prosperarem e acabam por matar as plantações enquanto elas ainda estão crescendo.

pH Nos Solos
pH Nos Solos

Tudo isso faz com que o solo tenha problemas e não seja útil para as pessoas, o que acaba por ser ruim para todos os envolvidos com o meio ambiente. Solos ácidos, porém, podem e devem ser tratados, pois a acidez de um solo pode ser corrigida de forma relativamente simples, com processos que qualquer especialista conhece.

O pH no Corpo Humano

o pH é chave para entender o corpo humano, já que o corpo das pessoas também possui um nível de acidez que pode atingir níveis não muito interessantes. Dessa forma, o pH do corpo humano se mostra de maneira mais clara na corrente do sangue, onde é possível realizar as medições de maneira constante. Dessa maneira, o pH do sangue pode, sim, estar abaixo do normal e isso irá gerar problemas para a pessoa.

De uma maneira geral, um pH baixo significa que o sangue não está realizando as trocas gasosas como deveria, o que causará problemas das mais variadas espécies para o corpo. Tonturas, variações grandes de pressão e a falta de realização das trocas gasosas são algumas das coisas que podem acontecer quando a acidez toma conta do sangue humano.

pH no Corpo Humano
pH no Corpo Humano

Assim, quando nessas condições, o principal a fazer é procurar um médico, pois os sintomas também podem ser de outros problemas de saúde. O profissional, portanto, irá receitar os medicamentos necessários para equilibrar o pH do sangue e, por consequência, fazer com que os sintomas enfrentados diminuam em intensidade.

Chuva Com Baixo pH

A chuva também pode ter um pH baixo, quando será chamada de chuva ácida. Dessa maneira, a chuva ácida fará com que o solo tenha problemas, mas também causará problemas para estruturas de casa ou de equipamentos no longo prazo.

Em geral, a chuva ácida acontece pelo fato de a produção de gases estar muito grande no planeta Terra, o que contamina as nuvens e faz com que a precipitação aconteça com níveis mais reduzidos de pH. Dessa forma, tem-se uma chuva um pouco mais ácida e que pode criar problemas.

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *