Home / Animais / O Que é Uma Pérola Cultivada? O Que é Pérola Sintética?

O Que é Uma Pérola Cultivada? O Que é Pérola Sintética?

As ostras são animais muito complexos, que possuem detalhes interessantes ao longo de toda a extensão do seu corpo, desde a concha exterior até o molusco que habita o seu interior. Dessa maneira, as ostras possuem também muita importância para as pessoas e para a sociedade como um todo.

Logo, as ostras podem ser usadas, por exemplo, para a alimentação das pessoas e até mesmo de alguns animais. Servindo muito bem como alimento a ser servido perto de praias ou em locais especializados em frutos do mar, as ostras encaixam bem em qualquer tipo de refeição. Além disso, as ostras também são úteis pelo fato de a sua casca servir para a produção de suplementos alimentares, já que a casca da ostra é rica em cálcio e cai muitíssimo bem como a complementação da dieta. Portanto, de uma ou outra maneira, há formas importantes de fazer uso das ostras.

Contudo, é certo que nenhuma maneira de utilizar as ostras é tão eficaz e importante para toda a sociedade quanto a produção de pérolas. Mercado altamente importante para as redes de joias de todo o mundo, a produção de pérolas alimenta um setor da economia que segue movimentando sempre altas quantias de dinheiro.

Portanto, a produção de pérolas no interior das ostras se dá de uma forma muito simples, sendo até mais simples do que o valor da joia pode fazer pensar. Essa produção acontece quando um corpo estranho entra na ostra, sendo, em geral, um grão de areia pequeno. A partir daí, para se defender, a ostra envolve o grão de areia com uma substância chamada de nácar. Por conseguinte, depois de 3 a 7 anos tem-se como produto uma pérola formada, que pode ser trabalhada e vendida em todo o mundo.

O Mercado das Pérolas

Mercado das Pérolas
Mercado das Pérolas

Como esse mercado se mostrou muito interessante, as pessoas logo desenvolveram o seu interesse e fazer parte dessa cadeia de produção das ostras. Assim, as pérolas atualmente são muito mais produzidas a partir do incentivo das pessoas sobre as ostras do que na natureza, havendo uma série de fazendas especializadas na produção de pérolas a partir do uso das ostras.

Grande parte desse mercado produtor está na China, que detém, de longe, a maior fatia da produção de pérolas em todo o planeta Terra, com mais de 90% de toda a produção realizada em todo o mundo. Dessa forma, o valor de uma pérola pode variar muito, algo que intriga quem não está tão acostumado com o mercado.

Assim, a depender da forma como o nácar atingiu a areia, do arredondamento da pérola e de todo o acabamento natural que a ostra poliu, as pérolas podem ter seus valores muito diferentes uns dos outros. Tudo isso faz com que os preços mudem muito, algo que torna o mundo das pérolas bastante caótico para as visões mais externas a esse universo. Há, também, uma diferença entre os valores das pérolas feitas a partir da indução humana e daquelas feitas naturalmente pela natureza, além de haver ainda as pérolas sintéticas.

O Que é Pérola Sintética?

Brinco de Pérola Sintética
Brinco de Pérola Sintética

Uma pérola natural é criada conforme o processo já explicado, no interior de uma ostra. Esse processo pode ser, então, 100% natural ou contar com a participação do homem no momento de injetar o grão de areia dentro da ostra. De toda forma, em ambos os casos o que se tem é uma pérola dita natural, com todo o necessário para ser vendia como uma pérola autêntica e totalmente pura.

Todavia, com o avanço da tecnologia, o homem já é capaz de, atualmente, criar também uma pérola artificial que em muito se assemelha àquelas naturais que podem ser vistas pelas pessoas em grandes joalherias de todo o planeta Terra. Portanto, de diversas maneiras diferentes foram surgindo novas formas de “imitar” as pérolas e fazê-las parecer com as reais e autênticas, aquelas feitas no interior das ostras.

Para quem não entende muito sobre pérolas e joias em geral, é muito fácil acreditar que uma pérola desse tipo possa ser natural. Vale lembrar que não é crime produzir pérolas artificiais, sendo crime apenas vender esse tipo de pérola como se ela fosse natural e autêntica.

As Pérolas Naturais e As Cultivadas

Pulseira de Pérolas Naturais
Pulseira de Pérolas Naturais

Assim, se há as pérolas artificiais, as chamadas pérolas sintéticas, também há as pérolas naturais e autênticas. Essas, por sua vez, são aquelas criadas no interior das ostras após certo corpo estranho invadir a concha, sendo pérolas trabalhadas por essa ostra ao longo de um período de tempo muito grande.

Em alguns casos, as ostras chegam até mesmo a passar cerca de 7 anos para produzir uma única pérola, algo que faz com que os valores das pérolas naturais sejam, de forma justa, muito mais elevados no mercado. De qualquer maneira, as pérolas autênticas podem ser tanto naturais como cultivadas. As naturais são aquelas que se formam realmente livres na natureza, sem qualquer interferência ou controle por parte das pessoas.

Já as cultivadas são feitas com a participação do seu humano, mas ainda no interior das ostras, o que faz com que o nível de perfeição seja muito grande. Portanto, há uma série de fazendas em todo o mundo que buscam apenas a produção de pérolas, sendo que as pérolas produzidas nesses locais são aquelas chamadas de “pérolas de água doce”. Nesse caso, o valor das pérolas também pode variar muito, pois depende sempre de inúmeros fatores e detalhes de acabamento que podem mudar de acordo com o tempo cronológico, clima, temperatura, etc.

Tempo de Vida das Ostras

As ostras são animais que podem viver por muito tempo, podendo chegar, em média, até mesmo aos 100 anos de vida, sempre produzindo pérolas. Contudo, em algumas partes do mundo, algumas ostras podem até mesmo romper essa marca e viver por 200, 300 ou até mesmo mais de 400 anos.

Esse tempo de via dependerá de como a ostra vive, o local e questão, etc. Isso porque, quando em água mais geladas, o metabolismo das ostras atua de forma mais lenta e, assim, o animal vive por ainda mais tempo que o normal.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *