Home / Animais / Por Que as Asas de Borboletas São Coloridas?

Por Que as Asas de Borboletas São Coloridas?

Borboletas: O Que São?

Borboletas são insetos e ao contrário da grande maioria, chamam a atenção pela sua beleza e cores. A grande maioria dos animais desses tipos causam repulsa e medo, e as borboletas na realidade atraem as pessoas pela sua delicadeza e por serem coloridas.

Como similar aos demais, as borboletas também têm seis patinhas. Uma característica muito interessante dessa espécie é a sua transformação. Passam de ovos, para larvas, pupa e por fim, borboletas. Como larvas costumam não ser tão belas, assim como as minhocas, porém, esse processo dura apenas alguns dias, período suficiente para ela pegar todas folhas e nutrientes para sua hibernação e transformação.

Mesmo quando se transformam em borboletas saindo de seu casulo, esse inseto precisa de um dia mais ou menos para suas asas secarem para que por fim, ela possa começar a voar e iniciar seu ciclo na natureza.

São muito importantes para reprodução das flores, pois ao pousarem sobre elas e sugarem seu néctar, polens ficam grudados pelo seu corpo e são passados para outra flor, fazendo assim, a reprodução delas e sua continuidade na natureza.

A reprodução das borboletas mesmo acontece no céu e os machos costumam ser mais coloridos e um pouco maiores que as fêmeas. Elas voam bem rapidamente e alguns tipos de borboletas conseguem atravessar por países, indo do Canadá para o México e vice-versa seguindo o fluxo do verão já que essa espécie não consegue sobreviver ao frio.

Por conta desse fato, que suas asas levam tantas cores e são sua principal qualidade. Continue lendo esse post para saber mais sobre as cores das borboletas!

Por Que as Asas das Borboletas São Coloridas?

A principal função das cores das asas das borboletas é a camuflagem e tudo isso já acontece de forma premeditada quando o inseto ainda é uma larva. Ou seja, através da alimentação que as cores das asas das borboletas serão definidas.

Se a larva comer muitas flores e folhas amarelas, provavelmente a borboleta terá asas dessa cor, se verde a mesma coisa, o que ajudará depois o animal a se camuflar pela natureza entre os locais que anteriormente foram seu alimento.

Embora possam voar por longas distâncias não costumam ir muito longe de seu local de origem e preferem continuar onde nasceram.

Borboleta com as Asas Abertas
Borboleta com as Asas Abertas

Outro fato curioso sobre isso é que as flores comidas pelas larvas se forem venenosas para pássaros e outros predadores mais comuns das borboletas, suas asas terão essas características. Ou seja, além de camuflar, ter cores muito vivas como vermelho, amarelo, laranja em suas asas demonstra para os seus predadores que elas são venenosas fazendo com que eles não se aproximem.

As cores também servem para que elas possam se reconhecer como machos e fêmeas, já que cada tipo possui sua característica, cor e cheiro definido. Ou seja, embora a alimentação seja importante, a genética também possui sua importância no que se refere a características desses animais.

Vamos ver outras curiosidades sobre as asas de borboletas?

Outras Curiosidades Sobre as Cores das Asas das Borboletas

Duas Borboletas Coloridas
Duas Borboletas Coloridas

Embora a cor tenha significado de tóxica para alguns pássaros e repteis, conforme o ambiente foi se modificando devido a industrialização e outros quesitos, como meio de sobrevivência, algumas borboletas adquiriram essas cores mesmo não sendo venenosas.

O que faz as borboletas mais “atrativas” para os predadores entrarem em extinção, é o caso das borboletas brancas, azuis e cores mais agradáveis para o paladar desses animais, se tornaram menos frequentes de serem vistas.

As borboletas também conseguem modificar a cor de suas asas, conforme o habitat em que está, o que demanda um pouco de energia, porém é essencial para sua sobrevivência, além dessa qualidade só ser vista em outras espécies como repteis e não tão comum em insetos.

Tudo isso é essencial para sua sobrevivência e embora não seja um animal que faz mal para outros, pois só se alimenta de flores e néctar, e somente alguns tipos sugam sangue de animais, elas são a segunda maior espécie presente no mundo, ficando atrás somente do besouro.

Provando a teoria que diz que o melhor não é o mais forte e sim aquele que mais se adapta a mudanças e ao novo ambiente.

Onde Encontrar as Borboletas?

Algumas borboletas são muito fáceis de serem vistas em quintais de casas, pela natureza em parques preservados mesmo que pequenos, desde que tenha uma única flor é provável que exista a presença de uma ou mais borboletas.

Como são uma das maiores espécies, existem até mesmo uma espécie de zoológico para esse inseto, os borboletários são muito famosos em cidades metropolitanas como São Paulo e Rio Janeiro, fazendo sucesso entre as crianças em períodos de férias. Existe até mesmo um responsável pela apresentação das espécies que ficam no vidro em um ambiente que imita seu habitat natural.

Também podem ser caçadas por homens, e existem até mesmo competições para esse fim, porém não é muito saudável para as borboletas já que são muito sensíveis e delicadas, podendo ser machucadas quando presas a redes além de não sobreviverem por muito tempo em locais pequenos como aquários residenciais.

Então o ideal quando vir uma é deixa-la onde está e admira-la por fotos ou em contato com a natureza. Além disso, estão presentes em todas as cidades e países do mundo, menos nos polos como Antártida, pois não resistem ao frio.

Borboletários - Águias da Serra
Borboletários – Águias da Serra

Aliás suas cores vibrantes e seu alto poder de voo são qualidades interligadas com a presença do Sol, pois seu corpo tem que sempre estar em uma temperatura média de 30 graus célsius e menos que isso muitas vezes pode ser fatal para as borboletas.

Costumam ser vistas no verão quase o tempo todo e as borboletas americanas seguem o fluxo da estação mais quente, migrando do Canadá para o México, seguindo o sentido do sol, apesar do seu pouco tempo de vida conseguem fazer esse trajeto duas vezes.

Para os apaixonados por insetos, as borboletas e suas asas coloridas com certeza estão em primeiro lugar no que se trata de curiosidades que vão desde seu momento de nascimento, sua transformação e por fim, suas belas cores!

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *