Home / Natureza / Nectarina Escura por Dentro Pode Comer? Ela Faz Mal a Saúde?

Nectarina Escura por Dentro Pode Comer? Ela Faz Mal a Saúde?

De pele lisa e pertencente à família Rosaceae, cultivada nas regiões temperadas mais quentes dos hemisférios norte e sul. Uma fruta linda por fora, mas que pode carregar surpresas em seu interior. O que quer dizer sobre a nectarina escura por dentro? Essa delícia pode ser consumida se estiver com essa aparência ou causa algum mal?

Essas perguntas e muitas outras serão respondidas no artigo abaixo, Confira!

Benefícios da Fruta

As nectarinas são ótimas fontes de beta-caroteno, vitamina C e luteína. Esses são nutrientes que oferecem enormes benefícios. Eles aumentam a imunidade, protegem a visão e previnem inúmeras doenças mortais. Também ajudam a melhorar a saúde da pele.

As nectarinas são ricas em fibras, o que auxilia na digestão mecânica e contribui para um microbioma diverso. Isso porque a fibra alimenta probióticos no intestino e combate várias doenças abdominais, incluindo câncer de estômago e cólon.

Já a quantidade de potássio encontrada nas nectarinas pode ajudar a gerenciar os níveis de pressão arterial. Para quem admira seu sabor e tem problemas de saúde, elas se mostram realmente benéficas.

O betacaroteno e a vitamina C da nectarina são poderosos antioxidantes que fortalecem a imunidade. Eles são capazes de prevenir o aparecimento de doenças letais, acredita? A luteína pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. Um exemplar dessa fruta contém cerca de 150 microgramas de luteína, o suficiente para nos deixar um pouco mais saudável.

Essas frutas de caroço são baixas em calorias e com baixo índice glicêmico. Isso significa que elas também podem servir de alimento para diabéticos, quando combinadas com proteínas e gorduras adequadas. Elas contêm cobre envolvido no metabolismo energético e podem ajudar as pessoas a se manterem ativas por várias horas.

A Conservação da Nectarina

A maioria das nectarinas pode ser armazenada por uma semana a 10 dias a uma temperatura de 4º C. Dessa forma ela terá pouca ou nenhuma deterioração.

Essas frutas podem ser armazenadas por até 3 semanas a uma temperatura de – 0º C, sem perda séria de qualidade. Se armazenadas por períodos mais longos, estão sujeitas a:

  • Desagregação interna;
  • Perda de sabor;
  • Descoloração da carne;
  • Corrosão na superfície;
  • Deterioração.

Após períodos mais longos de armazenamento, essa delícia pode parecer normal. Entretanto, a nectarina escura por dentro pode ter desenvolvido séria degradação interna.

A primeira evidência de má qualidade para consumo é essa descoloração marrom avermelhada e uma textura granular da carne. A descoloração é geralmente mais escura perto do caroço. Mais tarde, a carne se torna um marrom mais escuro, se estendendo por toda a parte interna da fruta. A granulação aumenta e a carne afetada tem uma textura amadeirada ou farinhenta, não tem sabor e falta de suculência.

Ressaltando que, mesmo em estágios avançados de decomposição, os frutos costumam ter uma aparência externa normal.

Como Consumir a Nectarina?

Seja a nectarina escura por dentro ou não, existem algumas boas maneiras de consumir essa delícia. As nectarinas são suculentas e doces, carregadas de nutrição e sabor. Assim, se mostram como uma das melhores opções para serem ingeridas no verão (e nas outras estações do ano também).

A nectarina é muito semelhante em termos de aparência e sabor ao pêssego. O que as difere é a pele da nectarina sendo sem brilho e mais lisa. Ela também é um pouco menor e possui um sabor um tanto mais picante do que o pêssego.

Chá de Nectarina

Para se beneficiar de todas as coisas boas que essa fruta traz, escolha uma que esteja madura, comendo-a fresca. Mas fique atento! A nectarina escura por dentro pode conter alguns “machucados” externos.

Você pode cortá-la em pedaços, retirar o caroço, bem como colocar a fruta em um vasilhame. A opção de consumir como uma maçã também é válida. Somente certifique-se de lavar bem a fruta para não correr o risco de consumir sujeiras e bactérias.

Outras formas de comer uma nectarina suculenta e deliciosa são:

  • Em pedaços com creme de leite ou leite condensado;
  • Polvilhada com açúcar mascavo;
  • Mesmo a nectarina escura por dentro em pequenas partes pode ser cortada e comida com iogurte;
  • Com sorvete de diversos sabores;
  • Em pedaços com geleia;
  • Como torta.

Dicas Sobre a Deliciosa Fruta

Quanto tempo duram as nectarinas? A resposta precisa a essa pergunta depende em grande parte das condições de armazenamento. Após a compra, mantenha as frutas em uma área seca. Armazenadas adequadamente, elas ficam maduras em 2 a 3 dias à temperatura ambiente normal;

Como você pode fazer as nectarinas amadurecerem mais rápido? Para acelerar o amadurecimento, coloque as nectarinas em um saco de papel marrom, feche-o e deixe em um local fresco e arejado;

Não refrigere as frutas até que estejam totalmente maduras. Deixar amadurecer à temperatura ambiente resultará em boa qualidade. A nectarina escura por dentro pode ser o resultado de má refrigeração;

Para prolongar a vida útil das nectarinas totalmente maduras, coloque em um saco plástico e leve à geladeira. Para obter melhores resultados, deixe as frutas adquirirem a temperatura ambiente antes de consumi-las;

Quanto tempo as nectarinas duram na geladeira? Estando totalmente maduras, duram cerca de 3 a 5 dias na geladeira;

Quanto tempo as nectarinas duram no congelador? Armazenadas adequadamente, elas manterão a melhor qualidade por cerca de 10 a 12 meses, mas permanecerão seguras para serem ingeridas além desse período.

Como saber se as frutas estão ruins ou estragadas? Nectarina escura por dentro pode ser um sinal. Outro ponto a ser observado é a sua textura, pois a fruta se torna muito mole. Provavelmente ela está estragada se apresentar cheiro ou aparência desagradável.

Afinal: Pode ou Não Pode Comer Nectarina Escura por Dentro? Faz Mal?

Bom, entendendo bem os conceitos de conservação da fruta, a resposta para essas perguntas é: depende! Isso mesmo! Depende do grau do “escuro”, do odor e das condições gerais em que a nectarina se encontra.

Dependendo do tempo em que a polpa se mostra com a coloração diferenciada, é recomendado não ingeri-la. Por via das dúvidas, dê preferência para as frutas que mantêm a sua aparência intacta! A nectarina escura por dentro pode não lhe cair bem de alguma forma. Fique atento!

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *