Home / Natureza / Tagete Patula: Como Cuidar?

Tagete Patula: Como Cuidar?

Algumas plantas são de fácil cultivo, e, ao mesmo tempo, conseguem embelezar bastante o ambiente, como é o caso da Tagetes patula, que também é conhecida pelos nomes de tagetes-anão, cravo-francês, flor-de-estudante e cravo-de-defunto. Decerto, você já deve tê-la visto por aí, e gostaria de plantá-la.

Esse cravo, inclusive, ficou bem conhecido uns anos atrás, quando se propagou que ele combatia o mosquito da dengue. E, de fato, essa planta tem propriedades que espantam certas pragas, incluindo aí, muitos insetos propagadores de doenças.

O bom é que ela não é apenas um flor simples de plantar, como também é muito fácil de cuidar.

Quer saber mais a respeito dela?

Vamos, então, ler mais sobre a Tagetes patula no texto a seguir.

Principais Características

A Tagete patula é uma herbácea de periodicidade anual, possuindo cerca de 25 cm de altura (algumas podem chegar a 30 cm). Sua folhagem possui um cheiro bem característico, e as flores compõem diferentes tonalidades, que vão do amarelo e do alaranjado ao marrom-avermelhado. Ela é originária do México, mas se espalhou pelo mundo, com o passar do tempo.

Uma das suas principais vantagens é que se trata de uma das poucas espécies que possuem ciclo anual e que podem ser cultivadas sem nenhum problema em regiões tropicais durante o verão. Além disso, ela pode se desenvolver muito bem em locais de grandes altitudes, como no sul do Brasil.

E, mesmo quando elas são criadas em pleno sol, são flores que não ficam queimadas, devido à sua grande resistência. Essa planta também tem uma propriedade muito boa que é o de afastar certas pragas por causa de seu forte aroma (uma vantagem e tanto quando se trata de criar flores em jardins).

Isso tudo sem contar que as suas flores possuem algumas propriedades medicinais quando são devidamente manipuladas.

Como Plantar?

Esse tipo de planta precisa ser cultivada em local (de preferência) ensolarado, em um solo rico em material orgânico, onde pode ser adicionado, inclusive, húmus de minhoca nele, o que dará uma boa floração dela. Por sinal, ela tem uma tendência a uma semeadura espontânea, o que facilita ela se proliferar com certa frequência.

Por ser repelente de pragas, essa planta pode ser cultivada próxima a roseiras, por exemplo, já que insetos (em especial, as formigas) não a toleram. Nesse ponto, estudos recentes comprovaram que ela elimina secreções naturais de suas raízes que espantam, e chegam mesmo a matar, nematódeos ou nematoides fitoparasíticos que estão constantemente presentes no solo. Um fator que a torna uma ótima pedida para ser cultivada em hortas, já que ela é uma excelente planta “companheira”.

Tagete Patula Plantadas no Jardim
Tagete Patula Plantadas no Jardim

Outra vantagem é que a propagação de suas sementes se dá em qualquer época do ano, o que faz com que esse tipo de planta possa se multiplicar à vontade, sempre com as mesmas características das plantas anteriores a elas.

Como Cuidar?

Mesmo sendo plantas tipicamente tropicais, elas são bastante resistentes a qualquer tipo de clima, seja o frio ou o calor. Mesmo assim, o ideal para conservá-la é apostar em um local ensolarado e em um solo com adubo orgânico. Uma boa dica é a utilização de um adubo que seja rico em fósforo antes da chegada do verão. Assim, a Tagete Patula terá uma ótima floração durante esse período.

Tagetes-Patula Bem Cuidadas
Tagetes-Patula Bem Cuidadas

Já, a irrigação delas deve ser diária, mas, com moderação. Ou seja, nada de encharcar a planta com água em demasia. Ela pode até suportar curtos períodos de seca, mas, é melhor que o solo esteja úmido. Solo, esse, que precisa ser fértil e bem drenado.

Em suma: os cuidados com essa planta são bem simples, não dando trabalho, e ainda podem ajudar no desenvolvimento de outras ao redor.

Reaproveitamento

Quando um botão dessa flor secar, você pode aproveitar para cultivar mais exemplares de Tagete Patula. Primeiro, deixe o botão secar completamente, ainda no pé. Retire, então, as sementes de seu miolo, o que dá um total de 15 a 20 sementes para cada um.

Coloque todas sementes em um recipiente seco. Não se preocupe em guardá-las por muito tempo, pois elas podem durar até um ano nessas condições. Na hora do plantio, prepare a terra e distribua as sementes pela superfície, cobrindo-as delicadamente.

Botão de Tagete Patula
Botão de Tagete Patula

Em um lugar protegido do sol, regue-as sempre que o solo estiver seco. Você pode usar como sementeiras vasos, caixas de frutas ou qualquer recipiente, e que não precisa ser fundo, inclusive. Depois, cubra as sementeiras com plástico, pois isso acelera o crescimento e impede que aves ou insetos comam os brotos que estiverem nascendo.

Após alguns dias, o processo de crescimento se inicia com o nascimento de pequenos brotos. Quando a planta tiver alcançado cerca de 15 cm, é hora de plantá-la em um local definitivo, e ir procedendo de maneira normal, como qualquer outra planta desse tipo.

Uso Medicinal

Como dito anteriormente, essa planta também possui algumas propriedades medicinais muito boas, o que inclui ter efeito analgésico e anti-reumático. Ela é indicada, especificamente, para combater algumas questões de saúde, como acne, problemas pancreáticos e de ouvido, angina, bronquite, cólicas uterinas, espasmo, furúnculo, dores reumáticas, prisão de ventre, resfriado, reumatismo, tosse e vermes.

As partes usadas são as folhas e as flores, e o modo de usar é bem simples.

Para chás, faça uma infusão com 1 colher de sobremesa de folhas e partes secas e 1 xícara de chá de água fervente, adoçando com mel. Além do chá, você também pode fazer um xarope, cujo preparo é através de uma infusão de 1 colher de sopa de folhas e partes floridas secas em 1 xícara de água fervente. Após a mistura esfriar, adicionar 2 xícaras de açúcar. O xarope deve ser tomado 3 vezes ao dia, principalmente, para bronquites, tosses, gripes, resfriados e catarros.

Por fim, podemos citar que essa planta também serve para fazer compressas. O preparo se dá com folhas e partes floridas secas e moídas, que deverão ser submetidas ao vapor de água quente. Depois, elas precisam ser aplicadas no local afetado por problemas, como reumatismo, dores lombares, etc.

Viu como é vantajoso ter uma Tagete Patula em seu jardim? Além de deixar o ambiente mais bonito, devido às suas flores de cores fortes, você ainda pode usar a planta para espantar pragas, e até mesmo para cuidar da própria saúde. Uma verdadeira planta “multi-uso”, digamos assim.

Veja também

Nectarina Rosalina: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

O que é Nectarina? As Nectarinas cujo nome científico é Pronus persica nurcipersica pertence à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *