Home / Natureza / Mariposa Da Cecrópia: Características, Nome Cientifico E Fotos

Mariposa Da Cecrópia: Características, Nome Cientifico E Fotos

Você gosta de borboleta? Este inseto é inofensivo e bastante bonito, não sei ao certo quantas cores existem dele, mas sei que há muitas delas e todas são belíssimas!

Não creio que há pessoas que possuem medo de borboleta, mas hoje eu vim lhe trazer uma espécie que pode te deixar meio(a) assustado(a) por causa do seu enorme tamanho.

Já ouviu falar na Mariposa da Cecrópia? Este inseto é extremamente grande e pode render um baita susto em pessoas que não são tão fãs assim de insetos, a seguir você vai conhecê-la um pouco mais!

Mariposa Vermelha e Amarela
Mariposa Vermelha e Amarela

Características e Nome Científico

Não confunda essas mariposas com aquelas grandonas que aparecem na sua casa, estas que vou lhe apresentar são ainda maiores. Até mesmo aqueles que dizem não ter medo de insetos podem ficar um pouco espantados com o tamanho deste inseto, não é à toa que ele é chamado de gigante do mundo dos insetos.

Este inseto é bem reconhecido pelos estudiosos por causa da sua cor amarronzada misturada a um tom vermelho, tudo o que eu posso falar sobre a coloração dela é isso, ela mistura tantos tons que seu ficasse aqui falando não adiantaria muita coisa. Tudo o que você precisa saber é que este inseto é grande e magnifico!

Mais Informações

Se você não curte muito os insetos, pode ficar tranquilo(a), este inseto não tem chance nenhuma de chegar à sua casa, pois ele só pode ser visto na costa Atlântica da América do Norte. Ela não vai aparecer na sua sala para infortunar a sua vida, pode ficar tranquilo(a)!

Já imaginou se você não tivesse boca? Seria algo bastante estranho não é verdade?! Isso ocorre com o macho da Mariposa da Cecrópia, por isso ele não come e nem bebe nada, que coisa mais esquisita não?!

Alimentação

Talvez você se pergunte como é que está mariposa faz para se alimentar, mas saiba que ela permanece nutrida com a comida que ingeriu desde os tempos em que era apenas uma simples lagarta. Eu não conseguiria viver com tão pouca comida em minha barriga, e você? Conseguiria ficar o resto da vida sem comer nada vivendo só com o que comeu quando era criança?

Mariposa Da Cecropia Colorida
Mariposa Da Cecropia Colorida

Você achou que eu estava exagerando quando disse que este inseto é extremamente grande? Saiba que de ponta a ponta o inseto chega a medir 15cm, essa é uma proporção bem surpreendente porque não há outros insetos que podem alcançar tal número!

Reprodução

Como a mãe Mariposa da Cecrópia não é nada boba, ela procura um local perfeito onde exista as mais belas e melhores folhagens deixando seus ovos neste lugar, ali seus filhotes já nascem tendo com o que se alimentar sem preocupação.

A Mariposa da Cecrópia é um bicho que possui hábitos completamente noturnos, o que é bem estranho, pois estamos acostumados a ver estes bichos durante o dia voando para lá e para cá fazendo seus passeios pela luz do sol. Deve ser incrível poder voar livre por aí não é mesmo?!

Nome Científico

Eu acho meio difícil você conseguir pronunciar rapidamente o nome Hyalophora Cecropia, estas duas palavras super complicadas compõem o nome científico desta espécie de mariposa!

Se você pensa que só existe esta espécie de mariposa, fique sabendo que há outras espécies que podem lhe deixar tão surpreso como está deixou! Vamos conhecê-las?

As Mariposas Mais Incríveis do Mundo

Que tal uma mariposa pintada como um leopardo? Então, a Mariposa Leopardo carrega tal nome simplesmente pelo fato de que possui uma coloração igual a deste animal selvagem!

Mariposa no Galho
Mariposa no Galho

As pintas que este inseto possui parecem ser pretas, mas ao bater qualquer tipo de luz você nota que há reflexos azuis escuros, é algo simplesmente fascinante de se observar.

Conheça Mais

Você pode estar achando que eu estou inventando estas espécies, mas eu acho isso totalmente plausível visto que estes insetos são realmente excêntricos!

Mariposa Poodle

Depois da Mariposa Leopardo, que tal agora a Mariposa Poodle? É isso mesmo que você leu, existe uma espécie de mariposa que é chamada de Poodle por causa dos seus longos pelos brancos que parecem muito com o desta raça de cachorro bastante famosa aqui no Brasil!

Lembrando a você meu(a) leitor(a) que a Mariposa da Cecrópia possui inúmeras colorações, mas estas já possuem tons mais definidos!

Mariposa Falcão

Esta espécie que vou lhe falar agora se chama Mariposa Falcão, mas deveria ser chamada de Mariposa Rosa por causa do seu tom preto e rosa quase que florescente. Não sei ao certo se esta espécie também possui a capacidade de se apresentar com outros tons como ocorre com a Cecrópia!

E aí, está surpreso(a) com estes bichinhos totalmente estranhos? Eu posso lhe dizer que estou muito surpreso com o fato de saber que existem espécies de insetos assim, com tantos detalhes e cores que podem nos deixar tão boquiabertos, não tinha visto nada igual!

Mariposa Atlas

Agora chegou o momento em que todas as demais mariposas prestam o seu respeito, pois a próxima espécie que eu irei lhe mostrar é a famosa Mariposa Atlas, ela é considerada a maior de todas da sua espécie.

A envergadura das assas da Atlas alcançam 30cm, já imaginou ver isto de perto? Deve ser algo estrondosamente grande, com certeza vale a pena poder observar um espetáculo desses!

Mariposa Elefante

Agora se você está à procura de algo excêntrico e bem diversificado, então sugiro que procure pela Mariposa Elefante, ela possui características que fogem do tradicionalismo que estamos acostumados a ver.

A espécie Elefante possui um tipo de tromba que lhe rendeu tal apelido que faz menção ao enorme animal com a sua longa tromba, mas já ouviu a expressão “elefante rosa”? É exatamente assim que é esta mariposa, ela possui uma cor rosa que por causa do seu pelo, faz com que o inseto fique parecendo um brinquedo, semelhante a uma pelúcia!

Fotos

Bom, isso é tudo sobre o universo da Mariposa da Cecrópia, espero que você tenha gostado de aprender sobre ela, este inseto é realmente muito interessante!

Muito obrigado pela sua presença aqui meu(a) caro(a) leitor(a) e até a próxima!

Veja também

Dolomita em Pedra

Qual a Composição Química da Dolomita? Que Tipo de Rocha?

O que é Dolomita? Ao lado da calcita e da aragonite, a dolomita constitui cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *