Home / Natureza / Vulcão Amazonas

Vulcão Amazonas

Quando se fala em vulcão Amazonas, o nome desse vulcão causa a primeira ideia de que ele fica no Brasil, e ao mesmo tempo, nunca se falou sobre a existência de vulcões no Brasil, não é mesmo? Pois saiba que o vulcão Amazonas não é apenas o único vulcão do Brasil, mas o vulcão mais velho de todo o mundo.

O Brasil é um País que vê, quase que diariamente, desastres naturais ocorrendo em várias partes do mundo, como furacões, terremotos e tempestades intensas, e apesar de ser um dos maiores países do mundo, o território nacional fica livre de tudo isso. Felizmente, o País é agraciado com a segurança de uma região perfeitamente tropical longe de borda tectônicas.

Esses fatores fazem com que se crie a ideia de que no Brasil, os vulcões não existam, até porque o vulcão Amazonas, é um vulcão que não se eleva as alturas, apesar do tamanho colossal, não fornecendo aos brasileiros aquela imagem clássica de uma grande montanha com um pico prestes e entrar em erupção.

O vulcão Amazonas é considerado o vulcão mais antigo do mundo, e está localizado nas entranhas da Amazônia.

Aqui você ficará sabendo da exata localização do vulcão amazonas, a comparação do vulcão Amazonas com outros vulcões, principalmente seus vizinhos sul-americanos, assim como inúmeras curiosidades sobre o pouco conhecido vulcão Amazonas.

Localização Do Vulcão Amazonas

Como o nome sugere, o vulcão Amazonas fica localizado na região Amazônica do Brasil, e é importante ressaltar que o vulcão Amazonas faz parte, inteiramente, do Brasil, já que a Floresta Amazônica faz parte de 8 Países fronteiriços.

O vulcão Amazonas possui um comprimento de dar inveja, com uma cratera que se estende por longos 22 quilômetros, num trecho que passa pelos estados do Mato Grosso, Roraima e Pará.

Vulcão da Amazônia

Nas fotos, é possível observar apenas alguns cumes do que em tempos remotos fora o vulcão Amazonas.

Estima-se que o mesmo pode ter alcançado 400 metros de altura há milhares de anos atrás, e que os fatores abióticos tenham feito com que o mesmo viesse a desvanecer aos poucos, porém, sendo forte o suficiente para ficar com sua cratera inteiramente preservada.

É possível chegar à cratera do vulcão Amazonas apenas por avião ou a pé, numa viagem que demanda o mínimo de dois dias, partindo da cidade de Itaituba, no Pará.

O Vulcão Amazonas E Outros Vulcões Da América Do Sul

O Brasil nunca foi conhecido por possuir vulcões, tanto que o vulcão Amazonas só fora descoberto no ano de 2002, pelo simples deslize do destino.

Entretanto, a América do Sul já é diferente, onde a presença de vulcões é intensa.

Veja uma lista com vulcões presentes na América do Sul, avizinhando o nosso vulcão Amazonas:

1. Vulcão Ampato (Peru)

Vulcão Ampato

2. Vulcão Calbuco (Chile)

Vulcão Calbuco

3. Vulcão Chaitén (Santiago)

Vulcão Chaitén

4. Vulcão Chimborazo (Andes Centrais)

Vulcão Chimborazo

5. Vulcão Cotopaxi (Equador)

Vulcão Cotopaxi

6. Vulcão Domuyo (Patagônia)

Vulcão Domuyo

7. Vulcão Licancabur (Chile / Bolívia)

Vulcão Licancabur

8. Vulcão Misti (Peru)

Vulcão Misti

9. Vulcão Osorno (Chile)

Vulcão Osorno

10. Vulcão Puntiagudo (Chile)

Vulcão Puntiagudo

11. Vulcão Villarica (Chile)

Vulcão Villarica

12. Vulcão Sierra Negra (Galápagos)

Vulcão Sierra Negra

13. Vulcão Guallatiri (Chile)

Vulcão Guallatiri

Em relação ao tamanho, o vulcão Guallatiri está listado como maior vulcão da América do Sul, possuindo 6.071 metros acima do mar, localizado no Chile, fazendo parte da Cordilheira dos Andes.

Ainda na Cordilheira dos Andes, há a montanha chamada Aconcágua, sendo a montanha mais alta de toda a América do Sul, possuindo 6.691 metros.

Agora, voltando ao Brasil, há indícios de que hajam novos vulcões localizados ao Sudeste do País, próximos a cidade do Rio De Janeiro. Cientistas têm trabalhado conspicuamente para concluir os estudos sobre os temerários vulcões chamados de Vulcão Mendanha e Vulcão De Nova Iguaçu.

Vulcão Amazonas E O Histórico De Vulcões No Brasil

O fato de o vulcão Amazonas chamar tanta atenção, é que o Brasil é um País em que nunca houve atividade vulcânica registrada, isto é, as atividades vulcânicas no Brasil remontam tempos imemoráveis.

A história por trás da descoberta do vulcão Amazonas, se deu através de uma coincidência, onde uma expedição estava pesquisando os minerais presentes na região, que há eras vem sido manipulada por empresas em busca de ouro, principalmente.

Uma expedição financiada pela empresa Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais ltda, em 2002, foi a razão para os cientistas descobrirem uma cratera incrivelmente preservada em pleno coração da Amazônia.

Nunca houve registros de erupções ou terremotos em solo nacional. O máximo são registros de tremores em Estados do oeste, fazendo divisa com Peru e Bolívia, onde há uma maior atividade sísmica causada pela erupção de vulcões, pois há a conexão entre duas placas tectônicas.

No Brasil, portanto, há registro desse vulcão, que apesar de ser uma descoberta recente, indica ser o vulcão mais velho do mundo, com incríveis 1,9 bilhões de anos.

Curiosidades Sobre O Vulcão Amazonas

– O vulcão Amazonas está preservado mesmo após tanto tempo, fato esse que jamais ocorrera, sendo o único vulcão capaz de ter ficado preservado durante tanto tempo. Geralmente, um vulcão normal, perde sua forma dentro de poucos anos com as ações do intemperismo.

– O vulcão Amazonas foi descoberto ao acaso, durante expedições para encontrar minerais. A expedição que levou o grupo que descobriu a presença do vulcão Amazonas foi liderada pela empresa Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais ltda, em 2002.

Vulcão Amazonas Fotografado ao Longe

– O vulcão Amazonas é supreendentemente antigo, levando em consideração que a terra possui 4,5 bilhões de anos, e o vulcão Amazonas possui 1,9 bilhões de anos.

– Quem descobriu o vulcão Amazonas foi um grupo de geólogos da USP (Universidade De São Paulo), que tinha como propósito fazer a análise territorial em busca de fontes de ouro, área essa situada entre os rios conhecidos por Rios Tapajós e Rio Jamanxin.

– Expedições realizadas na área da Amazônia em 1999 já indicavam que em tempos remotos, houvera a presença de vulcões na área, que atualmente não passavam de rochas, onde, com uma conspícua análise, descobriu-se a presença de um vulcão ainda preservado.

– A descoberta do vulcão Amazonas quebrou o recorde do vulcão anterior, que era considerado o mais velho do mundo, possuindo 500 milhões de anos.

– O vulcão Amazonas não apresenta e não há indícios de que apresentará atividades.

– O vulcão Amazonas é completamente coberto pela vegetação da mata da Amazônia, onde fica praticamente inviável reconhece-lo, fato esse que sempre encobriu a sua descoberta.