Home / Natureza / O que Significa Núcleo Reagente no Exame FAN?

O que Significa Núcleo Reagente no Exame FAN?

Você sabe o que é o exame FAN? Ele é importante para detectar possíveis doenças e anomalias no organismo humano. É baseado na cor fluorescente dos anticorpos, que podem ser vistos através de um simples microscópio. Geralmente, os resultados são baixos, porém, em casos de resultados mais elevados, deve ser combatido imediatamente para evitar problemas futuros. 

O exame FAN é comum em diferentes doenças consideradas autoimunes. Ele é capaz de encontrar no sangue os anticorpos que são autoimunes, ou seja, que surgem através do próprio organismo e combatem diferentes tecidos e células.

Exame FAN
Exame FAN

Veja a seguir a principais características do Exame FAN, o que significa quando o núcleo é reagente e mais informações a respeito desse exame. Veja abaixo! 

O Exame Fan: Como Ele Funciona?

O Exame FAN consiste em coletar amostras do sangue e observá-las no microscópio para notar a presença ou não de determinadas anomalias no corpo humano. É referente aos anticorpos autoimunes, ou seja, aqueles que são produzidos pelo próprio corpo humano para defender-se determinadas doenças, porém, podem ser prejudiciais e levarem a uma outra série de doenças perigosas à saúde humana. 

Os anticorpos são identificados a partir de amostras de sangue e posteriormente analisados em laboratório. É importante destacar que o exame serve para identificar diferentes doenças autoimunes, que variam desde pequenas ameaças até as mais complexas. Vale lembrar que ele não vai “curar” as doenças e sim identificá-las e elaborar um diagnóstico para combatê-las.Abaixo você pode conferir uma lista das doenças autoimunes que são identificadas através do exame FAN. 

Artrite: a artrite aparece através da vermelhidão nos olhos, na pele, do inchaço de determinadas articulações. Pode acontecer tanto em adultos, idosos, quanto em crianças. É uma doença forte que é autoimune, por isso precisa ser identificada e tratada. 

Hepatite: A hepatite é uma doença séria e perigosa, por isso merece toda a nossa atenção. Os anticorpos autoimunes se manifestam a partir de inflamações, e se ocorrerem, podem afetar sobretudo o fígado. Por isso é fundamental identificá-la e combatê-la.

Hepatite
Hepatite

Síndrome de Sjogren: Essa doença manifesta-se através da inflamação de muitas glândulas espalhadas pelo corpo humano. As bocas, olhos e narinas ficam mais secos que o normal e causam muito incômodo. É preciso ficar atento e realizar o exame FAN para identificá-la. 

Esclerodermia: Essa também é uma doença autoimune e estimula a produção de colágeno, fato que endurece e dificulta o devido funcionamento de algumas articulações e também da pele. 

Essas são apenas algumas doenças que podemos citar, mas existem muitas outras, que se manifestam de diferentes formas pelo corpo humano. É fundamental realizar o exame FAN para saber se há ocorrência de doenças autoimunes ou não no seu organismo. 

Núcleo Reagente No Exame Fan: O Que Significa?

O núcleo reagente no exame FAN tem a ver com o resultado do exame. Se o núcleo deu como reagente, provavelmente alguma doença está se manifestando no organismo. Geralmente, em pessoas saudáveis, o resultado é não reagente, ou mesmo negativo, apresentando resultado entre 1/40, 1/80 ou ainda 1/160. Você pode ficar satisfeito com o resultado, porém, se o médico notar que ainda há ocorrência de doenças, poderá submeter a novos exames até detectar qual doença se manifesta no seu organismo, seja ela autoimune ou não. 

Para pessoa onde o núcleo resultou em reagente, é sinal de positivo para doenças autoimunes. Os resultados f=geralmente variam de 1/320, 1/540 ou ainda  1/1280. E há ocorrência de alguma doença autoimune. 

O exame é realizado a partir de pequenas coletas de sangue, onde são analisados em microscópio as decorrentes fluorescens dos anticorpos. Eles são submetidos a misturas com outras células humanas. Se estiver tendo mesmo a ocorrência de anticorpos autoimunes, eles se fixam nas células e ficaram com cores fluorescentes. O exame depende basicamente disso, da fluorescência dos anticorpos, se eles brilharem, é positivo, senão, negativo.

Núcleo Reagente No Exame Fan
Núcleo Reagente No Exame Fan

É curioso o fato de doenças se manifestarem através de pequenos anticorpos presentes dentro do nosso organismo, todo cuidado é necessário para evitar possíveis doenças e anomalias no corpo humano. Por isso é de extrema importância realizar o exame FAN se tem alguma dúvida quanto a sua saúde. Procure um especialista que ele lhe orientará o passo a passo que você seguir para evitar as recorrentes ameaças ou mesmo tratar as doenças. 

Exame Fan: Quantos Tipos Reagentes Existem?

São muitos as variações que podem constar positivas, ou mesmo reagentes. Tudo depende do organismo e das ameaças. É possível encontrar mais de 20 tipos de padrões distintos da fluorescência dos anticorpos autoimunes, cada qual da sua maneira e coloração. Eles se apresentam de acordo com a modificação apresentada na célula, isso gera uma coloração diferente para cada. As doenças podem ser identificadas apenas pela coloração dos anticorpos. Sendo possível analisar e elaborar um diagnóstico com rapidez e eficiência. 

Existem mais de 20 padrões, porém, algumas não são padronizados e podem estar presentes no corpo de pessoas saudáveis também, não sendo totalmente uma ameaça. Os resultados devem ser analisados por um especialista. Veja abaixo algumas variações e entenda quais doenças elas  manifestam no nosso organismo. 

Nuclear homogêneo: Artrites, cirrose biliar, lúpus, entre outras. 

Nuclear pontilhado: Cirrose biliar ou esclerodermia.

Nuclear pontilhado fino: Lúpus, síndrome de Sjogren, entre outras. 

Nuclear membrana contínua: hepatite ou lúpus

Nuclear pontilhado fino-denso: Esse resultado gera dúvidas pois é considerado inespecífico, ou seja, diferentes doenças pouco comuns podem se manifestar a partir dele, são exemplos: a asma, dermatite, cistite, entre outras. 

Nuclear pontilhada: Apresenta a esclerose sistema, uma das doenças mais identificadas pelo exame FAN. 

Nuclear pontilhado grosso: Geralmente atacam o tecido conjuntivo as doenças que manifestam são: artrite, lúpus, esclerose, entre outras. 

Essas são apenas algumas doenças que se manifestam através dos seguintes resultados, é preciso ficar atento e procurar sempre por um especialista, pois eles são os mais indicados para analisar a sua saúde. O exame FAN é indicado para quem sofre com possíveis doenças autoimunes, apesar de parecer inofensivo, devem ser tratadas com cuidado e atenção. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! Para mais curiosidades e fatos interessantes confiras nossos outros posts!

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *